segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Tradicionalismo do Dia 07 de Setembro em Acopiara próximo do fim

A Prefeitura de Acopiara está acabando a passos largos o tradicionalismo do Dia 07 de Setembro, data alusiva as comemorações da Independência do Brasil.

Enquanto em outros municípios as comemorações são levadas a sério, no desfile de hoje, em Acopiara, foi possível perceber a inexistência de público e de instrumentos nas escolas da rede municipal de ensino, equipamentos úteis para que os alunos possam realizar um bom desfile.

Em um email enviado ao blog fomos informados que apenas três escolas contavam com esses instrumentos, duas da rede particular e outra pública pertencente ao Estado.

O internauta afirma que parte dos instrumentos que pertenciam as escolas foi doada a banda de música do município.

Enquanto isso o tradicionalismo do 07 de Setembro em Acopiara está chegando ao seu final.
Por falta de instrumentos, alunos apenas passeiam pelas ruas.
É uma pena!

Em tempo

Já que o internauta afirma estar decepcionado pela falta de amor a Pátria por parte da prefeitura acopiarense, o blog posta algumas fotos do desfile de Iguatu. Veja nos slides abaixo:





Iguatu.Net

Acidente de trânsito mata empresário acopiarense

Morreu ontem, por volta das 18 horas, no distrito de Catolé da Pista, em Piquet Carneiro, vítima de acidente de trânsito o jovem empresário José Neuton de Lima Filho, 23 anos, um dos herdeiros da empresa Transal de Acopiara.

O veículo Pálio guiado por Neuton Filho colidiu de frente com um caminhão causando-lhe a morte.

O sepultamento do jovem aconteceu hoje a tarde no cemitério de Acopiara.

Iguatu - Desfiles cívico e militar marcam o Dia da Independência do Brasil

Encerrando as festividades alusivas à Semana da Pátria, aconteceu na manhã desta segunda-feira, 07, o desfile cívico e militar em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, aqui na cidade de Iguatu.

A cerimônia iniciou-se às 8 horas da manhã na Praça da Mulher, e com a presença de várias autoridades, houve o hasteamento da bandeira e em seguida foi acesa a tocha com o fogo simbólico da Pátria. O prefeito Agenor Neto, oficializando a abertura do desfile, proferiu discurso, e passando em revista às tropas militares, dirigiu-se para o palanque oficial, localizado na praça da bandeira.

O tradicional desfile cívico e militar deste ano, obedeceu ao mesmo itinerário de anos anteriores (ruas Adeodato Matos Cavalcante e Dr. João Pessoa), e contou com a participação de 20 escolas públicas municipais, grupo Filhas de Jó e Demolay, associações culturais e projetos sociais, Leo e Lions Clube, Corpo de Bombeiros da 3ª Idade, Jovens Bombeiros Voluntários, Desbravadores Tribo de Judá, Banda de Música, e finalizou com o desfile das corporações militares; Polícia Militar, Tiro de Guerra 10013 e Corpo de Bombeiros.



O evento durou mais de duas horas, e superando as expectativas de anos anteriores, levou milhares de pessoas às ruas deste município. Este ano, as comemorações cívicas tiveram como tema oficial "Ser Cidadão, é Ser Construtor da Paz", num trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação do Município, tendo à frente a titular da pasta, a professora Benildes Uchoa.

Iguatu Notícias/Iguatu.Net

Em instantes o blog estará atualizado...

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Justiça condena ex-prefeito de Milagres a ressarcir erário

A justiça de Milagres, no sul cearense, condenou o prefeito do município, Hellosman Sampaio de Lacerda, a ressarcir o prejuízo causado ao patrimônio público no valor de R$ 151 mil. A decisão foi tomada em primeira instância, cabendo recurso por parte da defesa.

Em 1998, Hellosman teria praticado uma série de atos de improbidade administrativa, como a falta de licitação para aquisição de combustíveis e locação de veículos escolares. Além disso, o ex-prefeito teria superfaturado a obra de recuperação da estrada que liga a CE-096 ao sítio Olho D'água dos Cavalos.

A justiça também pediu, liminarmente, a indisponibilidade dos bens de Hellosman Sampaio.

Estudante morre atropelado por transporte escolar em Saboeiro

Um estudante de 12 anos de idade morreu, nesta quinta-feira (03) à tarde, ao ser atropelado por um transporte escolar. O acidente aconteceu na cidade de Saboeiro, na região dos Inhamuns.

Segundo a polícia, Francisco Jean de Lima estava atrás do microônibus. O motorista deu uma ré e acabou atingindo a criança na cabeça. O menino ainda foi socorrido ao hospital, mas nao resistiu. O motorista fugiu do laudo e deve se apresentar nesta sexta (04) na Delegacia Regional de Iguatu.

O corpo de Jean de Lima vai ser enterrado pela tarde. A morte da criança abalou os moradores da cidade. O prefeito de Saboeiro decretou luto e, nesta sexta (04), não houve aula nas escolas do município.

(Tv Diário)

Vocalista da banda Calcinha Preta desmente boatos

A respeito de alguns comentários maldosos surgidos da boca de alguns radialistas e de um site, todos opositores à atual administração municipal, de que a Banda Calcinha Preta não teria vindo se apresentar no Iguatu festeiro devido à falta de cumprimento de contrato, nada melhor do que o tempo para desmacarar a mentira dessa gente profana.

E como a verdade sempre supera a mentira, na noite de ontem, o vocalista da banda Bell Oliver, ao conceder entrevista para o radialista Alex Santana, desmentiu tudo o que havia antes sido dito pelos mensageiros da má notícia. Ouça a entrevista e tire as suas conclusões.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Ceará receberá mais R$ 173 milhões do PAC

O Ceará receberá investimentos de quase R$ 173 milhões em obras de saneamento. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (2), em Brasília, pelos Ministério das Cidades. Ao todo, a lista de projetos de abastecimento de água e esgotamento sanitário que receberão investimento de R$ 4,5 bilhões do PAC Saneamento, beneficiando 19 estados.

O Ceará contará com a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Zona Oeste, que atende à Região Metropolitana de Fortaleza, que mais do que triplicará a capacidade de vazão, saindo de 1,5 metros cúbicos por segundo para 5 metros cúbicos por segundo. Também foi autorizada a construção de 12 km de adutora. O investimento será de R$ 127 milhões. Outro projeto selecionado, no valor de R$ 45,9 milhões, foi a ampliação da rede da Ibiapaba, que atenderá diretamente aos municípios de Tianguá e Viçosa, além da construção do ramal principal, que possibilitará atender mais 10 municípios da região.

