segunda-feira, 29 de maio de 2017

Aquífero descoberto em Iguatu pode abastecer todo o município no período de seca

Resultado de imagem para Aquífero
Uma boa notícia para os moradores da cidade de Iguatu: um aquífero foi encontrado por geólogos na localidade Várzea da Lama, e pode ser usado para abastecer o município, como explica a reportagem da Rede Jangadeiro FM.

Aquífero é um local com formação geológica, que possui rochas porosas e permeáveis, ou seja, com fraturas, capazes de captar e armazenar água subterrânea. Esses reservatórios móveis abastecem rios e poços artesianos e podem ser utilizadas como fonte de água para consumo humano.

Na região do Cariri, por exemplo, existe um aquífero localizado na chapada do Araripe, que abastece a cidade do Crato.

O secretario de Agricultura e Pecuária do município, Hildebrando Barreto, explica que o manancial acumula bastante água de boa qualidade, e que por isso tem condições de abastecer a cidade de Iguatu em 2018, caso não haja recarga suficiente no açude Trussu, principal reservatório que abastece o município e que está hoje com pouco mais de 12% de água.

“É um aquífero com lençol freático muito bom. Consiste em um elevado volume de arenito onde se acumula bastante água, onde a rocha é bem profunda. Os primeiros estudos indicam que esse aquífero é de uma dimensão bem considerável, e que tem condições de abastecer a sede do município de Iguatu, caso haja necessidade”.

Segundo o secretario Hildernando, o aquífero foi encontrado por moradores da região e geólogos que estudam a situação do local. Se a quadra chuvosa realmente não for boa, em 2018, a alternativa será a construção poços profundos para captação da água do aquífero para abastecimento das comunidades. Cada poço pode chegar a receber 80 mil litros de água por hora.

“O aquífero foi identificado, pois já tínhamos uma ideia pelos depoimentos. Posteriormente nós pedimos o estudo geológico, para conhecer o material que existia ali e ver a qualidade da água. Esse mapeamento está sendo feito, haverá um aprofundamento maior desse estudo. Mas nós já podemos garantir que o aquífero é profundo e com grande vazão”.

As precipitações do fim da quadra chuvosa têm se mantido bastante fracas em Iguatu e bem abaixo da média, como o mês de abril, quando a Funceme registrou 128 milímetros, enquanto que o normal é de 201. O melhor período foi março, quando as chuvas ficaram 31,4% acima da média, que é de 219 milímetros. A região registrou 288 milímetros.

Tribuna do Ceará

TSE não é joguete nas mãos do governo, diz Gilmar Mendes

São Paulo SP Brasil 03 04 2017 O Ministro Gilmar Mendes durante aula de - Ação direta de inconstitucionalidade no bairro da Bela Vista São Paulo Jorge Araujo Folhapress 703 ORG XMIT: XXX
O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal) e que também preside o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), afirmou nesta segunda-feira (29) à Folha que "o TSE não é joguete nas mãos do governo".

Mendes reage às informações, volta e meia divulgadas pela imprensa, de que ministros da corte eleitoral poderiam pedir vista do processo que pode levar à cassação do presidente Michel Temer para dar sobrevida a ele.

Ele acredita que as informações são repassadas aos jornalistas por integrantes da equipe de Temer.
"Fontes do Palácio do Planalto ficam palpitando, dizendo à imprensa como os ministros do TSE vão votar, se vai ter pedido de vista, se não vai ter", diz ele.

"Isso me irrita profundamente. Eles não sabem absolutamente nada do que ocorre no tribunal. Não cuidam nem sequer de seu ofício. Se fizessem isso, não estariam metidos nessa imensa crise", segue o ministro.

"As fontes do Planalto são outro ramo das Organizações Tabajara, que é no que se transformou o Brasil", afirma ainda o magistrado.

Ao dar palpite indevido, segue Mendes, "essas fontes tumultuam um julgamento que já é dificílimo. Num julgamento complexo é normal pedir vista. Mas, se alguém fizer isso, não será a pedido do Palácio."

"Ficam alimentando especulações indevidas na imprensa. Agem como se o TSE fosse um departamento do governo. Repito: o TSE não é um departamento do governo", finaliza o magistrado.

