sexta-feira, 2 de junho de 2017

Ex-prefeito Dr. Vilmar e o deputado estadual Dr. Sarto buscam alternativas junto ao Governo do Ceará para resolver a problemática de falta d'água em Acopiara

Enquanto o prefeito de Acopiara está preocupado em fazer festa para comemorar o seu aniversário, o ex-prefeito Dr. Vilmar (PDT) juntamente com o deputado estadual Dr. Sarto (PDT) conversaram ontem (1) com o governador Camilo Santana, relatando a problemática de falta de água em Acopiara. 

Na oportunidade, as duas lideranças solicitaram do governo cearense mais 5 km de tubulação de 300mm, para corrigir alguns trechos da adutora Antonio Capistrano Martins, que apresentam problemas.

Como se não bastasse, Dr. Vilmar e Dr. Sarto, solicitaram de Camilo Santana a vinda de uma perfuratriz para ajudar na perfuração de poços profundos tanto na sede urbana como na zona rural do município.

O governador foi sensível aos pedidos dos líderes acopiarenses e se comprometeu em ajudar nas demandas. Mesmo sem está a frente da Prefeitura, o médico e líder político Dr. Vilmar juntamente com o parceiro Dr. Sarto tem buscado junto ao governo cearense ações em benefício do povo de Acopiara. 

A adutora Antonio Capistrano Martins foi construída na administração do ex-prefeito Dr. Vilmar e ela tem sido hoje, a principal fonte de abastecimento da cidade. 

A adutora conseguida pelo ex-prefeito Antonio Almeida, nunca saiu do papel, porém, mais de R$ 13 milhões desceram pelo ralo e hoje o povo paga um preço alto pela incompetência do atual gestor. 

Vale destacar, que a adutora que hoje abastece o município custou para os cofres públicos R$ 6 milhões de reais e foi construída em 60 dias.

Dakota doa 1 tonelada de alimentos e 250 calças para a Casa de Apoio de Irmã Dulce em Iguatu

Uma gincana com foco no meio ambiente onde uma das tarefas era arrecadar alimentos e roupas para doação gerou uma ação de solidariedade digna de nota.
A fábricas da Dakota, através dos seus colaboradores, doaram à Casa de Apoio Irmã Dulce e a Paróquia Senhora Sant’ana, uma tonelada de alimentos e mais de 260 calças.
Representando o Bispo de Iguatu, Dom Edson de Castro Homem, o padre José Wallace destacou a importância do ato de doar e voluntariar-se e citou Dom Elder ao expressar sua gratidão pela ação dos funcionários da Dakota. Nas palavras de Dom Elder “ninguém é tão pobre que não possa doar e nem tão rico que não precise de alguma coisa.”
Verônica, gerente de RH da Dakota Iguatu, enfatizou a filosofia da empresa que dentre outras coisas é voltada para a vida em família, para a filosofia cristã e o meio ambiente. A prova do cuidado da Dakota com esses pilares está no programa realizado, desde 1992, chamado “A vida do seu neto, depende da educação do seu filho!”.
A irmã Milena, administradora da Casa de Apoio de Irmã Dulce ressaltou a antiga parceria e agradeceu a empresa pela sua filosofia cristã. Padre Wallace fez questão de registrar que aquele ato será “recompensado por Deus, pois haviam praticado o Jesus Vivo, Aquele que muitas vezes encontramos nas ruas, nos estende a mão e passamos despercebidos. Por esse ato podem dizer que esta Casa de Irmã Dulce nunca fechará, pois vocês fazem parte dela.” Finalizou.

Vice-prefeito de Quixelô (CE), Jackson Melo, assume a Prefeitura pelo prazo de 13 dias

Em sessão da Câmara Municipal de Quixelô, realizada ontem (01), os vereadores deram posse, como prefeito, o vice, Jackson Melo que assume o posto em razão da prefeita Fátima Gomes ter entrado de licença para tratar de assuntos de interesse particular.
O vice-prefeito é o substituto do prefeito municipal em caso de ausência por licença ou outro impedimento. Pode e deve exercer função dentro da administração municipal. A prefeita Fátima Gomes retornará em 13 dias.

Audiência Pública discute problemas do Hospital Regional de Iguatu

http://blogs.diariodonordeste.com.br/centrosul/wp-content/uploads/2017/06/IMG_8799-C%C3%B3pia.jpg
Uma audiência pública realizada no auditório do Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira, discutiu as deficiências enfrentadas pelo Hospital Regional de Iguatu (HRI), unidade polo que atende a mais de 300 mil habitantes de mais de dez cidades da região.

O evento foi promovido pela Defensoria Pública Geral do Ceará, por meio do Grupo de Trabalho da Saúde, que em novembro de 2017 realizou inspeção no HRI.

De acordo com relatório dos defensores públicos o HRI apresentava precariedade, ineficiência na esterilização do instrumental cirúrgico, equipamentos avariados, infiltração e ninho de cupim no centro cirúrgico, portas quebradas, falta de material de limpeza e quadro reduzido de médicos.

