segunda-feira, 12 de junho de 2017
José Serra anuncia que PSDB permanecerá no governo Temer
Obsenador tucano José Serra (SP) anunciou na noite desta segunda-feira (12), durante reunião da comissão executiva do PSDB em Brasília, que o partido permanecerá no governo Michel Temer.
Além dos integrantes da Executiva Nacional, também estiveram presentes à reunião os quatro ministros do partido, deputados, senadores, governadores – entre os quais Geraldo Alckmin (SP), Beto Richa (PR), Simão Jatene (PA) e Marconi Perillo (GO) –, prefeitos de capitais – incluindo João Doria (São Paulo) e Arthur Virgílio Neto (Manaus) – e dirigentes regionais.
De acordo com o senador tucano, que foi ministro das Relações Exteriores, o partido "não fará nenhum movimento agora no sentido de sair do governo". Segundo ele, a decisão tomada é que os quatro ministros tucanos permanecerão no governo.
O PSDB detém o comando dos ministérios de Relações Exteriores, Secretaria de Governo, Cidades e Direitos Humanos e é um dos principais aliados do governo no Congresso.
"O Keynes, que foi o maior economista do século passado, tem uma frase que eu uso sempre: 'Quando os fatos mudam, eu mudo de opinião'. Você faz o quê? Se os fatos mudarem, há outras análises", afirmou Serra a jornalistas, que aguardavam o fim da reunião do lado de fora.
A relação entre o partido e o governo sofreu um abalo depois que surgiram as acusações feitas de executivos da JBS envolvendo o nome do presidente. Investigado pela Operação Lava Jato, Temer é alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) corrupção passiva, obstrução à Justiça e organização criminosa. Há ainda a expectativa de que o Ministério Público Federal apresente uma denúncia contra ele nas próximas semanas.
G1
Cármen Lúcia diz que não 'há o que questionar' na fala de Temer sobre Abin
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Carmen Lúcia, disse nesta segunda-feira (12), por meio de sua assessoria de imprensa, que não "há o que questionar quanto à palavra" do presidente Michel Temer, que negou ter acionado a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para investigar o ministro Luiz Edson Fachin.
Reportagem da revista 'Veja' neste fim de semana afirmou que Fachin, relator da Lava Jato no STF, estaria sendo investigado pela agência a mando do governo. Diante da denúncia, Temer ligou para Cármen Lúcia, segundo o blog da Cristiana Lôbo, para negar que tenha acionado a Abin contra o ministro.
A ministra informou ainda que, com a negativa de Temer, ela não vai adotar “qualquer providência” sobre a notícia.
“O presidente da República garantiu não ter ordenado qualquer medida naquele sentido. Não há o que questionar quanto à palavra do presidente da República”, diz comunicado divulgado no início da tarde desta segunda pela equipe da ministra.
No sábado (10), Cármen Lúcia divulgou uma nota dizendo que a possível "devassa" contra o ministro é "própria de ditaduras", acrescentando que a Corte repudia, com veemência, "espreita espúria, inconstitucional e imoral contra qualquer cidadão e, mais ainda, contra um de seus integrantes, mais ainda se voltada para constranger a Justiça."
Nesta segunda, ela afirmou, por meio da assessoria, que "o tema está, por ora, esgotado”.
G1
Caos na saúde de Acopiara: jovem de 17 anos tem serviço médico negado na Unidade Básica de Saúde da vila Aroeira
O jovem morador da vila Aroeira (Acopiara), José Raone Lima de Andrade, 17 anos, denunciou ao blog que procurou a Unidade Básica de Saúde da comunidade no início da tarde de hoje (12) e teve o serviço médico negado.
Ele alega que está com febre, dores pelo corpo,diarreia e manchas avermelhadas na pele. No áudio ele faz duras críticas a saúde de Acopiara e afirma que está sendo. Lamenta que hoje as pessoas são tratadas como cachorros.
Escute o áudio:
Iguatu: vai começar a maior festança do Ceará
Programação de shows
Dia 14 - (véspera de feriado) - Jamil, Solteirões do Forró e Luizinho de Irauçuba
Dia 15 - Manuca Araújo, Giullian Monte e Walkyria Santos
Dia 16 - Forró tá na Cara, Forrozão Tropykália e Chambinho do Acordeon
Dia 17 - Beu Paulino e Forró do Sertão, Banda Líbanos e Fábio Carneirinho
Dia 18 - Amor de Menina e Magno Lima e Banda
Não perca a conta: plantão de polícia registra mais um assalto em Acopiara
Mais uma vez os ladrões voltaram a agir em Acopiara. Foi na tarde de ontem (11), no sítio Fechado, zona rural do município.