Folha de S.Paulo

Quixelô: Secretário da Educação, Vlaudemir Ribeiro, faz esclarecimentos importantes para os professores da rede municipal de ensino

Verdades que você não sabia sobre os direitos conquistados dos professores



60% dos recursos do FUNDB são utilizados para pagamento dos professores


Porque não foi possível um reajuste maior do que 4% para os professores da rede municipal de ensino? Entenda!

Prefeita de Quixelô, Fátima Gomes, inaugura Unidade Básica de Saúde na sede do município

A população de Quixelô, foi agraciada com uma Unidade Básica de Saúde novinha e equipada. A inauguração ocorreu na noite da última sexta-feira (26), com participação da prefeita Fátima Gomes, do vice Jackson Melo, do senador Pimentel, dos deputados estadual e federal Elmano de Freitas e José Airton, respectivamente, do secretário da Saúde de Iguatu, Marcelo Sobreira (representou a deputada estadual Mirian Sobreira), vereadores, secretários municipais e familiares do senhor Luis Joaquim do Nascimento, nome do novo prédio público.
Os discursos das autoridades foram de agradecimentos a população pelo apoio prestado até agora a administração. O secretário da Saúde de Quixelô, por exemplo, Rílson Andrade, resumiu o momento com apenas uma palavra. "Gratidão".
Outras duas novas Unidades Básicas de Saúde serão entregues nos próximos meses pela prefeita Fátima Gomes. 
Ela enfatizou o apoio que vem recebendo do senador Pimentel, dos deputados José Airton, Elmano de Freitas e Mirian Sobreira, para conseguir implementar essas grandes ações em seu município.
A família do homenageado, também se pronunciou e agradeceu a prefeita pela lembrança ao denominar a Unidade Básica de Saúde de Luis Joaquim do Nascimento, homem simples, mas que prestou relevantes serviços a comunidade quixeloense.

Prefeita de Quixelô (CE) concede entrevista a Rádio Jornal de Iguatu e presta conta do seu trabalho

 
A prefeita de Quixelô (CE), Fátima Gomes, o vice-prefeito Jackson Melo e vereadores de sua base aliada concederam na última sexta-feira, uma entrevista, ao vivo, a Rádio Jornal de Iguatu. Durante quase uma hora, a prefeita fez um balanço desses primeiros meses de administração e das dificuldades por conta da crise que assola o País. 
Fátima Gomes (PT) é considerada uma das melhores prefeitas do Estado do Ceará por tudo que tem feito em prol do povo. 
Quixelô é um município com poucos recursos financeiros, mesmo assim, a prefeita tem conseguido fazer obras importantes, além de manter os pagamentos de servidores e fornecedores em dia. 
Ela conta que a receita é simples para fazer um bom governo. "Não roubo e não permito que roubem o dinheiro do povo. Por outro lado conto com uma câmara de vereadores amiga que tem me ajudado muito na aprovação dos grandes projetos", disse Fátima. 
O ex-prefeito, ex-deputado e atual secretário da Saúde de Iguatu, Dr. Marcelo Sobreira também participou da entrevista e parabenizou a prefeita Fátima Gomes pela grande administração desenvolvida em Quixelô.

Prefeito de Jucás (CE) mostra o que é ter respeito pelo povo do seu município

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas
O prefeito Raimundo Luna Neto (PDT) postou na sua conta de facebook uma nota para os usuários do Cartão Mais Cidadão, no município de Jucás (CE), principalmente para aqueles que têm exames de ultrassonografias agendadas para a próxima quarta-feira (31), com o médico Dr. Joab Soares Lima, no Hospital José Facundo Filho. 

"Informamos que devido a um defeito no equipamento que produz os exames, os pacientes agendados devem comparecer a sede do Mais Cidadão, às 7 horas da manhã do dia 31, para serem conduzidos gratuitamente para Iguatu, onde farão seus exames numa clínica particular sem nenhum custo para a pessoa. O transporte também será custeado pela Prefeitura. O nosso objetivo é zerar a fila de exames de ultrassonografias em Jucás", disse o prefeito Luna Neto.

Começam nesta segunda-feira (29) as inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

Começam nesta segunda-feira (29) as inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As vagas estão disponíveis para consulta na página do Sisu. As inscrições vão até dia 1º de junho.