“O nosso objetivo é trabalhar para a melhoria das condições de funcionamento das unidades hospitalares”, frisou a defensora pública, Lara Teles. Em maio deste ano, o HRI recebeu visita de uma comissão da Vigilância Sanitária. “Nem tudo mudou, mas já houve avanços, melhorias”, observou.

O vice-presidente do Sindicato dos Médicos, Edmar Fernandes, sugeriu a definição de metas a serem cumpridas como número de cirurgias, de médicos e outros quesitos. “Se não definirmos meta, corremos o risco de ser mais uma reunião sobre a crise da Saúde, sem resultados de progresso”, pontuou.

O diretor clínico do HRI, Roberto Mendonça, disse que a equipe está agora motivada, mais médicos foram contratados e outros avanços virão com o decorrer do tempo.

O secretário de Saúde de Iguatu, Marcelo Sobreira, foi enfático: “Já melhoramos muitas coisas, mas ainda temos muito que fazer, enfrentar o subfaturamento do setor, contratar equipe qualificada, médicos, enfermeiros, para no futuro implantar a UTI Neonatal”, disse. “Estamos atrás de mais profissionais, especialistas, vamos fazer uma licitação para construir uma passarela entre a Casa de Parto Normal e o Hospital e abrir novas clínicas”.

Sobreira disse ainda que a morte de recém nascidos é um desafio a ser enfrentado. “Neste ano morreram 12, no ano passado foram 18, e estas crianças nasceram com baixo peso, entre 690 gramas e 1200 gramas, em situação de alto risco”.

Na audiência, não houve espaço para que ex-dirigentes do HRI fizessem esclarecimentos. O ex-prefeito, Aderilo Alcântara, esclareceu que no ano passado deixou construída a Casa de Parto Normal, da Gestante e a UTI Neonatal, além de um estoque de medicamento, material de limpeza e alguns equipamentos para as unidades.

Diário do Nordeste

Prefeito de Acopiara comemora com festa caos que vive o município. População opina!

"Acho que todo mundo tem direito de comemorar seu aniversário, mas tem que ter sensatez ,esse não é o melhor momento pra isso. A cidade está com gravíssimos problemas que não cabe comemoração nenhuma, muito menos comemorar aniversário. Ao meu ver, isso é uma demonstração que de não está dando a mínima para os problemas. Os problemas atingem a todos, quem votou e quem não votou nele também".

Luciana Nunes

Prefeitura de Piquet Carneiro participa do "Dia do Desafio"

A Prefeitura de Piquet Carneiro aceitou o desafio e participou da a 23ª edição do "Dia do Desafio", que é a maior campanha do mundo para incentivo à prática regular de atividade física e esporte. 

A ideia principal é motivar as pessoas a fazer exercícios físicos, no Brasil a iniciativa é liderada pelo Sesc.

Imagens e edição Denison Vieira

STF vai debater bloqueios judiciais impostos ao WhatsApp

Os bloqueios judiciais impostos no Brasil ao WhatsApp serão o tema de audiência pública promovida pelo Supremo Tribunal Federal nesta sexta (2), com continuação na segunda (5). O debate foi convocado pelo ministro Edson Fachin e tem origem na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 403, ajuizada pelo Partido Popular Socialista (PPS).

O WhatsApp já foi bloqueado três vezes no Brasil por causa de decisões judiciais.

O ministro Ricardo Lewandowski já se posicionou sobre o tema, demonstrando que não concorda com o bloqueio generalizado.

“A suspensão do WhatsApp da forma abrangente como foi determinada, parece-me violar o preceito fundamental da liberdade de expressão aqui indicado, bem como a legislação de regência sobre o tema. Ademais, a extensão do bloqueio a todo o território nacional, afigura-se, quando menos, medida desproporcional ao motivo que lhe deu causa”, afirmou Lewandowski em um dos processos de bloqueio.

Criptografia é o tema

Fachin já estabeleceu que o tema central das audiências será o uso da criptografia. O Facebook, dono do WhatsApp, alega que se trata de uma tecnologia que torna impossível até para ele mesmo ter acesso ao conteúdo das conversas. Por isso, quando a Justiça solicitou esse conteúdo, a decisão não foi cumprida, afirma.

(Site do Consultor Jurídico)

Prefeitura de Acopiara atende apelo feito neste blog

Finalmente, a Prefeitura Municipal de Acopiara através da Secretaria de Obras e Infraestrutura resolveu atender aos apelos feitos neste blog em relação a um buraco existente na avenida Pedro Alves/CE-060 que atrapalhava o trânsito. 

O problema estava próximo de completar 5 meses. Hoje, pela manhã, a reportagem flagrou o início do conserto. A cidade que já foi conhecida como Meu Xodó se transformou numa tábua de pirulito. 

Prefeitura de Juazeiro e professores firmam acordo para pagamento do precatório do Fundef

Foi firmado, na tarde de ontem, acordo para o pagamento dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Representantes do Sindicato e Procuradoria, estiveram participando de uma reunião, no Gabinete da Prefeitura Municipal, para tratar da questão.

