quinta-feira, 25 de maio de 2017

Moro absolve mulher de Cunha, mas diz que ela foi "negligente" com gastos de luxo

Eduardo Cunha e a mulher Cláudia Cruz, em Brasília, em novembro de 2015
O juiz Sergio Moro inocentou nesta quinta-feira (25) a jornalista Cláudia Cruz, mulher do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), dos crimes de lavagem de dinheiro e evasão fraudulenta de divisas.

Na sentença publicada às 16h54, o juiz alega falta de provas suficientes para comprovar que ela tenha agido com dolo.

A defesa de Cláudia Cruz afirmou que a decisão não surpreendeu. "A sentença reconhece que ela não praticou nenhum ato ilícito", disse o advogado Pierpaolo Bottini. "Cláudia ficou satisfeita e aliviada com a decisão", resumiu.

O Ministério Público havia pedido a condenação de Cláudia Cruz, em regime fechado, argumentando que uma conta secreta da jornalista na Suíça, chamada de Kopek, havia recebido mais de US$ 1 milhão oriundo de propina recebida por Eduardo Cunha por facilitação nos contratos da Petrobras para obter direitos de exploração em Benin, na África. O dinheiro teria passado por dois trusts e uma offshore até chegarem na conta de Cláudia, configurando crime de lavagem de dinheiro e dissimulação do produto de crime de corrupção.

Segundo Moro, porém, não há provas de que o dinheiro tenha feito este caminho. "Falta materialidade à imputação do crime de lavagem de dinheiro, tendo por antecedente o crime de corrupção. Então a imputação do crime de lavagem descrito como fato 05 da denúncia é insubsistente", sentenciou o juiz.

Ainda segundo o MP, os recursos transferidos para a conta na Suíça teriam sido utilizados na compra de artigos de luxo e despesas com viagens internacionais, hotéis de alto padrão e aquisições em lojas de grife, parte desse gasto efetuado com o cardão de crédito vinculado a Cláudia.

Uol

OAB protocola pedido de impeachment de Temer e nega desestabilização do país

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) protocolou nesta quinta-feira (25) o pedido de impeachment do presidente Michel Temer (PMDB) na Câmara e negou que o processo desestabilize o país.

Cercado por dezenas de jornalistas e sem a presença de políticos de oposição, o presidente do Conselho Federal, Claudio Lamachia, apresentou o pedido juntamente com conselheiros federais, presidentes das seccionais e demais dirigentes das OABs no país.

"O país não sofre nenhuma desestabilização pela abertura de um processo de impeachment", diz o presidente da entidade, que declarou ainda que o pedido é "técnico".

O pedido da OAB é o 13º contra Temer na Câmara. O presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), já avisou que não pretende acatar as solicitações. A OAB acusa Temer de prevaricação, o que caracterizaria crime de responsabilidade --condição para o processo de impeachment.

Uol

Morre aos 89 anos, o seu Afraninho, filho natural de Acopiara

Faleceu na tarde de hoje, no Hospital Regional de Iguatu, aos 89 anos, Raimundo Afrânio Florentino, conhecido por seu Afraninho. 

Ele tentava se recuperar de problemas de saúde há dias.  O corpo será velado em sua residência na rua José Pereira, ao lado da antiga escola Monsenhor Coelho.

O sepultamento será nesta sexta-feira, às 16 horas, no cemitério Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Pêsames a família!

Prefeita de Quixelô concede entrevista a rádio Jornal de Iguatu

A prefeita de Quixelô, Fátima Gomes, confirmou para o blog que nesta nesta sexta-feira, a partir das 12 horas, vai conceder uma entrevista ao vivo, à rádio Jornal Centro Sul de Iguatu. 

Na oportunidade vai falar de assuntos importantes de interesse do povo do município. Participam da entrevista, o vice-prefeito Jackson Melo, a deputada estadual Mirian Sobreira, o secretário da Saúde de Iguatu, Marcelo Sobreira, vereadores e secretários. Imperdível! 

PT já articula posição em eleição indireta

Apesar de se pronunciar em público em favor das eleições diretas, o PT já avalia como irá agir no pleito indireto que a Constituição determina caso o presidente Michel Temer (PMDB) perca o cargo.
Segundo a Folha apurou, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou o partido a negociar o apoio ao processo indireto.

Isso só mudará se os protestos de rua pró-diretas ganharem corpo, deixando a circunscrição dos sindicatos e movimentos à esquerda.

Dentre os candidatos já colocados nas articulações de aliados do Planalto, Lula não fará campanha sistemática contra Nelson Jobim. Ex-ministro de Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma Rousseff (PT), o peemedebista é hoje o nome mais palatável para o líder petista.

Alguns membros da direção do partido avaliam, contudo, que Jobim pode ser um "cavalo de Troia" do condomínio governista, do qual sairia um nome mais conservador para a disputa na hora H.

Uol

Prefeitura Municipal se prepara para realizar o Iguatu Motofest

O prefeito Ednaldo Lavor, informou ao blog que a Prefeitura Municipal de Iguatu começou a estruturar um dos maiores eventos do ano naquele município, no caso, o Iguatu Motofest.

O evento será realizado no período de 13 a 16 de julho de 2017. A novidade este ano é o apoio do Governo do Estado do Ceará. 