Na hora da inscrição, os candidatos podem escolher até dois cursos por ordem de preferência. Até o final do período de inscrição, o estudante poderá alterar a opção de curso. Também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência ou pelo sistema de cotas destinadas a estudantes de escolas públicas ou a vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.

Uma vez por dia o Ministério da Educação divulga a nota de corte de cada curso de acordo com as inscrições feitas até aquele o momento e a classificação parcial do candidato na opção de curso escolhida.

Ao todo serão ofertadas 51.913 vagas em 1.462 cursos de 63 instituições de ensino, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais. O número de vagas reduziu em relação ao ano passado, quando, no segundo semestre, foram ofertadas 56.422 vagas em 65 instituições públicas de ensino superior. A oferta depende da adesão das instituições públicas de ensino superior, que neste ano ficou aberta até o dia 19 de maio.

Neste processo, valerá a nota do Enem 2016. Para participar, os candidatos não podem ter tirado zero na redação do Enem. Ao todo, mais de 6,1 milhões fizeram o Enem no ano passado.

O Sisu terá uma única chamada, e a divulgação do resultado está prevista para o dia 5 de junho. Também nesta data será aberta a lista de espera, que permanecerá disponível até 19 de junho.

As matrículas serão do dia 9 ao dia 13 de junho e a convocação da lista de espera será feita a partir do dia 26 de junho.

O POVO Online

Fim de relacionamento leva homem a tirar a própria vida na zona rural de Iguatu

O plantão de polícia registrou na noite de ontem, 28, um suicídio na localidade de Barreira, distante 20 km da sede urbana de Iguatu. 

O nome da vítima não foi revelado. Ela disparou um tiro de espingarda no próprio peito tendo morte imediata. O fim de um relacionamento teria provocado a morte.

Eventual sucessor, Maia é alvo de três investigações

maia
Primeiro na linha sucessória em caso de queda do presidente Michel Temer, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), é um nome que agrada ao mercado. Ele responde, porém, a três inquéritos que apuram suspeitas de uso do mandato para favorecer empresas.

Nas três investigações, em curso no Supremo Tribunal Federal, ele é suspeito de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por supostos recebimentos de propina para beneficiar o grupo Odebrecht e a OAS por meio de medidas provisórias -o que ele nega.

Se Temer sair do Planalto, Maia terá 30 dias à frente da Presidência enquanto convoca eleição. Entre pares e empresários, há quem o defenda como candidato em uma provável disputa indireta.

Maia ainda não é réu. A mais adiantada das investigações, iniciada no ano passado, foi concluída pela Polícia Federal em fevereiro e está sob sigilo. Cabe agora à Procuradoria-Geral da República denunciá-lo ao STF, o que pode torná-lo réu.

Nesse caso, Maia é suspeito de levar R$ 1 milhão da OAS para atuar em prol da empreiteira na Câmara. O inquérito foi instaurado com base em mensagens no celular de Léo Pinheiro, dono da OAS.

"A doação de 250 vai entrar?" era uma das mensagens, cujo remetente foi identificado como Maia, em 17 de setembro de 2014. Antes, Pinheiro encaminhara a um desconhecido uma mensagem supostamente vinda de Maia. "Saiu MP nova. Trata de programa de desenvolvimento da aviação regional. Prazo de emenda até 8/8." "Vamos preparar emendas."

Em 30 de julho daquele ano, Maia propôs emenda à MP 652. Sob justificativa de promover "isonomia", ele defendeu ser preciso combater a "dualidade de tratamento" entre aeroportos sob gestão da estatal Infraero e de concessionárias privadas, a fim de equiparar impostos. A OAS integra consórcio que atua no aeroporto de Guarulhos.

Os outros dois inquéritos derivaram das delações da Odebrecht e foram instaurados em abril por decisão do ministro do STF Edson Fachin.

Em um, apuram-se os relatos de dois delatores, Benedicto Júnior e João Borba Filho, de que Maia recebeu repasses não declarados em 2008 e 2010 a pretexto de doação para campanha.

Em 2008, Maia e seu pai, Cesar Maia, com quem Benedicto Júnior disse ter boa relação, teriam pedido e recebido R$ 350 mil ilicitamente. Como eles não foram candidatos naquele ano, o dinheiro, segundo o delator, foi usado para ajudar aliados no Rio.