Sob orientação jurídica do Ministério Público Estadual, as duas partes chegaram ao entendimento, que todos os professores da rede municipal de ensino, ativos entre os anos de 2001 a 2016, exceto os que estavam em licença sem remuneração, deverão receber os 60% dos mais de 120 milhões de reais provenientes do precatório do FUNDEF.

Dos 60% do valor total, 50% será destinado ao rateio entre professores que constavam na folha de pagamento do município entre os anos de 2001 a 2006. Os outros 50% serão rateados entre os professores lotados entre 2007 e 2016. Também serão contemplados os professores temporários e os da Educação Infantil.

No entanto, para que os valores sejam devidamente pagos, é necessário que o Sindicato ratifique, em assembleia com a categoria, o acordo firmado na audiência realizada na tarde desta quarta-feira. Posteriormente, esse acordo será submetido à justiça para que seja homologado judicialmente. A partir disso, o Município vai fazer o pagamento a todos que tenham direito.

O acordo firmado hoje e que será posteriormente homologado na justiça, deixa a Prefeitura protegida e amparada juridicamente para realizar os pagamentos em conformidade com a Lei. Para Secretaria de Educação, Maria Loureto de Lima, a concretização desse acordo confirma a intenção da Gestão Arnon Bezerra que, desde o início das discussões, afirma que pagará os 60% para os professores, conforme a legislação que trata do assunto. “Isso nos dá uma tranquilidade muito grande, porque fizemos valer o que vínhamos falamos desde o início”, comenta a Secretária.

Arnon Bezerra planeja investir os 40% que é de direito da Prefeitura no Município de Juazeiro do Norte. “Isso deixa muito claro que o Município entendeu desde o início”, disse, referindo-se aos 60% que são de direito dos professores. Ele ainda acrescenta que os servidores terão os seus direitos assegurados, além dos recursos que serão investidos no Município.

O Professor Vitorino, da Escola Antonio Bezerra Monteiro, elogia a atitude do Prefeito Arnon Bezerra, por manter o diálogo até a solução do problema. “Com esta ação o Prefeito só conquista ainda mais a confiança dos profissionais da Educação. Ele deu sua palavra e com esta atitude confirma que podemos crescer ainda mais”, comenta o professor.

DN Cariri

Para livrar Temer, TSE cogita retirar do julgamento dados sobre a Odebrecht

Às vésperas do julgamento sobre a cassação da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer, ministros do Tribunal Superior Eleitoral passaram a cogitar a hipótese de excluir do processo todas as informações relacionadas às doações ilegais da Odebrecht. A manobra jogaria no lixo investigação realizada pela corregedoria do tribunal, enfraquecendo a acusação. Em consequência, os magistrados que resistem à ideia de interromper o mandato de Temer ganhariam um pretexto adicional para poupar o presidente do castigo mais draconiano.

A desidratação do processo interessa tanto a Temer, sujeito à cassação, quanto a Dilma, que corre o risco de se tornar inelegível. As defesas de ambos sustentam que, ao incluir nos autos depoimentos de Marcelo Odebrecht e do casal de marqueteiros João Santana e Monica Moura, o TSE teria cometido um pecado chamado tecnicamente de “extrapolação do objeto”. Quer dizer: o tribunal teria injetado no processo acusações que não constavam das ações originais, movidas pelo PSDB de Aécio Neves, candidato derrotado na disputa presidencial de 2014.

O que surpreende no caso não é o interesse dos advogados, mas a existência de ministros que se revelam nos subterrêneos propensos a engolir a tese. O julgamento será retomado na próxima terça-feira (6). E a novidade do expurgo da Odebrecht será apresentada como uma questão “preliminar”, que os sete ministros do TSE terão de decidir antes da leitura do voto do relator, ministro Herman Benjamin.

Homem Gol - Matheus Saldanha, goleiro do Ituano, filho natural de Acopiara. Curta e compartilhe os seus melhores momentos

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Bancada do PSDB na Câmara pede saída do governo

Enquanto bancada na Câmara pede saída do governo, bancada do Senado se reuniu com Aécio esta semana
Parlamentares do PSDB na Câmara dos Deputados pressionam a cúpula da legenda para decidir na terça-feira (6) primeiro dia do julgamento da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a saída do partido da base aliada. A proposta vem dos "cabeças pretas", ala mais jovem da bancada, mas também tem o apoio de deputados mais experientes, que avaliam não haver mais condição de a legenda continuar apoiando o governo, independentemente do resultado final do julgamento do TSE. A ideia é que o PSDB não espere a decisão da Corte para se posicionar.

De acordo com cálculos de tucanos, dos 46 deputados do partido, 27 são a favor de a legenda abandonar a base aliada de Temer e 12 estariam indecisos. Outros sete são contrários.