No processo de seleção pública iniciado em abril deste ano, foram priorizadas ações em estágio avançado de planejamento, para viabilizar o rápido início das obras. A seleção também priorizou intervenções estruturantes, que gerem benefícios para o maior número de pessoas possível. Ao todo, foram selecionadas 48 propostas de abastecimento de água, que receberão investimento de R$ 1,5 bilhão. A seleção também inclui outras 61 propostas de esgotamento sanitário, que somam investimento de R$ 3 bilhões. Os recursos de financiamento somam R$ 3,7 bilhões oriundos do FGTS e Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), sendo que R$ 800 milhões referem-se a contrapartidas de estados, municípios e companhias de saneamento.

Agricultores do sul do Ceará colhem a safra da fava

Os agricultores da região do Cariri afirmam que o clima ajudou a melhorar o desempenho das plantações. A fava é de fácil cultivo e deve ser combinada com o milho.



G1

Prefeitura de Iguatu vai doar terreno para ampliação de indústria de alumínios

A Cãmara de vereadores de Iguatu, durante a sessão desta tarde (02/09), aprovou por unanimidade um projeto de lei do executivo municipal, legalizando terrenos para a construção de vários Centros de Educação Infantil (creches), em diversas localidades do município. Esses novos centros deverão suprir algumas carências, haja vista que no atual momento, as crianças não dispõe de espaços adequados para desenvolverem suas necessidades.

Também foi aprovado um outro projeto de lei, no qual, a prefeitura de Iguatu irá doar um terreno para a ampliação da indústria de Alumínios Salvador Ltda. Tal iniciativa irá propiciar uma ampliação na oferta de empregos naquele segmento produtivo, beneficiando assim a população iguatuense.

Governador sanciona Lei Antifumo

O governador Cid Gomes sancionou a lei que dispõe sobre a proibição de consumo de produtos derivados do tabaco em recintos coletivos, mais conhecida como Lei Antifumo (Lei nº 14.436, de 25 de agosto de 2009), de autoria do deputado Dedé Teixeira. A sanção foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (2).

De acordo com a Lei, a expressão “recinto coletivo” inclui ambientes de trabalho, de estudo, de culto religioso, de lazer, bem como áreas comuns de condomínios, casas de espetáculos, teatros, cinemas, bares, lanchonetes, boates, restaurantes, praças de alimentação, museus, veículos públicos de transporte coletivo e táxis. Estão excluídos da determinação locais abertos ou ao ar livre.

Nos recintos coletivos é facultada a segregação de áreas para fumantes, desde que delimitadas por barreira física e equipadas com soluções técnicas que permitam a exaustão do ar da área de fumantes para o ambiente externo. Segundo a lei, os estabelecimentos que não cumprirem a Lei estarão sujeitos a pagamento de multa e interdição do estabelecimento.

Reforma eleitoral aprovada na CCT e CCJ

As modificações na legislação eleitoral que poderão valer já para o pleito de 2010 foram aprovadas nesta quarta-feira (2) pelas comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), em reunião conjunta.

A proposta deve ser votada em Plenário na próxima semana, já que a pauta está trancada pelo projeto de conversão 13/09, que libera recursos para os municípios. O líder do PSDB, Arthur Virgílio, salientou que há questões que precisam ser mais discutidas na reforma eleitoral, especialmente sobre a regulamentação da campanha na internet.

Para que as alterações na legislação eleitoral possam vigorar já nas eleições de 2010 precisam ser aprovadas e promulgadas pelo menos um ano antes do pleito; ou seja, até 3 de outubro deste ano.

Leia mais: http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=268854&modulo=963

Prefeito de Cariús, através de advogado, envia nota de esclarecimento ao blog

Tive uma educação voltada para os valores mais sublime da sociedade, sou um homem público. É notório no Centro-Sul cearense que sou um gestor sério e competente. Não me abstenho de minhas responsabilidades, não devo ser acusado levianamente, todos tem direito a defesa. O povo sabe que nos dizeres populares “a mentira tem perna curta” e em breve a verdade virá à tona. Os artifícios utilizados contra minha honra, contra a imagem do meu povo e do meu município não ficarão impunes, irei a Justiça lutar por Justiça.

Abraço,

A sua disposição,

Deculpe o incomodo,

Luis Augusto Correia Lima

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Prêmio da Mega-Sena sai para aposta do Paraná

Uma aposta feita em Terra Roxa, no Paraná, acertou as seis dezenas sorteadas nesta quarta-feira (2) no concurso 1.105 da Mega-Sena. De acordo com a Caixa Econômica Federal, o dono do bilhete - ou donos, em caso de bolão - vai receber um prêmio de R$ 21.878.202,24.

Confira as dezenas sorteadas: 01 - 15 - 28 - 43 - 50 - 57

De acordo com a Caixa Econômica Federal, 135 bilhetes acertaram cinco números e vão receber, cada um, R$ 15.350,38. Outras 7.144 apostas acertaram quatro números e vão receber R$ 414,39.

A estimativa de prêmio para o próximo sorteio, que ocorre no sábado (5), é de R$ 2,3 milhões.

PT poderá lançar candidato ao governo do Ceará

O PT poderá ter candidato próprio ao Governo do Estado, nas eleições de outubro de 2010. Quem está dizendo isso é o próprio presidente estadual do partido, Ilário Marques. E observa: A candidatura poderá acontecer caso o governador Cid Gomes não apóie o projeto nacional da legenda.

Entretanto, o petista ressalta que Cid não é obrigado a subir ao palanque do candidato petista ao Senado da República, assim como a sigla não precisa apoiar o candidato que o PSB indicar. Ele acrescentou que o PT possui total autonomia para tocar em frente a sua engenharia política para o ano que vem.

Questionado sobre possíveis nomes da legenda para o Governo do Estado, Marques lembrou o do ministro da Previdência, José Pimentel, e o seu próprio. Entretanto observou que José Airton Cirilo, que já foi candidato e quase ganhou de Lúcio Alcântara, pode ser uma excelente indicação.

Quanto à disputa do partido a uma das vagas ao Senado, ele garantiu que a sigla vai ter candidato de qualquer maneira, justificando que isso é um direito do partido. Segundo Marques, a candidatura vai ocorrer mesmo sem o apoio do governador que, até agora, faz segredo sobre a segunda vaga à Casa Maior do Congresso.