Já em 2010, o delator contou que Maia pediu R$ 600 mil para a campanha derrotada de seu pai ao Senado. Conforme a investigação, já foram encontrados registros de repasses ilícitos de R$ 400 mil no sistema do "departamento de propina" da Odebrecht, onde o deputado era apelidado de "Botafogo".

Os delatores também entregaram o assessor supostamente indicado por Maia para receber em dinheiro vivo, João Marcos Albuquerque, e os endereços dos encontros.

"Vale mencionar que Rodrigo Maia, em sua atuação parlamentar, apresentou contrapartidas aos pagamentos ilícitos feitos pela Odebrecht", afirmou a PGR, referindo-se ao terceiro inquérito.

Nele, Maia é suspeito de receber R$ 100 mil para ajudar a garantir a aprovação de uma MP em 2013 que beneficiava a Brakem, do grupo Odebrecht. A MP foi aprovada. Segundo a apuração, há nos registros da empreiteira indicação de R$ 100 mil a Maia em 10 de outubro daquele ano.

Agência Brasil

PF vai reforçar investigações nas prefeituras do Interior do Ceará

Image-1-Artigo-2248095-1No momento em que a "Operação Lava-Jato" apura crimes financeiros cometidos no topo da política brasileira e atrai as atenções de todo o País, a Polícia Federal (PF) também irá intensificar o combate à corrupção em nível municipal. As investigações de desvios de recursos públicos nas prefeituras serão reforçadas em todos os estados brasileiros, inclusive no Ceará, conforme representantes nacionais da Instituição.

A necessidade de aumentar as investigações revela uma preocupação do Serviço de Repressão a Desvios de Recursos Públicos (SRDP), situado na Sede da PF, em Brasília, a respeito dos esquemas montados para investir contra as prefeituras. "Hoje, temos uma preocupação muito grande com o nível municipal, onde verificamos que há um certo descuido por parte dos órgãos [fiscalizadores]. O foco maior está sendo a 'Lava-Jato', então identificamos que isso gerou uma certa liberdade para os municípios e, às vezes, alguma questão de desvio não está sendo tratada da forma que achamos que deveria estar sendo", declarou o chefe da SRDP, delegado federal Rolando Alexandre de Souza.

Um dos delegados de Combate à Corrupção (Delecor) do Ceará, Joécio de Holanda, conta que a corrupção que se alastra pelo Interior do Estado se dá principalmente por meio de licitações fraudulentas. "As organizações criminosas constituem 'empresas de fachada' para participarem das licitações. A fraude, normalmente, acontece em um conluio da iniciativa privada com o poder público e possibilita a contratação ilegal. Daí vêm os superfaturamentos e os consequentes desvios. Quando se faz um conluio desses, evidentemente, cada um sai ganhando uma parte", detalha.

Conforme Joécio Holanda, muitas vezes, as várias empresas que concorrem em uma licitação foram abertas pela mesma quadrilha, mas nenhuma tem capacidade operacional, empregados ou mesmo sede física. O delegado afirma, ainda, que as comissões de licitações das prefeituras são formadas por pessoas consideradas de confiança dos gestores, mas que, na maioria dos casos, não têm conhecimento jurídico para analisarem os contratos.

O chefe da Divisão de Repressão a Crimes Financeiros (DFIN), delegado João Vianey Xavier Filho, lembra que as delegacias que apuram crimes financeiros e corrupção em todo o Brasil têm vários inquéritos contra prefeituras por apurar e que a intensificação de operações pode ser aguardada, pela população, nos próximos anos.

"Temos muito serviço na fila, em andamento ou aguardando o melhor momento para ser iniciado. Às vezes, são questões de oportunidade para se iniciar a investigação, mas existem muitas coisas acontecendo e desdobramentos de operações de destaque ainda estão surgindo. Então, são anos e anos pela frente de muito trabalho já garantido, fora o que venha a surgir", revelou o delegado.

João Vianey Filho afirma que esses crimes decorrentes das fraudes nas Prefeituras, geralmente, são acompanhados de outros, como a lavagem de dinheiro. As práticas ilícitas incluem até o envio do dinheiro desviado em nível municipal para o exterior.