Os deputados que rejeitam a permanência no governo articulam uma votação na bancada para tratar do tema logo após a leitura do parecer do ministro Herman Benjamin, relator da ação na corte eleitoral. O grupo quer também buscar o apoio de senadores - cinco dos 11 teriam sinalizado ser a favor da saída. Além da votação, eles pressionam para que os ministros tucanos entreguem seus cargos.

Uol

Para presidente do PT, aliança com Ciro Gomes é possível

Resultado de imagem para rui falcão e ciro gomes
Prestes a deixar a presidência nacional do PT após seis anos, Rui Falcão comandará nos próximos dias o congresso nacional de um partido que, nas palavras dele, tenta se "recuperar".

Em pouco mais de três anos, o PT venceu sua quarta eleição presidencial consecutiva, foi afastado do poder pelo impeachment de 2016 e viu algumas de suas principais lideranças presas ou investigadas pela Operação Lava Jato. Em meio à crise política, o partido tenta emplacar a emenda constitucional que prevê eleições diretas caso o presidente Michel Temer deixe o poder, vista por críticos como um "atalho" para que Lula chegue à Presidência da República antes de ser condenado pelo juiz Sérgio Moro.

Em entrevista concedida ao UOL horas antes do início do congresso do PT, Falcão negou que a emenda das eleições diretas sejam uma "blindagem" a Lula, chamou o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), de "farsante", disse que a ascensão deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) é "ruim" para a democracia e que o partido estaria aberto a fazer uma composição com o pré-candidato Ciro Gomes (PDT) nas próximas eleições presidenciais.

UOL - O PT disse que o impeachment de Dilma Rousseff era uma violação à Constituição e o classificou como golpe. Agora, defende alterar essa mesma Constituição para convocar eleições diretas. Isso não seria uma incoerência? Um golpe?

Rui Falcão - Não. A Constituição já foi emendada várias vezes, inclusive para pior. Porque o Fernando Henrique Cardoso emendou a constituição para introduzir a reeleição, para acabar com o monopólio estatal da Petrobras e a pior mais recente é a 95 que congela o orçamento por 20 anos. A Constituição prevê a sua mudança. Não tem golpe nenhum em propor isso quando o país está mergulhado na corrupção, afunda na recessão e o desemprego atinge 14 milhões [de pessoas]. É absolutamente legítimo querer solucionar a crise ouvindo o povo.

Convocar eleições presidenciais neste contexto não paralisaria o país ainda mais?

Mas o país já está parado. A população vislumbra uma saída diferente. Um governo com legitimidade, não um governo usurpador. A única saída que a gente vê para começar a resolver os problemas do país são as eleições diretas. Há muitas propostas tramitando no Congresso Nacional que preveem as eleições diretas, mas a condição para que alguma delas se concretize é a saída do Temer, seja por renúncia, impeachment ou pelo julgamento do TSE. Se não for assim, aí é deposição. E aí, sim, seria golpe.

Como é que o sr. avalia as críticas de que esse posicionamento firme do PT em favor das eleições diretas seria, na realidade, uma tentativa de blindar o ex-presidente Lula?

Não tem nenhuma blindagem. Ele depôs um mês atrás. Os processos injustos, sem provas, continuam. E as eleições não blindam o Lula de nada. Os processos vão continuar. E nós nem estamos dizendo que ele é candidato.

Mas é o PT que anuncia o Lula como o único plano do partido para eleições diretas...

Nós iniciamos agora uma frente parlamentar pró-diretas, com PSB, PCdoB, PSOL, PT e a Rede ficou de analisar. Uma das coisas que nós falamos lá é: é um movimento interpartidário por diretas contra as reformas e não tem candidato. Ninguém está discutindo candidatura nessa fase. É tudo precipitado. Não tem eleição ainda. E mais importante que definir o nome do Lula [como candidato] é impedir que ele seja interditado. Seria antidemocrático você proibir, por meio de uma condenação, que ele seja candidato.

Considerando que a Operação Lava Jato hoje investiga o presidente Michel Temer e o ex-presidente nacional do PSDB (Aécio Neves), ainda há argumento para dizer que a operação é politicamente direcionada?

Estou dizendo que ela é bastante direcionada e continua a privilegiar as coisas que envolvem o PT. Se pegar a manchete do UOL, você vai ver (Falcão se refere a esta reportagem: "Desdobramento da Lava Jato em SP mira campanha de Haddad em 2012"). A Lava Jato se estendeu a São Paulo para investigar a campanha do [Fernando] Haddad na véspera do congresso do PT. Como sempre acontece. A Lava Jato saiu de uma fase seletiva e exclusiva para uma fase mais generalizada, mas em que o PT continua sendo priorizado. E, mais que direcionada ou não, a Lava Jato é uma operação que vem violando direitos e garantias constitucionais. Quase não tem habeas corpus, inverteram o ônus da prova, [ainda tem] as prisões provisórias continuadas e excessivas como disse o [ministro do STF] Gilmar Mendes, e a ideia de que provas ilegais podem ser validadas.

Na sua avaliação a Lava Jato tem mais erros que acertos?