Os meliantes subtraíram de uma residência uma bateria de motocicleta, um amortecedor, um serrote, uma mochila, uma lanterna e um cofre com moedas com aproximadamente R$ 200,00 (duzentos reais). A polícia diligência para prender os larápios.
Impasse com Globo faz CBF correr para ter seleção na TV aberta em 2018
A CBF terá que, por força da lei, garantir a exibição das partidas oficiais da seleção brasileira na TV aberta em 2018.
''Todos os jogos das seleções brasileiras de futebol, em competições oficiais, deverão ser exibidos, pelo menos, em uma rede nacional de televisão aberta, com transmissão ao vivo, inclusive para as cidades brasileiras nas quais os mesmos estejam sendo realizados'', dita o artigo 84-A da Lei Pelé.
O objetivo da inclusão desse artigo, em 2000, era impedir que algum grupo adquirisse os direitos das partidas da seleção nacional na TV aberta e fechada, não exibisse na aberta, obrigando quem quisesse assisti-las a adquirir um pacote de TV por assinatura. Porém agora criou, inadvertidamente, uma dor de cabeça para a CBF.
A confederação negociará em pacote, dentro dos próximos meses, os direitos dos amistosos e jogos oficiais da seleção para o próximo ciclo de Copa do Mundo. A entidade informou a interlocutores no mercado que pretende contratar uma agência para cuidar da negociação dos direitos.
Uol
Senado ignora decisão do STF de afastar Aécio Neves do mandato
Mais de 20 dias após o STF (Supremo Tribunal Federal) determinar que Aécio Neves (PSDB-MG) fosse afastado do mandato, o Senado ainda não cumpriu a decisão da corte.
O nome do tucano permanece no painel de votação e na lista de senadores em exercício do site do Senado. Seu gabinete tem funcionado normalmente. Se o tucano comparecesse a uma sessão estaria apto a votar, de acordo com técnicos consultados.
A Folha procurou desde quinta (8) o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), sua assessoria e a assessoria do Senado questionando as razões do descumprimento da decisão do STF. Não houve resposta.
O tema ainda não foi debatido pela Mesa do Senado, apesar de alguns senadores terem pedido reunião do colegiado a Eunício. É possível que haja encontro na próxima semana sobre o assunto.
Na decisão do dia 17 de maio, Edson Fachin determinou que Aécio ficasse suspenso "do exercício das funções parlamentares ou de qualquer outra função pública", impedindo-o ainda de se encontrar com réus ou investigados no caso de deixar o país.
Fachin levou em conta em sua decisão o áudio gravado pelo empresário Josley Batista, colaborador da Justiça. Na conversa, realizada em 24 de março, o tucano fala em medidas para frear a Lava Jato.
De acordo com Fachin, no áudio, Aécio "demonstra, em tese, muita preocupação e empenho na adoção de medidas que de alguma forma possam interromper ou embaraçar as apurações das práticas de diversos crimes, o que além de ser fato típico, revela risco à instrução criminal."
Folha de S.Paulo
Temer apela a Alckmin e Doria para manter PSDB
O presidente Michel Temer apelou ao governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e ao prefeito, João Doria, para que eles trabalhem no sentido de esvaziar o caráter deliberativo da reunião da Executiva ampliada do PSDB marcada para hoje e que pode definir a saída dos tucanos da base aliada ao Palácio do Planalto.
Após a vitória de Temer no julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na sexta-feira, 9, o presidente, por meio de aliados e ministros do PSDB, pediu a Doria e a Alckmin que deem mais tempo a ele para reorganizar sua base e mostrar que o governo ainda tem força para aprovar as reformas defendidas pelo prefeito e pelo governador, principalmente a da Previdência. Dentro do próprio PSDB é dado como certo que Temer não conseguirá fazer as reformas sem o apoio dos tucanos.
DN Online
Número de detentos no CE é o maior já registrado
O Ceará chegou ao fim do mês de maio de 2017 com o número recorde de detidos no Sistema Penitenciário.
De acordo com levantamento da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus), hoje, a população carcerária é composta por, aproximadamente, 26 mil internos, incluindo regime fechado, semiaberto, aberto e presos que cumprem medidas cautelares e são monitorados pelo Estado.
Conforme a Sejus, cerca de 20 mil presos estão dentro de cadeias e penitenciárias, nas quais o número de vagas é de somente 12 mil, o que representa um excedente de 76% ou cerca de 9 mil detentos.
DN Online
Prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, concede entrevista coletiva a imprensa, a partir das 12 horas
O prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, confirmou há poucos instantes uma coletiva de imprensa direto do seu Gabinete na Prefeitura, a partir das 12 horas, para falar sobre o Arraiá do Povo 2017.
Na oportunidade, o chefe do executivo iguatuense deve falar de outras ações de interesse da população do município.