Obs: As coisas, aos poucos, começam a se tornarem claras. Caso o Ciro dispute a presidência da República, não há o que se discutir. O PT, com certeza vai abandonar o barco do governador Cid Gomes, numa aposta à moda 2002, quando José Airton (PT), por pouco não ganha a eleição de Lúcio Alcântara. Inclusive, aqui na cidade de Iguatu, um ex-deputado tucano e hoje PSB, no segundo turno saiu fazendo campanha para o petista José Airton, numa clara "trairagem", e que até hoje os tucanos nunca esqueceram. O nome, acho que não precisa dizer!

Iguatu Notícias

Plenário da Câmara pode votar hoje PEC dos Vereadores

O plenário da Câmara pode votar, a partir das 14h desta quarta-feira, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que aumenta em 7.343 o número de vereadores em todo o país. Aprovada em comissão especial, a PEC reduz, por outro lado, o percentual de repasse de verba para as câmaras municipais.

Conhecida como PEC dos Vereadores, a emenda tem efeito retroativo a 2008, o que permitirá a posse dos suplentes. Contudo, não terão direito a salário retroativo a 1º de janeiro. De acordo com o texto que será submetido ao plenário, o número de vereadores varia segundo o número de habitantes dos municípios.

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), reúne os líderes partidários às 10h para discutir a pauta de votações do plenário.

Se a moda pega: Justiça multa Governo do Estado e manda demitir terceirizados

O Governo do Estado foi condenado pelo juiz do Trabalho Eliude dos Santos Oliveira a anular contrato de terceirização de servidores da Secretaria da Saúde e a pagar multa de R$ 570 mil por “dano moral coletivo”. O valor é de R$ 5 mil por terceirizado mantido em vaga para a qual existe concursado à espera de convocação: 114 funcionários estão nessa situação. Os réus – o Estado e a empresa provedora da mão-de-obra, Elite Serviços Especializados – podem recorrer.

O Governo tem 45 dias, a partir da notificação, para cumprir a determinação. Caso os terceirizados não sejam afastados no prazo estabelecido, o governador Cid Gomes (PSB) e o secretário da Saúde, João Ananias (PCdoB), estão sujeitos, cada um, a multa diária de R$ 5 mil.

O Estado também fica passível de multa de R$ 1 mil por dia pelo uso de terceirizados pela Secretaria nas funções para as quais existem concursados à espera de convocação: assistente social, biólogo, enfermeiro, farmacêutico, bioquímico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, veterinário, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional, técnico e assistente técnico.

A decisão cita resolução, de novembro de 2008, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que determinava que o Governo convocasse “no prazo improrrogável de 120 dias” os concursados de nível superior não médico da Saúde.

Ex-prefeito de Tianguá condenado a devolver R$ 265 mil ao FNDE

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que Gilberto Moita, ex-prefeito de Tianguá (CE), devolva R$ 265.484,26 ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por não comprovar a correta aplicação de recursos públicos federais repassados ao município.

A verba foi transferida, por convênio, para manutenção das escolas públicas que atendam mais de 20 alunos do ensino fundamental. O ex-prefeito terá de pagar multa de R$ 3 mil aos cofres do Tesouro Nacional em 15 dias. O TCU determinou ao FNDE que somente formalize convênios na medida em que tenha condições técnico-operacionais de acompanhar e orientar os objetivos previstos.

A cobrança judicial da dívida foi autorizada. Cópia da documentação foi encaminhada à Procuradoria da República no Ceará para adoção das providências cabíveis. Cabe recurso da decisão. O ministro Raimundo Carreiro foi o relator do processo.

TCU

Morre aos 24 anos Paulo Ramos, ex-jogador do Grêmio

Afastado precocemente do futebol profissional por causa do agravamento de uma arritmia cardíaca, Paulo Ramos, ex-Vila Nova-GO, Grêmio e Juventude, faleceu na noite de segunda-feira justamente por causa de problemas no coração. Segundo o "Diário da Manhã", de Goiânia, o ex-meia-atacante de 24 anos participava de um jogo com amigos num campo particular em Inhumas, quando passou mal.

Paulo Ramos foi levado a um hospital, mas já chegou sem vida. De acordo com o site do jornal, os médicos tentaram em vão reanimá-lo. Ele teve sua arritmia cardíaca descoberta no Grêmio em 2006 e passou a ter de fazer exames de três em três meses. No entanto, no fim de março do ano passado, quando estava no Vila Nova, ele foi afastado devido ao agravamento de seu problema e não voltou mais a jogar profissionalmente.

Paulo Rafael de Oliveira Ramos, que nasceu em Goiânia em 30 de julho de 1985, começou sua carreira no time goiano e foi contratado pelo Grêmio, que tinha como técnico Mano Menezes, hoje no Corinthians, juntamente com o atacante Pedro Júnior para a disputa da Série B de 2005.

G1

Coluna do Edilmar Norões - Diário do Nordeste

Apoio repercute

A reafirmação de apoio pelo prefeito Agenor Neto, de Iguatu, à candidatura de Jereissati ao Senado, de que tratou a coluna de ontem, deu margem a alguns e-mail, naturalmente porque se trata de um político do PMDB e identificado com o governo Cid Gomes. Sabendo-se, como Eunício tem dito, que o PMDB, como também o PSB do governador Cid, tem compromisso com o PT, mais se justifica manifestações como as que a coluna recebeu. Afinal, a pergunta que se faz, entre os que escreveram, é sobre o que haverá de repercussão no PMDB, PT e PSB depois da declaração de Agenor Neto. Até, claro, por sua condição de um dos mais influentes nos quadros do PMDB.

Repercussão II

Na avaliação de setores do PMDB, posições como as do prefeito Agenor Neto podem ser justificadas na medida em que o seu compromisso com o PT é quanto à eleição do vice-governador. Portando, segundo essa avaliação, ao PT cabe, como ocorreu em 2006, indicar o candidato a vice na chapa que Cid encabeçará. Quanto ao Senado, até porque é uma questão nova, já que não foi discutida entre os partidos aliados, o PT tem que esperar pelo que irão decidir os seus parceiros dessa aliança. Mas, diante do que está posto, já que o PT reivindica, além da vice, a segunda vaga na chapa para o Senado (a outra é de apoio a Eunício Oliveira) até que os partidos aliados sejam convocados para uma tomada de posição, ao PMDB como ao PSB cabem aguardar.