Sim. Os mecanismos de apuração da corrupção, que são um fato positivo do país, nada disso foi criado pela Lava Jato. O combate à corrupção, que é uma coisa saudável, não decorre da Lava Jato. E mais, no curso dessas operações todas, o que está acontecendo é que os corruptores fazem acordo, ficam com boa parte do dinheiro e vão passear por aí no exterior. Então a corrupção continua. Estão isentando os corruptores e condenando alguns corruptos, além de condenar pessoas inocentes sem provas.

O PT vai apoiar o chamado acordão para anistiar a prática de caixa 2?

Eu desconheço esse tipo de acordo. O que me parece complicado é que todas as doações legais, que nós recebemos e registramos e resultaram na aprovação das nossas contas, agora são consideradas suspeitas porque alguém disse que aquela doação registrada é resultado de propina. Como é que o PT ou qualquer outro partido recebe uma doação, declara, e depois tudo isso é considerado propina? Você acha que o cara fala para você: "Olha...isso aqui é propina, tá?". O problema não está em legalizar ou não legalizar o caixa 2, mas em barrar essa tentativa de criminalizar as doações legais. Como é que prova que uma doação legal é propina? Só porque alguém disse que é?

Mas é justamente isso o que as investigações sustentam. Que o chamado petrolão aperfeiçoou o sistema de pagamento de propina transformando tudo em doação legal.

Mas como é que eu fico sabendo disso? Uma empresa doou para mim e eu recebi e declarei. Como vou saber que é propina? Se o agente dessa doação fez algum ato de corrupção, eu não posso ser culpabilizado por isso.

Vocês temem a delação de Antonio Palocci?

Primeiro, eu não sei se efetivamente ele estaria fazendo isso. O que eu vi é que ele fez uma declaração agora sobre compra do Banco Panamericano, envolvimento do BTG. Agora, não posso opinar sobre uma coisa que eu não conheço.

Mas, conhecendo o Palocci como o sr. conhece, uma delação dele decepcionaria o PT?

Ele foi ministro e tal. E não creio que ele tenha a dizer algo que possa comprometer o PT.

Vocês acreditam que uma eventual delação do Palocci possa causar um efeito dominó em relação a pessoas como João Vaccari Neto (ex-tesoureiro do PT), que também está preso?

O Vaccari está lá há praticamente dois anos. Não apareceu nenhuma prova material em relação às condenações. Ele já foi condenado injustamente e o advogado dele está com um pedido de habeas corpus tramitando no Supremo porque não faz sentido que ele ainda esteja preso. Ele não foi condenado em segunda instância e poderia estar solto ainda que com restrições, com o José Dirceu. Não se entende o motivo dessa prisão tão prolongada. Mas eu entendo. É porque ele ainda não falou nada. No caso dele, é mais uma prova, um indício de que as prisões prolongadas servem como coação para provocar delações.

O governo Temer criou um ministério para Moreira Franco e estuda reeditar uma MP, garantindo a ele o foro privilegiado. Em meio à revelação de que aliados faziam pressão pela troca do ministro da Justiça, o governo acabou mudando o comando do ministério. Mesmo assim, a reação nas ruas foi praticamente nula. Por que o senhor acha que a reação popular a essas medidas foi tão diferente daquela de quando Lula foi nomeado ministro do governo Dilma?

Porque tem uma mídia direcionada para isso.

Mas essa "culpa" seria só da mídia? As gravações envolvendo Temer foram amplamente divulgadas em todo o país por praticamente toda a mídia...

Passa também por setores do Judiciário... mas tem o que o Lula diz: foram 20 horas de "Jornal Nacional" contra ele em um ano. As coisas envolvendo o Temer e o Aécio saíram, mas de forma muito menos contínua, até porque a mídia, neste momento, está dividida. No caso da Dilma havia um movimento organizado, de entidades de classe, mobilizando para que ela caísse. Quase todas as grandes corporações se mobilizaram para derrubar a Dilma.

Por outro lado, as centrais sindicais de todo o país também se mobilizaram recentemente para protestar contra o presidente Temer.

Mas olha a diferença entre o poderio de Fiesp, CNI, CNA. As centrais não têm dinheiro a rodo para ficar comprando gente.

Entre os nomes mais cotados para uma disputa em 2018, João Doria e Jair Bolsonaro surgem como os candidatos "anti-Lula". Qual dos dois preocupa mais o PT?

Não temos preocupação com candidato. Em eleições democráticas, todo mundo pode se apresentar como candidato. O que nos preocupa em relação ao Bolsonaro é que ele defende ideias como a volta dos militares, o sexismo e o racismo, como já ficou demonstrado em vários pronunciamentos dele. Isso é ruim para o país. O Doria, por outro lado, é um farsante. Fala que não é político, que não é gestor, mas nenhum prefeito deixa de ser político. É uma concepção de política que não é legal para o país. A pessoa fica encobrindo sua condição política. E tem atitudes condenáveis como essa política higienista na cracolândia.

Vocês são muito orgulhosos de dizer que o PT seria o único partido orgânico e de militância do país. Como é que o PT chegou a 2017 com o Lula ainda sendo a única alternativa avaliada como viável do partido?