"É muito comum, principalmente quando se tem crimes de desvio, os investigados precisarem 'esquentar' o dinheiro proveniente de qualquer espécie de propina ou superfaturamento. É muito usada a figura de 'doleiros', hoje chamados de operadores financeiros. Eles fazem operações de troca de moedas, em grande, média ou pequena quantidade, para que o dinheiro desapareça no Brasil e surja em outro País, que tem políticas de paraíso fiscal. Isso se aplica em qualquer nível de corrupção e crimes financeiros, inclusive municipal", completa João Vianey.

Consequências

Segundo o chefe do SRDP, Rolando de Souza, os órgãos fiscalizadores têm dificuldades para apurar desvios de recursos em nível municipal, principalmente em cidades do Interior. A consequência da corrupção é a deterioração dos serviços públicos que devem ser ofertados para a população desses municípios. "Na conta, falta muito. As pessoas morrem nas filas de hospitais, não têm sala de aula para estudar, porque o dinheiro chega, mas não é aplicado onde deveria".

Joécio de Holanda ratifica que as áreas mais afetadas pelos esquemas de corrupção são Saúde e Educação, por recebem repasses de altos valores. "A corrupção é um dos crimes mais graves, senão o mais grave. As consequências da corrupção sistêmica no Brasil são desastrosas. Esse abismo que existe entre as poucas pessoas que têm muito poder aquisitivo e a grande maioria da população brasileira é uma consequência direta da corrupção", ressaltou.

Conscientização

João Vianey Filho espera que as grandes operações realizadas no País tenham o papel de 'conscientizar' outros agentes públicos a não se corromperem. "O desafio é, a partir dessa atuação, ter um reflexo pedagógico, frente à sociedade para que fique claro que a eventual conduta delituosa vai ter uma consequência, isso é muito importante para que haja uma reversão do quadro criminoso. Se quem está delinquindo tiver a certeza que isso vai gerar uma repercussão negativa, que ele vai ser investigado e virá a ser preso, processado e eventualmente condenado, ajudará muito na redução dos casos", afirma.

Joécio Holanda diz que acredita está havendo uma mudança de postura da sociedade, no enfrentamento à corrupção. "Acho que está havendo uma mudança gradual de cultura, entendimento e percepção da corrupção pelo povo. E a identificação do que se entende por criminoso também, porque essas pessoas [políticos e empresários] não eram identificadas como criminosas", acrescentou o delegado.

Falta de efetivo especializado na área dificulta apurações
A insuficiência de efetivo da Polícia Federal dificulta o monitoramento de todos os municípios e a execução de mais operações de combate à corrupção a nível municipal, em todo o Brasil, segundo o chefe da Divisão de Repressão a Crimes Financeiros (DFIN), João Vianey.

"É o velho problema de cobertor curto. Temos um número de policiais, que é mais reduzido ainda quando você leva em consideração a necessidade de especialização para atuação na área, pois são crimes complexos, que exigem análise bancária, financeira, patrimonial e de documentos. E, por falta de efetivo e de recurso, acabamos focando muito nas grandes fraudes", revela o delegado.

A PF é responsável por apurar o crime quando há desvio de recursos federais que, normalmente, são repassados em maior volume para os municípios do que os recursos estaduais. De acordo com Joécio, as investigações partem de notícias-crime recebidas pela Polícia, através de denúncias da população ou de informações que são apuradas e contestadas pelos órgãos fiscalizadores, como a Controladoria Geral da União (CGU) e os Tribunais de Contas da União (TCU), Estado (TCE) e Municípios (TCM).

Além da contribuição externa, a PF acompanha as suspeitas de desvios de recursos por mecanismos próprios. "Temos sistemas de investigação e vários bancos de dados que nos ajudam no que a gente chama de 'proatividade'. É a própria Polícia buscando a áreas sensíveis, onde imaginamos que os desvios podem ser mais volumosos, para que possamos concentrar nossos esforços, que são limitados", conta o delegado Joécio de Holanda.


O primeiro ano da Delegacia de Combate à Corrupção (Delecor) da Superintendência Regional da Polícia Federal do Ceará foi marcado por uma operação em que foram presos 10 suspeitos de participar de um esquema que desviou, pelo menos, R$ 10 milhões de recursos públicos, em três Prefeituras do Ceará: Itapipoca, Pacajus e Ocara. A 'Operação Três Climas' foi deflagrada em 7 de dezembro.