É com apoio nessa argumentação, que o governador Cid Gomes tem se esquivado de comentar sobre a posição do PT quanto a levantar o nome do ministro José Pimentel para a disputa senatorial. O que também vale para o PMDB, daí a sintonia sobre a questão entre Cid e Eunício. Não deixa de ser, convenhamos, uma situação delicada para os dirigentes desses partidos que sabem tratar-se de uma situação que pode gerar problemas internos, na medida em que mexe com o projeto sucessório estadual. Daí porque, então, e isso aqui temos dito, a cautela como governador Cid Gomes passou a falar sobre o assunto. Pois, como diz, até abril do próximo ano, o que haverá é muita conversa. Aliás, como bem gostam os políticos que, ao assim agirem, buscam afastar dificuldades que não deixam de ser comuns às vésperas como agora, em decisões eleitorais.

Mesa da AL abre o procedimento em resposta à representação do MP contra Perboyre Diógenes

O deputado Fernando Hugo (PSDB) é o relator da denúncia encaminhada pela Associação Cearense do Ministério Público (Acmp) acusando o deputado Perboyre Diógenes (PSL) de ter quebrado o decoro parlamentar ao fazer acusações a um dos integrantes do Ministério Público que compreendiam desídia e honestidade. A designação do deputado Fernando Hugo foi feita pela Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, em reunião realizada ontem à tarde, no Gabinete da Presidência da Casa.

O nome de Hugo saiu de sorteio feito pelo presidente do legislativo cearense, deputado Domingos Filho (PMDB), entre os nomes daquele colegiado. Não há prazo para que o tucano emita seu parecer sobre a representação da Acmp, decidida em reunião dos integrantes do Ministério Público no dia 21 do mês passado, e entregue na mesma data, nas mãos de Domingos Filho, na Assembléia.

A denúncia da Associação Cearense do Ministério Público contra Perboyre Diógenes é pelo fato de o deputado, em aparte a pronunciamento de Fernando Hugo (PSDB), dias antes, da representação, no plenário da Assembléia, haver acusado o promotor eleitoral da Comarca de Acopiara, Daniel Isídio, de ter sido desonesto, por supostamente segurar um inquérito contra o então candidato (hoje prefeito) de Saboeiro, Marcondes Ferraz, por compra de votos naquele Município. Além da abertura de Procedimento Administrativo Disciplinar contra o deputado do PSL, a Acmp também pede censura, por parte do Conselho de Ética, como punição ao deputado Perboyre.

Para que tal procedimento seja aberto e a investigação siga ao Conselho de Ética, o artigo 13 do Código de Ética Parlamentar da Assembléia Legislativa diz que há necessidade de haver manifestação da Mesa Diretora da Casa. O deputado Fernando Hugo explicou que, junto com a Procuradoria Jurídica da Assembléia, vai, inicialmente, analisar a representação da Associação Cearense do Ministério Público para verificar se a conduta de Perboyre Diógenes foi ou não compatível com o decoro parlamentar.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Nova reforma permite anúncio pago de candidatos na web

A nova proposta de reforma eleitoral que deverá ser votada nesta terça-feira (1º) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado prevê que seja feita propaganda paga na internet. Essa proposta não fazia parte do projeto da Câmara, que estabeleceu apenas a liberação do uso da internet nas campanhas eleitorais. Outro ponto que faz parte do novo texto é a proibição de propaganda relacionada à inauguração de obras públicas nos seis meses que antecedem as eleições.

“Mas qual será o critério de acesso ao portal da internet para cada candidato? Vai ser por sorteio? Temos de garantir a isonomia”, observou o líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), ao argumentar que a propaganda paga na internet nos Estados Unidos é permitida apenas para os candidatos à Presidência da República. “O projeto está com muitos problemas, existem mais de 50 emendas que não foram analisadas pelos relatores e acho muito difícil a reforma ser votada amanhã (hoje) nas duas comissões.

O líder do DEM, senador José Agripino Maia (RN), é outro que fez reparos. “Essa questão da internet tem de ser bem esclarecida. É o fato novo que vai significar para as eleições de 2010 o que a televisão significou para as eleições de 20 anos atrás”, afirmou Agripino. “Não acredito que a reforma seja votada amanhã (hoje) nas comissões.”

Agência Estado

José Alencar passa por sessão de quimioterapia, diz hospital

O vice-presidente José Alencar passou por uma sessão de quimioterapia nesta terça-feira (1º), no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do hospital.

De acordo com o Sírio-Libanês, após a sessão de tratamento, o vice-presidente deixou o hospital.

Na última sexta-feira (28), Alencar fez exames que comprovaram o aumento do tumor em seu abdôme. Ele se mostrou confiante. "Eu quero dizer que não estou entregue. Estou entregue a quem sempre estive, a Deus", afirmou.

G1

Suplentes da região Centro Sul do Ceará se mobilizam para aprovação da PEC

Com a iminente possibilidade de aprovação da PEC que aumenta o número de vereadores, os suplentes ao cargo no Legislativo nos municípios da região Centro Sul do Ceará viajaram ontem, em ônibus fretado da Guanabara, com destino a Brasília para acompanhar a apreciação da matéria. Segundo informações, a iniciativa será deliberada no plenário do congresso nesta quarta-feira (02/09).
Os “quase” vereadores farão um bate-volta.
Retornarão no fim da noite desta quarta-feira.

Plano Safra: R$ 700 mil em recursos serão destinados ao Ceará

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) lança nesta terça-feira, 1º, em Icó, no Centro-Sul cearense, o Plano Safra da Agricultura Familiar 2009/2010. Para o Ceará, estado nordestino escolhido pelo MDA para sediar o lançamento do programa federal, será destinado um recurso da ordem de R$ 700 milhões.
No evento, estiveram o governador Cid Gomes, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e o secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Camilo Santana.

Elaborado para fortalecer e ampliar as políticas públicas do Governo Federal, o Plano Safra tem o objetivo de impulsionar a produção agrícola, pois disponibilizará R$ 15 bilhões somente para operações de custeio, investimento e comercialização, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Regularização Fundiária

Dando continuidade ao Programa de Regularização Fundiária, que está investindo R$ 48 milhões na regularização das terras de agricultores cearenses, serão distribuídos, também em Icó, 5.431 títulos de propriedade de terra, de acordo com o Governo do Estado. Cerca de 6.000 famílias de pequenos produtores rurais do Município devem ser beneficiadas.

A regularização fundiária é resultado do convênio assinado entre o Governo Federal, através do Incra e o Governo do Ceará, através da SDA. É um programa de inclusão social, que facilita o acesso do agricultor familiar aos agentes públicos de financiamento da produção agrícola.

O Povo Online

Férias...

A partir de quinta-feira esse blogueiro estará viajando e só retornará no dia 08 de setembro.
Para que o site não fique desatualizado alguns parceiros serão mobilizados para fazer o trabalho, dentre eles, o jornalista Luiz Vasconcelos, do site Iguatu Notícias.
Dentro das possibilidades esse blogueiro fará algumas postagens direto da Bahia.
E vamos nós...