As rádios Jornal Centro Sul e Líder Online de Acopiara retransmitirão a fala de Ednaldo Lavor.
domingo, 11 de junho de 2017
Viatura do Demutran de Iguatu é incendiada em ação criminosa
Uma ação criminosa e intimidadora marcou o plantão de polícia na noite de hoje (11), em Iguatu, região centro sul do Ceará.

Uma viatura do Demutran - (Departamento Municipal de Transito e de Transportes) simplesmente foi incendiada pelos vândalos.

Segundo informações da polícia, a viatura estava estacionada na rua Brigadeiro Eduardo Gomes, em frente a sede da entidade, no bairro Planalto quando foi incendiada.

Bombeiros foram acionados para conter as chamas e no local foram encontradas garrafas que podem ter sido utilizadas na ação criminosa.
Corinthians aproveita falhas e faz do SP maior freguês da Arena
Não há quem possa parar o Corinthians de Fábio Carille, líder do Campeonato Brasileiro e invicto há 18 jogos.
Se foi ponto forte no começo da competição, a defesa do São Paulo falhou demais neste domingo, o que permitiu à equipe da casa fazer a festa mais uma vez diante do rival tricolor em Itaquera. O Corinthians venceu por 3 a 2 com gols de Romero, Gabriel e Jadson - Gilberto e Wellington Nem, este já no fim, marcaram para os visitantes, que pressionaram muito pelo empate nos instantes finais, mas não venceram Cássio.
A Arena Corinthians segue um problema para o São Paulo, que também perdeu todos os jogos como visitante neste Brasileiro. Diante do Corinthians em Itaquera, tem o pior de todos os retrospectos, com dois empates e a quinta derrota em sete jogos. Até a partida deste domingo, era o Santos a equipe contra a qual os corintianos tinham mais pontos somados em seus domínios.
Com a vitória, o Corinthians segue na ponta com 16 pontos em 18 disputados. Já o São Paulo, que tem nove pontos, é oitavo colocado.
Uol
Com gol de bicicleta, Flamengo empata com o Avaí em jogo polêmico
O Flamengo completou seu quarto jogo sem vitória no Campeonato Brasileiro ao empatar por 1 a 1 com o Avaí neste domingo, no estádio da Ressacada, em Florianópolis, pela sexta rodada.
O ponto positivo é que conseguiu a igualdade com um golaço de bicicleta de Leandro Damião. A parte negativa é que o resultado veio com bastante polêmica.
Estadão Conteúdo
Agente penitenciário é investigado por facilitar fuga de detento
O agente penitenciário Evandro Henrique de Souza é investigado pela Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) por supostamente facilitar a fuga de um detento da Cadeia Pública de Crateús, no dia 30 de outubro de 2016. A abertura do processo foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) da última sexta-feira (9).
Segundo consta na publicação oficial, Evandro teria entregue as chaves da celas onde o detento estava recluso. O fato teria sido denunciado por um sargento da PM identificado por Fábio Soares que também estava fazendo a vigilância do local. Ele teria presenciado o agente penitenciário conversando com alguém antes da fuga.
É relatado ainda no Diário Oficial que não houve arrombamento das grades, o que reforça os indícios de facilitação por parte do agente. Além disso, as chaves não foram encontradas no local de costume. Em sua defesa, Evandro Henrique afirmou que entregou as chaves ao detentos para que o mesmo abrisse as celas para o banho de sol dos demais presos, recebendo os objetos logo depois.
“O AGP [agente penitenciário] Evandro afirmou que, após observar os presos entrarem e trancarem o portão de acesso às celas, também entregou as chaves ao interno conhecido por “Mafan” para que este abrisse as celas do pavilhão do seguro para o banho de sol”, diz o texto do DOE.
DN Online
Leão empata com Cuiabá e não assume a liderança da Terceirona
O Fortaleza entrou em campo neste domingo (11) na Arena Pantanal dependendo só do próprio desempenho para assumir a liderança da Série C, mas não saiu do 2 a 2 contra o lanterna Cuiabá, em jogo válido pela quinta rodada do Grupo A. O Tricolor abriu o placar com Hiago, no segundo tempo, mas sofreu a virada minutos depois. Já no final da partida, Ronny empatou para o Leão com um belo gol de falta, decretando o placar final.
Com os resultados da rodada, o Fortaleza assume a vice-liderança do grupo, com 10 pontos. O próximo desafio do Leão do Pici é domingo (18) diante do Sampaio Corrêa, às 18h, no Presidente Vargas. Já o Cuiabá, que ainda não conseguiu engrenar no campeonato, vai afundando na lanterna da terceirona com apenas quatro pontos ganhos. O outro confronto do Dourado será contra o Salgueiro no mesmo dia da equipe cearense, mas às 16h, no Estádio Cornélio de Barros.