Entre os presos estava o prefeito eleito do município de Mulungu, Robert Viana Leitão (PMN), que seria diplomado no mesmo dia em que foi levado à sede da PF, por força de um mandado de prisão preventiva. De acordo com a investigação, conduzida pelo delegado Joécio de Holanda, o prefeito eleito era sócio de uma empresa que participou de licitações fraudulentas, que desviaram dinheiro de fundos destinados à educação básica e ao transporte escolar, em contratos firmados entre 2012 e 2015.

Robert Viana foi solto no dia 30 de dezembro último, por uma liminar expedida pelo desembargador Ivan Lira de Carvalho, mas ele responde ao processo em liberdade.

Outras nove pessoas foram presas, 24 mandados de busca e apreensão e seis de condução coercitiva foram cumpridos pela PF durante a Operação. O delegado Joécio ressaltou, na época, que as fraudes das licitações eram 'evidentes'. "As licitações foram grosseiramente fraudadas. Não foi difícil identificar. Vários atos de um mesmo processo licitatório foram datados em um mesmo dia. Coisas denotativas que eram voltadas para empresas específicas".

Diário do Nordeste

Morre aos 70 anos, dona Francisca Iris Amorim Albuquerque

Faleceu na noite de ontem (28), no Hospital Regional de Iguatu, a acopiarense Francisca Iris Amorim Albuquerque, 70 anos. Há dias ela estava com problemas de saúde. Na tarde de ontem ela passou mal foi socorrida ao Hospital Geral e em seguida transferida para o regional de Iguatu, onde veio a óbito. 

O corpo está sendo velado em sua residência na rua Manoel José com avenida Paulino Félix e o sepultamento está previsto para às 17 horas de hoje, no cemitério Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Antes haverá celebração na Igreja Matriz. Pêsames a família!

Proposta de eleições diretas é rejeitada pelas maiores bancadas do Congresso

Levantamento publicado pelo jornal Folha de São Paulo, mostra que a maioria das bancadas do Congresso Nacional é contrária a mudar a Constituição para convocar eleições diretas caso o presidente Michel Temer deixe o poder. Foram ouvidos líderes dos dez maiores partidos da Câmara e do Senado, que reúnem 72 senadores (89% do total) e 397 deputados (77%).

A oposição não representa nem 30% das dez maiores bancadas. Para alterar a Constituição, é necessário o apoio de pelo menos 60% dos parlamentares em cada Casa.

O presidente interino do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), disse que mudar a constituição, neste momento seria casuísmo. O PSDB já definiu posição unificada contra às Diretas neste ano.

Pelas regras atuais, a escolha do sucessor de Temer, caso ele venha a deixar o cargo, será feita pelos 594 parlamentares em eleição indireta a ser realizada 30 dias após a vacância do posto.

Há em discussão duas PECs que tratam das diretas já, ambas em estágio inicial de tramitação. Na Câmara, a oposição não conseguiu sequer iniciar a discussão da proposta de autoria do deputado Miro Teixeira (Rede-RJ). No Senado, também na CCJ, a PEC de autoria de Reguffe (sem partido-DF) também não foi votada, apenas lida.

Nos bastidores, governistas tem chamado a proposta de “PEC do Lula”. O raciocínio é o de que, fora uma onda a favor de alguém que se apresente “de fora da política”, o petista larga na frente. Apesar de ser réu em cinco ações penais, Lula lidera a corrida com 30% das intenções de voto segundo a última pesquisa do Datafolha.

Ceará Agora

São Gonçalo (CE) registra chuva mais forte do mês de maio

CHUVA EM FORTALEZA
O fim da quadra chuvosa no Ceará vem trazendo um bom volume de precipitações. No intervalo de 7h deste domingo até as primeiras horas desta segunda-feira (29), a cidade de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana , registrou o maior volume do mês: 118mm.

Além do recorde do mês de maio, São Gonçalo do Amarante também tem o maior volume acumulado entre as cidades do Ceará. Até este fim de semana, o município acumulava 118 milímetros, o que representa um desvio positivo de 61% acima da média histórica. Considerando somente a média, a cidade ainda está a 12% do normal.