Fiscalização da Lei seca multa de 226 motoristas

Equipes de fiscalização do Detran multaram 226 motoristas com base na Lei Seca, de quinta (27) a domingo (30), durante 33 operações realizadas em Fortaleza e municípios do litoral e sertão. O maior número de pessoas multadas foi em Fortaleza, 61, seguido de Iguatu (40), Juazeiro do Norte (33), Caucaia (22), Itapipoca (18), Eusébio (13), Maracanaú (6) e Aquiraz (3).

Com esses dados, eleva-se para 10.361 o número de pessoas multadas no Ceará, desde julho de 2008, pela Lei Seca ou Lei de Alcoolemia Zero, dos quais 8.965 somente em 2009. A multa é de R$ 957,70, e após o fim do processo administrativo, que pode durar até seis meses, o condutor terá sua CNH suspensa por 12 meses.

Na fiscalização na areia das praias, no final de semana, foram aplicadas 15 infrações aos motoristas que circulavam na zona exclusiva para banhistas nas praias dos municípios de Aquiraz e São Gonçalo do Amarante. As equipes recolheram dois quadriciclos em Aquiraz. O Código de Trânsito Brasileiro estabelece proibição para veículos circularem na zona de areia das praias, por ser exclusiva de banhistas, e a circulação de quadriciclos, por ser um implemento agrícola e não ter registro no Detran para circular na via pública.

Paulo Ernesto: Assessoria de Imprensa do Detran

Bahia: prefeito de cidade do interior do Ceará é preso por dirigir embriagado

O prefeito de uma cidade do interior do Ceará foi preso na noite de segunda-feira (31) em Barreiras-Ba, acusado de dirigir embriagado.

A prisão foi na BR-242, em frente ao posto da Polícia Rodoviária Federal.

De acordo com os policiais, João Gilvan de Oliveira, prefeito de Cariús, estava com 0,44 miligrama de álcool no sangue.

Ele foi encaminhado para a delegacia, pagou fiança e foi liberado.

Com informações da TV Oeste

Massa passará por cirurgia e deve voltar só em 2010

Depois de uma série de exames nos Estados Unidos, ficou decidido que o brasileiro Felipe Massa passará por uma cirurgia plástica para reparar a caixa craniana. O piloto sofreu um grave acidente no treino classificatório do GP da Hungria ao ser atingido na cabeça por uma mola do carro de Rubens Barrichello. Com isso, de acordo com a assessoria, a expectativa é que o ferrarista volte apenas na temporada 2010 de Fórmula 1.

"A operação será realizada nos próximos dias e, depois de uma breve convalescência, Felipe poderá retomar gradualmente a preparação física", disse a assessoria.

O piloto da Ferrari voou domingo para Miami para se submeter a uma importante série de exames de controle com o professor Stephen Olvey, responsável pela Unidade Intensiva de Neurociência do Hospital Jackson Memorial.

Os exames realizados (testes neuromotores e de impacto e de capacidade cognitiva) foram positivos assim como o exame na vista esquerda. Felipe tem todas as condições para poder desenvolver atividades esportivas.

"Estou muito contente com o êxito dos exames", disse Felipe ao site da Ferrari. "Depois da pequena cirurgia que farei nos próximos dias poderei finalmente começar a fazer um pouco de exercícios para voltar à forma e, sucessivamente, começar a andar um pouco de kart. Na pista com um Fórmula 1? Vamos dar um passo por vez: no momento estou concentrado somente na retomada das atividades físicas, o que já é um grande passo avante", completou.

Provavelmente sem Massa nas últimas cinco etapas do Mundial, a equipe de Maranello anunciará até quinta-feira se mantém o criticado Luca Badoer como substituto. Caso opte por substituir o piloto de testes, Giancarlo Fisichella é apontado favorito para herdar a vaga, sendo que a imprensa italiana especula Robert Kubica e Fernando Alonso como outras opções.

Gazeta Press.

Morre Ministro do STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Alberto Menezes Direito, morreu na madrugada desta terça-feira (1º) no Rio de Janeiro. O velório acontece no antigo prédio do STF, atual Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio. O enterro será às 17 horas, no cemitério São João Batista.

Menezes Direito, 66 anos, que é natural de Belém (PA), estava afastado das funções para tratamento médico desde maio último, quando retirou um tumor no pâncreas. Desde sábado (29), ele estava internado com complicações em um hospital no Rio de Janeiro.

O ministro assumiu o cargo no STF há dois anos, depois de 11 no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele foi escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a vaga aberta pela aposentadoria de Sepúlveda Pertence. Desde maio do ano passado, Menezes Direito era, também, ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Agência Brasil

Municípios têm até quinta para aderir ao Encceja 2009

Os municípios brasileiros têm até a próxima quinta-feira, dia 3, para aderirem ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja 2009, no nível fundamental. Em portaria publicada no Diário Oficial da União, o Inep/MEC prorrogou o prazo para a adesão dos municípios ao exame, que é voluntária. As Secretarias de Educação e/ou Instituições interessadas em participar deverão enviar correspondência à autarquia até essa data.

O Encceja é uma avaliação para identificar habilidades de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso ao ensino regular na idade apropriada. No ano passado, o teste recebeu a adesão de 750 cidades. A expectativa é que esse ano o exame atinja o mesmo número.

Inep

Iguatu Festeiro não trouxe nenhum caso de Gripe Suíne como queria a oposição

O grupo que faz oposição ao prefeito Agenor Neto nesse município, apregoou nos quatro cantos da cidade que o IV Iguatu Festeiro iria trazer muitos casos de gripe suína. Moral da história: nenhum caso foi registrado.

As atenções ficam voltadas agora para Exposição que começa nesse final de semana em Iguatu.
A torcida das pessoas de bem é para que a festa transcorra dentro da mais absoluta normalidade e que a paz possa reinar no período.

Programação alusiva a Semana da Pátria é aberta em Iguatu

O município de Iguatu abriu nesta terça-feira, 01, a programação alusiva à Semana da Pátria 2009. A programação foi elaborada pela Secretaria Municipal deEducação, num trabalho orientado pela titular da pasta, a professora Benildes Uchoa. Este ano a Semana traz como tema principal o Projeto Ser Cidadão é Ser Construtor da Paz.

Do dia 01 até a próxima segunda-feira, 07, a programação acontece com hasteamento do pavilhão nacional e homenagens a personalidades do município, no pátio da prefeitura Municipal.