O PT está vindo de um processo de recuperação. Nunca deixamos de ser, só que agora com mais distância, o partido com mais popularidade do país. Quinze por cento no Datafolha e 20% no Vox Populi. E é incrível que isso aconteça porque, desde 2005, estamos sendo alvo de uma caçada implacável. Ainda assim, o PT sobrevive, cresce e tem respaldo na opinião pública. Isso se deve muito ao Lula, mas também a milhares de militantes espalhados pelo país. Que lutam, resistem, levam nossas propostas. O Lula é a maior expressão disso, mas também é produto disso. No momento devido, nós temos outras lideranças que poderão sucedê-lo. O Wellington Dias [governador do Piauí] é um governador que tem todo um prestígio no Estado dele. A geração dos Viana [Tião Viana, governador do Acre, e Jorge Viana, senador pelo mesmo Estado]. Temos grandes líderes regionais. Qualquer um desses pode ganhar protagonismo quando o Lula falecer ou coisa do tipo. É algo natural.

Mas, num momento tão crítico como esse, por que nenhuma dessas lideranças surge como uma alternativa ao Lula?

Não tem alternativa B porque não estamos descartando a alternativa A. Se não tivesse a alternativa A, a gente buscaria a alternativa B.

Qual seria?

Quando você fala qual seria o plano B, você está descartando o plano A.

É possível esperar que o PT se reinvente sendo comandado pelas mesmas lideranças?

Com relação ao financiamento empresarial, nós já abandonamos antes mesmo da decisão do STF. Foi um primeiro gesto dessa mudança. E estou há seis anos e quase três meses na presidência do PT, até hoje não tem nenhuma denúncia, investigação ao meu nome. Tem muitas mudanças que promovemos nesse período. É um processo de mudanças que com a nova direção deverá se acentuar. Vamos renovar a direção no sábado (3). Provavelmente, a [senadora] Gleisi Hoffmann (PR) vai presidir o PT. Será a primeira vez em 37 anos que uma mulher vai presidir o PT.

O PT está aberto a fazer uma composição com Ciro Gomes?

Num processo eleitoral democrático, você terá que apresentar um programa para o país. Inclusive o Lula terá que fazer isso. Os anos de 2017 ou 2018 não são 2003. O contexto é outro. Fomos vitimados por um golpe. Tem outras circunstâncias. Vamos ter que apresentar propostas para o futuro, mas revogando os entulhos aprovados no governo Temer. Isso precisa ser partilhado com outras forças e é nesse contexto que você vai discutir quem são suas alianças. Nesse contexto, uma pessoa como o Ciro pode compor uma aliança conosco.

Pelo que o senhor diz, diferentemente do discurso de 2003, que era na linha do "Lulinha paz e amor", o discurso agora seria o de ruptura?

Não. O termo ruptura causa muitos problemas. Ruptura pode ser entendida como quebra da ordem jurídica, como revolução e não é por aí. É uma revogação de atos que consideramos prejudiciais ao país, que são atos antidemocráticos e antinacionais como a mudança no regime de venda de terras para estrangeiros e a condução da Petrobras.

Muita gente critica o PT por não ter punido figuras como José Dirceu e João Vaccari apesar de eles já terem sido condenados pela Justiça. Como o senhor responde às críticas de que essa hesitação em punir militantes condenados envia uma mensagem de que o PT acolhe corruptos?

Sim, se as condenações fossem justas, mas elas são injustas e sem provas. E faço uma diferença aqui. O Delcídio não é mais do PT. E se ele não tivesse pedido para sair, ele teria sido expulso. E por que isso ocorreu? Porque ele cometeu transgressões por conta própria que o partido não podia admitir. Então, ninguém fez a defesa do Delcídio. É diferente do Vaccari, por exemplo.

Então a régua para medir se alguém vai ser punido ou não é...

Se ele for condenado justamente...

Mas o Delcídio nem sequer foi condenado.

Porque fez delação.

Então a régua é essa?

Sim. Ele fez uma delação admitindo fatos criminosos que impediam que ele continuasse no PT. O José Dirceu e o Vaccari não propuseram suborno para ninguém. Não tentaram obstruir a Justiça. Não tem uma prova material. Contra o Delcídio tinha provas.

Na medida em que Lula envelheça, como é que o PT vê a possibilidade de se transformar no PTB de Getúlio Vargas, que definhou após a morte daquele que foi o seu maior líder?

Não há a menor possibilidade de se fazer essa comparação. São partidos estruturados de forma diferente. O PTB nunca teve a organicidade do PT, nunca teve a militância do PT, o Getúlio nunca foi uma liderança como o Lula. É uma comparação que não faz sentido.

Uol

Prefeitura de Crateús exonera 17 agentes públicos por nepotismo. E a Prefeitura de Acopiara?