Outro volume intenso registrado de domingo para esta segunda foi em Amontada, cidade distante 157 quilômetros de Fortaleza. Neste município localizado no Litoral Norte, dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apontam 117mm.

No Litoral de Fortaleza, o maior volume até agora foi registrado em Maranguape. Na terra de Chico Anysio, houve precipitações máximas de 57mm. Na Capital, o maior acumulado em cerca de 24 horas é de 14 milímetros.

DN Online

No 7º ano de seca, metade dos reservatórios do semiárido está abaixo de 10%

Barragem de Jucazinho, no agreste pernambucano, está vazia por causa da seca
Entrando no sétimo ano consecutivo de seca, o semiárido brasileiro está com 17% do volume de água, e o total não seria capaz de encher o maior açude da região. O dado é do sistema Olho N'Água, do Insa (Instituto Nacional do Semiárido) e da UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), que pela primeira vez fazem uma soma em tempo real do volume de todos os reservatórios em nove Estados. Cerca de 24 milhões de pessoas, em 1.133 cidades do semiárido, são diretamente afetadas por esta seca.

A capacidade de água dos reservatórios monitorados é de 33 bilhões de m³, mas hoje o volume total deles é de apenas 5,6 bilhões de m³ --ou 16,9% do total. Cada metro cúbico equivale a mil litros de água. Atualmente, 50,5% dos reservatórios está com menos de 10% da capacidade máxima.

Para dar ideia da situação, toda a água armazenada no semiárido inteiro não seria capaz de encher o açude do Castanhão, em Jaguaribara (CE), que tem capacidade para 6,7 bilhões de m³ e hoje está com apenas 5,8% do volume máximo. O açude é o maior reservatório do semiárido e abastece Fortaleza. Sem outra opção à vista para captar água, o governo cearense lançou edital para contratar empresas que desenvolvam projetos de dessalinização da água do mar.

"É uma situação grave, que ainda não havia sido registrada. Realmente nunca chegamos a uma situação tão crítica", afirma Salomão de Sousa Medeiros, doutor em recursos hídricos e diretor do Insa.

Os dados do sistema incluem os reservatórios dos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Apesar de estar no Nordeste, o Maranhão não tem área no semiárido.

Uol

domingo, 28 de maio de 2017

Fortaleza joga melhor, segura pressão do Salgueiro e vence fora de casa

O Fortaleza conseguiu envolver o Salgueiro na hora certa e segurar a pressão do adversário no fim para vencer mais uma na Série C do Campeonato Brasileiro. 

O Leão venceu por 2 a 1 neste sábado (27) no estádio Cornélio de Barros e pulou para a vice-liderança do Grupo A da competição, com seis pontos. 

Os gols do Tricolor do Pici foram marcados por Pablo e Éverton. Ávaro descontou para os donos da casa.

Ceará faz 2 a 0 em cima do Náutico e conquista primeira vitória na Série B

Neste sábado, o encontro entre Ceará e Náutico foi na Arena Pernambuco. Buscando o embalo na competição, as duas equipes precisavam conquistar a primeira vitória. Jogando na casa adversária, o Alvinegro dominou a partida e conseguiu chegar ao resultado positivo com Roberto e Felipe Menezes. O 2 a 0 saiu apenas no segundo tempo.

G1CE

PRF e PF apreendem cerca de 200 quilos de cocaína em Chorozinho, no Ceará

PRF e PF apreende cerca de 200 quilos de cocaína no Ceará (Foto: Divulgação/PRF)
Uma ação conjunta envolvendo equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Federal (PF) terminou com a apreensão de cerca de 200 quilos de cocaína na Cidade de Chorozinho, no interior do Ceará, neste sábado (27).

Conforme a PRF, por volta das 13h30, no km 71 BR- 116, policiais deram ordem de parada a um veículo com com placas do Espírito Santo, que vinha de Ji-Parana/RO para Fortaleza/CE.

O caminhão possuía as mesmas características de um veiculo informando pela PF como um possível transporte de drogas. Ao conversarem com o condutor, de 56 anos, ele entrou em contradição e acabou levantando a suspeita dos policiais, que iniciaram um busca detalhada no veículo.

O motorista não informou quanto receberia pelo transporte. O material foi levado para a Superintendência da PF em Fortaleza para que fosse realizada a pesagem da droga e os demais procedimentos.