Na cerimônia de abertura foram homenageados, o delegado de Polícia Civil Dr. Agenor Freitas de Queiroz, Francisca Alves Dantas (in memorian), os órgãos de Segurança: 10º Batalhão Provisório de Iguatu - Polícia Militar, Superintendência da Polícia Civil do Estado de Ceará, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (1ª. Seção de Bombeiros de Iguatu), Tiro de Guerra- 10-013 Guarda Municipal de Iguatu, Departamento de Transito de Iguatu -DEMUTRAN.

Estavam presentes na solenidade: O prefeito Agenor Neto e o vice João Alencar; a secretária de Educação, Benildes Uchoa, e demais secretários; vereadores; também houve a participação de estudantes da rede municipal de ensino, além de representantes de entidades de classe e instituições do município.Grupos militares do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Exército, através do Tiro de Guerra 10-013.

Iguatu Notícias

Jornal O Povo: FESTA NO INTERIOR

Aproximadamente 40 mil pessoas conferiram o big script de desfecho da quarta edição do Iguatu Festeiro, noite de sábado.

Com direito ao I Festival de Quadrilhas Juninas Fora de Época do BR, o mega evento juntou grupos de 11 Estados, tendo a participação de 40 mil inscritos.

O lance político da night ficou por conta da homenagem ao senador tucano Tasso Jereissati pelo alcaide - bonitón - Agenor Neto que, no palco principal, ao lado da cantora baiana Daniela Mercury, foi aplaudido ao receber placa pelo trabalho pró-Cultura do CE.

Saudado com “Esse é o cara!” por grupo de jovens, Jereissati se destacou em meio à multidão, arrancando aplausos dos mais variados grupos do interior do Estado, com direito a carinho especial de Daniela Mercury em sua fala: - Se ele não fosse sério, não estaria aqui.

Em tempo: o Iguatu Festeiro reverenciou o centenário de nascimento do poeta Patativa do Assaré.

No flash: Tasso Jereissati, Iasnaia Araújo (manita do prefeito) e Agenor Neto e a primeira-dama, Hercília Araújo.

O Povo

Raptada, mulher tenta descobrir sua história

Depois de ser raptada e abandonada por ciganos, uma família a batizou como Maria Bárbara Bezerra. Hoje, com supostamente 42 anos, Luciana (como prefere ser chamada) ainda tem um grande sonho: conhecer sua verdadeira identidade e história. “Não sei nada de mim. Não conheço minha origem, meu verdadeiro nome e minha data de nascimento. Meu desejo é encontrar minha família”, aspira.

Pelos cálculos de Maria, ela foi raptada pelos ciganos entre 2 e 3 anos de idade. Mostrando as marcas na pele, ela lembra dos maus-tratos sofridos. “Era obrigada a roubar e, quando recusava, me davam uma peia (agressões físicas) de corda e chicote.” Essa fase da vida se passou em Crato (CE), em um lugar conhecido como ‘batateiro’.

Aos 7 anos, Maria ficou ao relento por que os ciganos foram presos, após furtar uma máquina de costura. “Fiquei na rua até uma mulher me acolher. Mas essa boa alma teve de me largar, pois seu marido batia nela”, lembra. Antes de partir para Petrolina, a mulher entregou a menina para uma tia. Maria não lembra o nome dessa mulher e de sua tia. Mas sabe que foi a tia quem fez seu registro em nome de Maria Bárbara Bezerra.

Ainda criança, Maria decidiu trabalhar como doméstica em casas de família. Em 1983, conheceu Valdemir Cosme da Silva, com quem dividiu a vida por três anos. Depois separou e casou-se com José Pereira. Hoje, ela tem cinco filhos e mora em Goiânia. Das vagas lembranças de criança, Luciana tem a imagem de estar em um trem, no dia em que foi raptada pelos ciganos. Esse trem passava em uma ponte sobre um rio, onde acredita ser Iguatu.

“Desde que nasci vivo sozinha, meu desejo é encontrar minha família, acho que é difícil por que não tenho pistas nenhuma”, lamenta. Mesmo assim, Luciana espera que alguém se identifique com essa história e a queira conhecer. “Quem sabe alguém perdeu uma filha nessas circunstâncias? Peço a Deus e a vocês do HOJE que me ajudem”, apela.

Jornal Hoje Notícia

Cid elogia Tasso em evento no Interior

Durante o lançamento do Programa Ronda do Quarteirão, na última sexta-feira, em Iguatu, o governador Cid Gomes (PSB) deu demonstrações do seu respeito e reconhecimento ao trabalho de Tasso Jereissati como governador (por três vezes) do Ceará.

No ato, estava presente o pré-candidato ao Senado, deputado federal Eunício Oliveira (PMDBN), que, ao discursar, comparou Cid ao ex-governador falecido Virgílio Távora como “os dois que mais realizaram pelo Ceara´”.

Foi aí que Cid, ao iniciar sua fala, reagiu e fez questão de “fazer uma correção” e completar: “Eu estou governador, tive um irmão (Ciro) governador, mas reconheço que os dois maiores governadores do Ceará foram Virgílio Távora e Tasso Jereissati”. Precisa comentar mais alguma coisa?

Coluna Vertical, do O POVO

Gastos com diárias pagas pelas Câmara de Vereadores de Acopiara superam os gastops da Câmara de Iguatu

Enquanto a Câmara de Vereadores de Iguatu, a maior da região Centro Sul do Ceará gastou até o momento 12 mil reais com diárias pagas aos vereadores e servidores, a Câmara Municipal de Acopiara triplicou os gastos e pagou mais de 36 mil conforme dados encontrados no site do TCM.

Na relação abaixo você pode conferir quem são os diaristas:

Cid Gomes e o ministro Guilherme Cassel lançam, em Icó, o Plano Safra nesta terça-feira (1).

O Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA) lança nesta terça-feira( 01), em Icó, no Centro-Sul do Ceará, o Plano Safra da Agricultura Familiar 2009/2010. O governador Cid Gomes, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e o secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Camilo Santana lançarão o Plano a partir das 9 horas, na Praça Coluna da Hora, no Centro. de Icó O Ceará foi o estado nordestino escolhido pelo MDA para sediar o lançamento do programa federal.

Elaborado para fortalecer e ampliar as políticas públicas do Governo Federal, o Plano Safra impulsionará a produção agrícola, porque disponibilizará R$ 15 bilhões somente para operações de custeio, investimento e comercialização, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Serão beneficiadas 4,1 milhões de unidades produtivas familiares espalhadas por todo o Brasil. Para o Ceará, será destinado um recurso da ordem de R$ 700 milhões.