O prefeito de Crateús, Marcelo Machado, entregou ao Ministério Público do Estado do Ceará, na ultima terça-feira, os documentos que comprovam a exoneração de cinco ocupantes de cargos comissionados e funções de confiança no município. Estas dispensas somam-se a outros 12 afastamentos realizados no início deste mês, todos em cumprimento à recomendação expedida pelas Promotorias de Justiça da Comarca de Crateús, com o objetivo de combater a prática do nepotismo.

Segundo os promotores de Justiça Flávio Bezerra, Francisco Ivan de Sousa e Lázaro Santana, desde 2016, eles vêm apurando a então corriqueira prática da nomeação ilícita para diversos cargos da Administração Pública de pessoas que possuem relação de parentesco com outros ocupantes de cargos comissionados, funções de confiança e cargos políticos no município de Crateús.

Justiça bloqueia R$ 800 milhões de Joesley Batista

Joesley
A 5.ª Vara Federal Cível em São Paulo determinou, por meio de liminar, o bloqueio de R$ 800 milhões das contas de Joesley Batista, um dos donos da empresa JBS, referente ao suposto lucro obtido com a venda de dólares às vésperas da divulgação da gravação com o presidente Michel Temer. A decisão é do juiz federal Tiago Bitencourt De David em uma ação popular.

De acordo com os autores da ação, Joesley e seu irmão Wesley Batista, bem como os diretores da JBS S.A. e da J&F teriam praticado o crime de insider trading ao utilizarem informação privilegiada para comprar cerca de US$ 1 bilhão às vésperas da divulgação da gravação do diálogo entre Joesley e o presidente.

Além disso, acusam os irmãos Batista de venderem o equivalente a R$ 327,4 milhões em ações da JBS no mês de abril, época em que já colaboravam com as investigações que culminaram com a Operação Patmos - que mira Temer, seu ex-assessor Rocha Loures e o senador Aécio Neves (PSDB/MG).

Os autores da ação popular sustentam que a empresa obteve um acréscimo superior a 4000% em seu faturamento graças a créditos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Na decisão, o juiz ressalta que a ação popular representa um instrumento de proteção da moralidade pública e de outros bens constitucionalmente prestigiados e "serve, ainda, à proteção da ordem econômica - em tese afetada pela aquisição de dólares e lucro com a operação em decorrência de informação privilegiada. Note-se, ainda, que a moralidade administrativa e o patrimônio público teriam sido, ao menos em tese, afetados por empréstimos subsidiados pelo BNDES a justificar o crescimento patrimonial exponencial dos réus".

Os autores haviam pedido liminarmente o bloqueio de R$ 10 bilhões das contas correntes da pessoa jurídica de todos os réus e, em sede definitiva, postulam o pagamento de R$ 15 bilhões. A decisão, contudo, deferiu parcialmente a tutela para bloquear apenas os valores de Joesley Batista, relativo ao suposto lucro obtido com a venda de dólares. Tiago Bitencourt considerou a necessidade de adotar-se a medida adequada e necessária menos restritiva possível, especialmente diante dos empregos e da aparente solidez das empresas rés.

"Dado o protagonismo aparente do demandado Joesley Mendonça Batista e de sua saída do país, a medida cautelar é contra o mesmo dirigida neste momento inicial, ressalvada a hipótese de fato superveniente que imponha reconsideração e modificação da medida, inclusive para alcançar outros demandados na hipótese de insuficiência patrimonial", afirma o magistrado. (JSM)

Defesa

"A JBS informa que não tem conhecimento sobre o processo e que também não foi citada."

DN Online

Tasso diz que adiamento do julgamento sobre a cassação da chapa Dilma/Temer 'não é bom'

tassoAtual presidente interino do PSDB e um dos principais nomes para disputar a Presidência da República em uma eventual eleição indireta, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) afirmou, nesta quinta-feira (1º), que um novo adiamento do julgamento sobre a cassação da chama Dilma/Temer, marcado para a próxima terça-feira (6), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), "não é bom" para o País.

De acordo com o senador, o ideal seria que a decisão do Tribunal saia "logo", tendo em vista que o "País tem que tomar decisões, para um lado ou para o outro", destacou. O adiamento da decisão sobre a chapa Dilma/Temer pode ocorrer caso um dos ministros do TSE solicite vista na sessão, por entender que precisa de mais tempo para analisar o processo.

A ação que pede a cassação da chapa que elegeu, em 2014, Dilma Rousseff e Michel Temer, foi protocolada pelo próprio PSDB, que alega que a campanha cometeu abuso de poder político e econômico, além de receber propina, o que é negado pelos advogados da defesa.

"A economia fica parada em função dessa falta de decisões políticas. Portanto, qualquer decisão que venha, é necessário que seja logo", afirmou Tasso Jereissati.

Crise pode influenciar

No último mês de maio, ministros do TSE, ouvidos reservadamente, consideram que a governabilidade do presidente Michel Temer, alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF), será levada em conta no julgamento da chapa Dilma/Temer. Para eles, o quadro político e econômico do País dará até lá um cenário sobre o futuro do governo.