G1CE

Mega-Sena acumula pela 7ª vez seguida e poderá pagar até R$ 65 milhões na 4ª

Ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena deste sábado (27), e o prêmio do sorteio será acumulado pela sétima vez consecutiva.

O sorteio foi realizado por volta das 20h -- horário de Brasília -- em Santo Antônio de Jesus (BA). Sem ganhador do prêmio principal, a próxima edição na quarta-feira (31) poderá pagar até R$ 65 milhões.

Neste concurso 1.934, foram sorteados os números: 08 - 23 - 35 - 39 - 56 - 59.

A Caixa Econômica informou que 105 apostas acertaram a quina e garantiram R$ 30.987,58 cada uma. Na quadra, foram 6.669 jogos vencedores com direto a R$ 693,85.

Para participar do próximo concurso, clientes correntistas, maiores de 18 anos e com acesso ao Internet Banking CAIXA podem fazer suas apostas pelo computador, tablet ou smartphone.

Um jogo simples, com apenas seis números, custa R$ 3,50, e o jogo pode ser feito em qualquer casa lotérica do país.

"Não tem felicidade maior", diz Nenê sobre gol de herói e virada aos 47

Há quem diga que Nenê está insatisfeito com a situação no Vasco. Isso certamente não se aplica ao que ocorreu neste sábado, com o gol da vitória sobre o Fluminense marcado pelo meia aos 47 do segundo tempo.

"Não tem preço o carinho que eles [torcedores que cantavam seu nome] têm por mim. Não tem felicidade maior do que entrar num jogo difícil como esse e garantir a vitória", disse o herói vascaíno à Rádio Globo na saída de campo.

O desabafo do meio-campista na comemoração estava relacionada à sua situação no time cruz-maltino, já que Nenê não tem sido habitualmente titular.

"Estou muito feliz por ajudar o time. Agradeci a Deus porque Deus honra. Continuei firme fazendo meu trabalho. Vamos comemorar a vitória porque a gente merece", comemorou.

Uol Esportes

O que mudou no TSE para o julgamento que pode cassar Temer?

Dilma Rousseff ao lado do então vice-presidente Michel Temer durante cerimônia de posse em 2015
No momento em que é atingido por sua pior crise, o presidente Michel Temer (PMDB) enfrenta no dia 6 de junho o julgamento que pode cassar seu mandato no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A decisão será tomada por uma nova composição do tribunal, que teve dois dos seus sete ministros substituídos.

Além disso, foi acrescentado ao processo o depoimento do casal João Santana e Mônica Moura, delatores na Lava Jato que confirmaram a existência de irregularidades na campanha da reeleição de Dilma e Temer em 2014.

Mas o terceiro fator novo na retomada do julgamento, suspenso em abril, pode ser o mais decisivo. Há menos de duas semanas a crise no governo foi agravada pela delação dos donos da JBS, os irmãos Joesley e Wesley Batista, que levou à abertura de um inquérito contra Temer no STF (Supremo Tribunal Federal) para apurar o envolvimento do presidente em possíveis atos de corrupção, obstrução à Justiça e organização criminosa.

Temer rejeitou as suspeitas contra ele, disse não ter cometido crimes e classificou de "fraudulenta" a gravação feita por Joesley do encontro entre os dois, fora da agenda oficial, no Palácio do Jaburu.

A defesa do presidente não foi suficiente para acalmar a turbulência política.

O PSDB, um dos principais partidos de sustentação do governo, condicionou seu apoio a Temer à decisão da Justiça Eleitoral sobre a cassação do mandato.

Apesar de a delação da JBS não fazer parte do processo na Justiça Eleitoral, ministros do TSE, de forma reservada, afirmam que a crise pode pressioná-los a decidir pela retirada de Temer do poder, segundo reportagem do jornal "O Estado de S.Paulo".

O governo Temer agora aposta na possibilidade de postergação do julgamento, o que pode ocorrer se, por exemplo, um dos ministros do TSE pedir vista do processo depois de iniciado o julgamento.

O tribunal marcou quatro sessões em junho para retomar a ação. O processo estará em pauta nos dias 6, 7 e 8 (com sessão pela manhã e à noite neste dia).

Entenda como será o julgamento e o possível impacto dos últimos acontecimentos no processo.

Uol