O volume de recursos disponibilizados pelo Governo Federal para esse biênio representa um aumento de 531% em relação aos R$ 2,38 bilhões aplicados no Plano Safra 2002/2003. Esses recursos garantem ainda a modernização da infraestrutura de unidades produtivas que passam a contar como um novo mercado para a sua produção: o da alimentação escolar. Agora, no mínimo 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) ao Programa Nacional de Desenvolvimento escolar (PNAE) serão destinados à compra de produtos de agricultores familiares e empreendedores familiares rurais.

Regularização Fundiária

Dando continuidade ao Programa de Regularização Fundiária, que está investindo R$ 48 milhões na regularização das terras de agricultores cearenses, Guilherme Cassel, Cid Gomes e Camilo Santana distribuirão, também em Icó, 5.431 títulos de propriedade de terra, que beneficiarão 6.000 famílias de pequenos produtores rurais do Município.

A regularização fundiária é resultado do convênio assinado entre o Governo Federal, através do Incra e o Governo do Ceará, através da SDA. É um programa de inclusão social, que está transformando o agricultor familiar em empreendedor rural, por facilitar o acesso aos agentes públicos de financiamento da produção agrícola.

Um exemplo é o acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), programa de crédito rural, do Governo Federal, operacionalizado pelo Banco do Nordeste e do Brasil. O Pronaf permite a diversificação e melhoria da produção e produtividade e a qualidade de vida das famílias rurais em seus pequenos empreendimentos.

Governo do Ceará

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Labirintite e remédio podem ter causado confusão de Vanusa, dizem médicos

A explicação dada pela cantora Vanusa pelos erros cometidos na hora de cantar o Hino Nacional na Assembleia Legislativa de São Paulo, em março, faz sentido para médicos ouvidos pelo G1.

Segundo especialistas em labirintite, a doença de Vanusa, uma combinação entre os sintomas da enfermidade e a reação da medicação pode gerar confusão e dificuldade na fala.

A cantora de 61 anos errou a letra do Hino Nacional em uma sessão da Assembleia Legislativa em março de 2009. Na última semana, o vídeo virou um “hit” na internet, acumulando milhares de visitas no site YouTube. Vanusa disse que vai procurar seu advogado para retirar da internet expressões que afirmam que ela estava embriagada na ocasião.



G1

Roraima: Quadrilha roraimense vence concurso no Ceará

BOA VISTA - O Grupo Folclórico Quadrilha Eita Junino, vencedor do Arraial do Anauá de 2009, trouxe do Ceará o título de campão do 1° Festival Nacional Fora de Época de Quadrilhas Juninas, realizado em Iguatu. As concorrentes já se paresentam em eliminat´rorias desde o dia 22 de Agosto.As informações são do site Folha de Boa Vista.

Pelo fato de ter sido campeã do Arraial das Três Nações do Governo do Estado, com um orçamento de aproximadamente R$ 80 mil, a Eita Junino também foi a escolhida para representar o Estado de Roraima em Iguatu, no concurso nacional com a participação das melhores quadrilhas de cada unidade da federação.

O Eita Junino dançou com 28 casais e venceu ainda no quesito melhor noiva e melhor noivo. O tema deste ano foi “O canto do negro ecoou, chegou ao meu São João”, durante a apresentação, a quadrilha conta a estória, a tradição e a cultura dos negros. Elementos como a escravidão, o preconceito, tambores e correntes foram imprescindíveis, além da capoeira.

Segundo a presidente da Eita Junino, Elyzarda Byanca, foi investido pelo grupo folclórico cerca de R$ 4 mil apenas para subir no tablado do concurso nacional.

A quadrilha nasceu inovando com estilo em 1° de abril de 1998. Os fundadores foram o coreógrafo e professor, Ronalson Moura Cavalcante, o animador de quadrilhas juninas, José Nazareno Cavalcante Teles e o ex-brincante, Stélio Dener de Souza Cruz, juntamente com vários brincantes advindos da Quadrilha São Chicão (1997). (HL)

http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=91518

Senador Tasso Jereissati prestigia o Iguatu Festeiro

Além do governador Cid Gomes, dos deputados Domingos Filho e Aníbal Gomes, quem também esteve prestigiando o Iguatu Festeiro foi o senador da República Tasso Jereissati. Ao lado do prefeito Agenor Neto, Tasso andou pelo meio da multidão que ali se encontrava , e numa demonstração carismática, cumprimentava e abraçava a todos que dele se aproximavam.

Tasso Jereissati (PSDB), três vezes governador do Ceará, e prestes a completar oito anos como senador, ainda é considerado um dos maiores expoentes da política nacional e cearense. Não é à toa que em recente pesquisa eleitoral, o senador desfruta de consideráveis índices de intenções de votos tanto para o governo como para concorrer a reeleição ao cargo de senador.

Veja os detalhes no vídeo abaixo:



Iguatu Notícias

IBGE publica edital de concurso

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nas páginas 110 a 115 da terceira seção do Diário Oficial da União desta segunda-feira (31), o edital do processo seletivo simplificado que preencherá 33.012 vagas. A remuneração varia de R$ 900 a R$ 1.600. Para todos os cargos, a jornada de trabalho será de 40 horas semanais. Do total de oportunidades, 5% são reservadas às pessoas com necessidades especiais.

As chances são oferecidas para as funções de agente censitário municipal, agente censitário supervisor, agente censitário de informática, agente censitário administrativo e agente censitário regional.

Os interessados podem se inscrever entre os dias 21 de setembro a 6 de outubro por meio do site da Censgranrio , responsável pela seleção. Candidatos que não tiverem acesso a internet poderão realizar a inscrição nos postos indicados no edital de abertura. O valor da taxa de inscrição de R$ 18 a R$ 30.

O processo seletivo constará de prova objetiva. O locais de provas nos municípios serão divulgados por meio de cartazes nos postos de inscrições e no site da organizadora. A data de aplicação do exame está prevista para o dia 6 de dezembro. Os aprovados atuarão em todas as regiões do Brasil.

Clique aqui para conferir o edital de abertura.

Salário mínimo deve fixar em R$ 507 em 2010

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, anunciou nesta segunda-feira (31) que o governo deve propor um salário mínimo de R$ 506,50 a partir de janeiro do próximo ano, com pagamento no início de fevereiro.

Bernardo lembrou que a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2010, já aprovada pelo Congresso Nacional, prevê justamente este valor de R$ 506,50. Entretanto, segundo informou o ministro, este valor deve ser “arredondado” para R$ 507, no Congresso Nacional, até mesmo para facilitar os saques dos recursos.