O julgamento é visto por partidos da base como um marco que vai definir a permanência ou não do peemedebista no Planalto. Em março, magistrados já apontavam reservadamente que a estabilidade política seria levada em conta no julgamento no TSE.

A expectativa sempre foi a de que o ministro Herman Benjamin, relator da ação, votasse a favor da cassação da chapa, sendo acompanhado por Rosa Weber. Já os demais ministros considerariam a estabilidade política e tenderiam a salvar Temer, mas a delação da JBS lançou incerteza sobre o julgamento.

Atualmente, apenas dois votos são considerados certos a favor da sobrevivência política de Temer - os de Gilmar e de Napoleão Nunes, que já indicou a colegas que pode pedir vista (mais tempo para análise), o que retardaria o desfecho do caso. Nesse cenário, os votos de Admar Gonzaga, Tarcisio Vieira e Luiz Fux seriam determinantes para selar o resultado do julgamento.

DN Online

Estágio: Caixa Econômica recebe inscrições para vagas no Ceará até R$ 1 mil

CEF
A Caixa Econômica Federal (CEF) inscreve, através do CIEE, até o dia 31 de julho para vagas de estágio no Ceará e e outros 17 estados. A jornada de trabalho é de 5 horas por dia, totalizando 25 horas semanais.

O valor da bolsa-auxílio varia de R$ 500,00 a R$ 1000,00, conforme escolaridade. Os selecionados receberão ainda auxílio-transporte de R$ 130,00.

Há oportunidades para estudantes em quatro níveis de escolaridade:

* alunos do ensino médio regular;
* alunos que cursam Educação de Jovens e Adultos (EJA);
* estudantes de cursos técnicos nas áreas de Administração, Finanças e Secretariado;
* universitários para o curso de Direito, do 7º ao 9º semestre.
* O processo seletivo preencherá vagas de estágio em regiões que não possuem candidatos aprovados na lista de classificação dos processos anteriores.

DN Online

Hospital público no CE abre 651 vagas com salários até R$ 8,4 mil

foto
Seguem até 4 de junho as inscrições para o processo seletivo com 651 vagas para o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara, em Fortaleza. Ao todo, são 23 funções contempladas com níveis Fundamental, Médio e Superior.

As remunerações variam de R$ 937,00 a R$ 8.433,00. Das 651 oportunidades, 370 são para vagas de nível Superior; 230 são para vagas de nível Médio e 51 para Fundamental. Há ainda formação de cadastro de reserva.

As taxas de inscrição são de R$ 40,00 a R$ 120,00 com data prevista para as provas objetivas para o dia 25 de junho.

O edital publicado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) selecionará candidatos para o preenchimento de vagas do quadro de funcionários do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA).

FOTO

DN Online

MEC adia para 16 de junho prazo para renovação do Fies

O prazo para renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que terminaria ontem (31), foi adiado para o dia 16 de junho. Cerca de 1,28 milhão de estudantes devem realizar o aditamento neste semestre. Até a manhã desta quarta-feira, 1,05 milhão de contratos tinham sido renovados.

Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), o prazo foi prorrogado "para que nenhum estudante seja prejudicado".

O aditamento dever ser feito no Sistema Informatizado do Fies (SisFies). Durante a manhã de hoje, o sistema estava fora do ar. Em nota, o MEC informou que o sistema enfrenta problemas técnicos e voltará a funcionar amanhã (1º), às 18h. Segundo o ministério, nenhum estudante será prejudicado.

Os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas faculdades e, em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas instituições no SisFies.

No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao agente financeiro (Banco do Brasil ou Caixa) para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.

Câmara Federal aprova projeto que regulamenta a realização de vaquejadas

Resultado de imagem para vaquejada
A Câmara dos Deputados aprovou na noite dessa quarta-feira, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que regulamenta a prática da vaquejada. Foram 373 votos a favor, 50 contra e seis abstenções. A PEC já passou pelo Senado e será enviada para promulgação pelo Congresso Nacional. Caberá ao presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB), promulgar a emenda constitucional.

‘’É uma conquista para os cearenses, para os nordestinos, que acompanhavam com atenção a votação desse projeto. A vaquejada faz parte da nossa história, da nossa cultura, movimenta a economia no campo e nas cidades’’, disse o deputado federal Danilo Forte (PSB), um dos primeiros parlamentares a se opor à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerava ilegal a prática da vaquejada.

A promulgação deve ser feita nos próximos dias. A PEC viabiliza a vaquejada, ao incluir na Constituição Federal que “não são cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais”. Antes da PEC, a Câmara e o Senado aprovaram, no mês de novembro do ano passado, projeto que transformou a vaquejada e o rodeio em manifestação cultural e patrimônios imateriais do Brasil. A lei já foi sancionada pelo presidente Michel Temer.

A regulamentação da vaquejada por meio da PEC foi aprovada com o apoio principalmente de parlamentares das bancadas do Nordeste, onde a prática é mais comum. A aprovação da matéria foi uma resposta do Legislativo à recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou a prática ilegal em decorrência da crueldade contra os animais.