DN Online
Aécio e Temer articulam para manter PSDB no governo
Numa estratégia de sobrevivência mútua, o presidente licenciado do PSDB, Aécio Neves, e o presidente Michel Temer articulam para manter a legenda na base do governo. A interlocutores, Aécio tem defendido que o PSDB permaneça no governo.
A movimentação discreta de Aécio acontece num momento em que cresce o movimento entre parlamentares tucanos para pressionar a cúpula do partido a romper com Temer.
Nesta segunda, haverá uma reunião do comando do PSDB para definir o destino da legenda.
A avaliação no Palácio do Planalto é que a situação de Aécio, após a delação de executivos da JBS, é bem mais frágil do que a de Temer, isso porque há um áudio em que o tucano e Joesley Batista acertam o repasse de R$ 2 milhões.
"Como o PSDB vai deixar o governo, se a situação do Aécio é bem pior? Os tucanos teriam que, primeiro, tomar uma posição em relação ao senador Aécio", observou um auxiliar do presidente.
De todo jeito, muitos tucanos já estão incomodados com a permanência de Aécio na legenda. A avaliação da bancada do PSDB na Câmara é que a permanência do senador na sigla fragiliza a imagem do partido.
G1
Planalto teme que votos de Fux e Rosa no TSE influenciem STF
Apesar da decisão do Tribunal Superior Eleitoral de rejeitar a cassação da chapa Dilma-Temer por 4 a 3, o Palácio do Planalto teme que os votos de Luiz Fux e Rosa Weber, a favor da cassação, influenciem o ambiente no Supremo se a Procuradoria Geral da República oferecer denúncia contra Temer.
Por isso, a estratégia do governo é "liquidar a fatura" no ambiente político, habitat natural de Temer, e não deixar que uma eventual denúncia de Rodrigo Janot seja submetida ao plenário do STF.
O STF só analisará uma eventual denúncia se a Câmara autorizar. O processo é o seguinte: se a PGR denunciar o presidente, uma comissão especial da Câmara e, depois, o plenário, terão de analisar a denúncia, que só irá para o Supremo se menos de 172 deputados votarem contra o andamento do processo.
Durante esta semana, o presidente vai seguir na ofensiva para garantir votos na Câmara com o objetivo de barrar a eventual denúncia e, assim, evitar uma nova batalha jurídica - desta vez com ministros do STF.
A avaliação no Planalto é que, diferentemente da Corte eleitoral, não é possível traçar estratégias para garantir vitória e prever resultados no Supremo.
Nas contas do governo, hoje, os ministros simpatizantes ao Planalto são Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, ex-ministro da Justiça de Temer.
Como Luiz Fux e Rosa Weber são vistos como ministros com votos contrários a Temer no caso de uma eventual denúncia, os demais integrantes do Supremo são vistos como incógnitas por auxiliares do presidente.
Isso porque, nas palavras de um interlocutor de Temer, existe no STF uma "maioria silenciosa".
G1
Hamilton vence fácil no Canadá; Massa bate na largada
O GP do Canadá foi perfeito para o inglês Lewis Hamilton. Depois de fazer a pole no sábado, ele se manteve na frente dos seus concorrentes neste domingo (11) e venceu a corrida de ponta a ponta no autódromo de Montreal.
O finlandês Valtteri Bottas garantiu a dobradinha da Mercedes ao terminar na segunda colocação, com o australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, completando o pódio.
Confira a classificação final do GP do Canadá:
1º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes), 70 voltas em 1h33min05
2º - Valtteri Bottas (FIN/Mercedes), a 19min783
3º - Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull), a 35min297
4º - Sebastian Vettel (ALE/Ferrari), a 35min907
5º - Sergio Pérez (MEX/Force India), a 40min476
6º - Esteban Ocon (FRA/Force India), a 40min716
7º - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 58min632
8º - Nico Hülkenberg (ALE/Renault), a 60min374
9º - Lance Stroll (CAN/Williams), a 1 volta
10º - Romain Grosjean (FRA/Haas), a 1 volta
11º - Jolyon Palmer (ING/Renault), a 1 volta
12º - Kevin Magnussen (DIN/Haas), a 1 volta
13º - Marcus Ericsson (SUE/Sauber), a 1 volta
14º - Stoffel Vandoorne (BEL/McLaren), a 1 volta
15º - Pascal Wehrlein (ALE/Sauber), a 2 voltas
Não completaram a prova:
Fernando Alonso (ESP/Mclaren)
Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso)
Max Verstappen (HOL/Red Bull)
Felipe Massa (BRA/Williams)
Carlos Sainz Jr (ESP/Toro Rosso)
Assinar:
Postagens (Atom)