Atualmente, o salário mínimo é de R$ 465. O último reajuste aconteceu em fevereiro deste ano. Segundo informações do Ministério da Previdência, esse reajuste deverá ter um impacto de mais de R$ 7 bilhões nas despesas com o pagamento de benefícios previdenciários em 2010, ano eleitoral.

Blog do Lindomar Rodrigues conta com novo endereço eletrônico

Objetivando facilitar o acesso do internauta ao blog mudou de endereço.
O novo endereço é: www.lindomarrodrigues.com
Espero com essa mudança poder garantir um melhor acesso a todos que nos acompanham.

Abraços fraternais,

Lindomar Rodrigues.:
Diretor do Blog

IPI: Varejo prepara estoque para evitar queda nas vendas

O fim da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 1º de novembro preocupa o mercado de eletrodomésticos. O varejo está fazendo seus estoques preventivos para escapar da alta de preços de geladeiras, máquinas de lavar e fogões, a chamada linha branca. Teme-se que, com o imposto integral, as vendas caiam no final do ano, melhor época para os lojistas.

As lojas que fizerem estoque devem conseguir vender os eletrodomésticos sem imposto até pelo menos novembro e dezembro.

Agência Estado

Iguatu se prepara para ganhar mais uma emissora de rádio

O grupo Jangadeiro de rádio e Televisão do Ceará se prepara para implantar mais uma emissora de rádio no Estado.
O próximo investimento da empresa será em Iguatu, região Centro Sul.
Através de Decreto Legislativo Nº 582 o Congresso Nacional aprovou no último dia 21 de agosto, o ato que outorga a permissão a Rádio FM Iguatu LTDA a explorar serviço de radiodifusão sonora em frequência modulada em Iguatu, no Estado do Ceará.
Agora é aguardar a chegada da nova rádio.

URCA - Campus de Iguatu realiza solenidade de colação de grau

O Campus Avançado de Iguatu da Universidade Regional do Cariri - URCA realizou na noite da última sexta-feira, 28 de agosto, no ginásio do Sesc , a cerimônia de colação de grau da primeira turma do curso de Direito, da primeira turma do curso de Ciências Econômicas, e ainda as turmas de Enfermagem e Sequencial em Saúde Pública. O Magnífico Reitor da Urca, o professor Plácido Cidade Nuvens, presente à solenidade, concedeu a outorga de grau a todos os concludentes.

O evento contou com a participação do governador Cid Ferreira Gomes, Patrono da Primeira Turma do Curso de Direito. Também se encontravam presentes à solenidade, o prefeito Agenor Neto, o Deputado estadual Domingos Filho, o Deputado Estadual Osmar Baquit,, o Deputado Federal Eunício Oliveira e Aníbal Gomes, o Ministro dos Portos Pedro Brito, além de vereadores e representantes de classes e outros segmentos.

Iguatu Notícias

Presidente da Câmara Municipal de Russas é afastado

Ao deferir uma Ação Cautelar Preparatória de Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa, ajuizada pelos promotores de Justiça da Comarca de Russas, Ricardo Rabelo de Morais e Herton Ferreira Cabral, a juíza da 1ª Vara daquela cidade, Antônia Neuma Vasconcelos Dias, afastou o presidente da Câmara Municipal de Russas, vereador Francisco Agaci Fernandes da Silva, pelo prazo de 120 dias.

Também foram afastados os membros da Comissão de Licitação e um assessor parlamentar. A ex-tesoureira e ex-vereadora, Noilda Maria Rocha Silva, responsável pela assinatura conjunta dos cheques públicos, também foi envolvida, mas não foi afastada por ocupar o cargo de secretária de Cultura do Município de Russas.

Segundo as investigações preliminares, o vereador, em conluio com servidores e representantes de empresas contratadas para construção da nova sede do Poder Legislativo Municipal, vinham fraudando o erário na medida em que burlaram os limites impostos na Lei de Licitação para contratação, superfaturaram os preços dos serviços e desviaram grande parte dos recursos destinados àquela edificação, no valor aproximado de R$ 190.000,00, cujos cheques foram nominados a terceiras pessoas, muitas delas sem prestar nenhum serviço à Câmara Municipal. Os cheques foram endossados em favor de empresa local de fachada, denominada M.V. LEÃO CERÂMICA ME, cuja sócia outorgou procuração pública com plenos poderes para movimentação financeira da firma para um dos filhos do vereador Francisco Agaci Fernandes da Silva, o qual também foi alcançado pela medida.

Durante o andamento das investigações, os promotores de Justiça contaram com a colaboração de vários órgãos públicos federais e estaduais, a exemplo do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), INSS, CREA, Caixa Econômica Federal e Delegacia Regional Ministério do Trabalho. No entanto, ainda é necessário aprofundar as provas, principalmente no que diz respeito a documentação bancária das pessoas envolvidos, e outros documentos que se encontram em poder das empresas e da própria Câmara Municipal, pois não se sabe como o dinheiro da Câmara Municipal foi parar em mãos de terceiros, daí a necessidade do afastamento dos agentes públicos.

MP

Iguatu Festeiro recebeu visitas de políticos importantes

O IV Iguatu Festeiro além de atrair um grande público de todos os estados brasileiros atraiu também vários políticos importantes que vieram acompanhar de perto a grande estrutura que foi montada pela prefeitura, dentre eles, o governador do Ceará Cid Gomes, o senador Tasso Jereissati, o deputado federal Aníbal Gomes, os deputados estaduais Domingos Filho e Osmar Baquit e outros.

Na foto acima o governador Cid Gomes aparece ao lado do prefeito iguatuense Agenor Neto e do secretário de Cultura do Estado professor Francisco Auto Filho em visita feita a casa de Patativa do Assaré.
Todos ficaram impressionados com a qualidade do evento, bem como a homenagem feita ao poeta Patativa.

Acopiara: Tribunal de Contas dos Municípios atualiza gastos da Prefeitura

O blog volta a publicar os recursos que entram e saem da Prefeitura Municipal de Acopiara. Os dados são oficiais e foram atualizados no último dia 28 de agosto de 2009.
Nos links abaixo o internauta vai poder acompanhar se o seu dinheiro está sendo bem aplicado pela administração municipal.
Sugiro que os interessados acessem o link "despesas", nele, você vai poder conferir todos os gastos da Prefeitura.

Para ter acesso é só clicar no link do seu interesse.


Receitas

Contas Desaprovadas

Fonte: TCM - Tribunal de Contas dos Municípios