Moradores da rua Sátiro Florentino reclamam da falta de água

Quatro dias sem água na rua Sátiro Florentino e até o presente momento, o atual prefeito nada fala a respeito do assunto. Lembro-me que em outros tempos, mais precisamente no período próximo a eleição, quando faltava água por um dia, ele ia na sua emissora de rádio colocar a culpa no gestor da cidade e ainda disponibilizava um caminhão tanque com água para o povo. Hoje ele culpa a Cagece e não soluciona o problema.

Senhor prefeito,
Se o senhor não tem competência para resolver os problemas abandone o cargo e coloque alguém que tenha capacidade e competência.

facebook

Prédio do Ministério do Trabalho é evacuado após ameaça de bomba

24.mai.2017 - Prédio do Ministério do Trabalho fica danificado e pichado após ser atacado por manifestantes durante protesto em Brasília
O prédio do (MTE) Ministério do Trabalho e Emprego foi evacuado por agentes da Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (25), em Brasília, por causa de uma ameaça de bomba. O esquadrão antibombas está no local. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do MTE. Os funcionários foram retirados do prédio por volta das 10h30.

A assessoria de imprensa da Polícia Federal informou, no entanto, que não foi acionada "para atuar em qualquer ameaça de bomba na Esplanada dos Ministérios" e que as equipes de peritos estavam no local para realizar perícias sobre os danos causados pelos confrontos da tarde dessa quarta-feira (24).

A ameaça de bomba ocorre um dia após um violento protesto que destruiu parte da Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A manifestação na tarde desta quarta que reuniu 35 mil manifestantes, segundo a Polícia Militar do Distrito Federal.

Além de terem vidraças quebradas, vários os prédios da Esplanada foram pichados. "Polícia assassina, verme e fascistas", dizia um trecho das mensagens. Diversas paradas de ônibus, com paredes de vidro, também foram destruídas.

Os ministérios da Cultura, Trabalho, Tecnologia, Integração Social, Saúde, Fazenda, Planejamento, Minas e Energia e um dos cartões postais da cidade, a Catedral, foram depredados.

Uol

Pressão política chega ao TSE e ministros da corte admitem que clima hoje é pela cassação de Temer

O jogo virou

O abalo sísmico que rachou a base do presidente Michel Temer também fez tremer o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que julga a partir de 6 de junho processo que pode levar à cassação do peemedebista. 

No Congresso, partidos que ainda dão sustentação a Temer contam com uma decisão da corte para abandonar de vez o barco. Pressionados, ministros admitem que, se há duas semanas a sensação era de que o presidente teria uma vitória, hoje a balança dos votos pende para a cassação.

Sintomas

Na última quinta-feira (18), dia em que foi deflagrada operação da PF com base na delação da JBS, ministros do TSE discutiram nos bastidores da corte.

Sintomas 2

Um integrante do tribunal questionou os colegas se aquele seria “o melhor momento” para julgamento de tal repercussão. Foi repreendido por um ministro que disse que quem tivesse dúvida deveria pedir vista.

Esfinge

Os ministros também afirmam que a sensação de imprevisibilidade do resultado se agravou diante do silêncio de Gilmar Mendes. O presidente da corte eleitoral não tem conversado sobre a ação nem com colegas.

Quem pisca

O clima entre o PMDB e o PSDB no Congresso é de desconfiança. Peemedebistas acusam os tucanos de estarem conspirando. O PSDB, por sua vez, não esconde a avaliação de que Temer perdeu as condições de controlar a crise.

Da coluna Painel, Folha de S.Paulo

65% da população de Acopiara desaprova início de administração do atual prefeito

Uma enquete feita no blog Lindomar Rodrigues aponta que 65% da população de Acopiara não aprova o início de administração do prefeito Antonio Almeida Neto. Para 34%, o início de governo está aprovado. Votaram nesta enquete 223 pessoas. 

Recentemente, o prefeito de Acopiara foi escolhido, segundo ele, como um dos cem melhores do país. Resta saber onde a pesquisa que o colocou nesta condição foi feita.

Novo diretório do Partido dos Trabalhadores de Quixelô (CE), será empossado nesta sexta (26)

O novo diretório municipal do Partido dos Trabalhadores de Quixelô (CE) será empossado nesta sexta-feira, dia 26 de maio, às 17 horas, na Câmara Municipal de Quixelô.

O evento vai contar com participações do senador Pimentel, do deputado estadual Elmano de Freitas e de representantes da deputada Federal Luizianne Lins, além da prefeita Fátima Gomes. 

Os simpatizantes, filiados e a população em geral devem participar deste grande momento.

Tribunal mantém decisão de levar a júri popular médico acusado de mais de 4 mil abortos

dionisio lapaO Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) manteve, nesta terça-feira (23), a decisão de levar a júri popular o médico Dionísio Broxado Lapa Filho pela prática de abortos clandestinos, além de cinco funcionárias da clínica onde eram praticadas as intervenções ilegais.

De acordo com denúncia do Ministério Público do Ceará (MPCE), o médico utilizava uma clínica localizada no bairro de Fátima, em Fortaleza, para “práticas abortivas clandestinas”, com o auxílio de Cely Elias da Costa, Elisabete de Lima, Antônia Deuzanira Mota, Adriana Fernandes Vieira e Raimunda dos Santos Campos. Para a realização das cirurgias eram simulados atendimentos ginecológicos e obstetrícios.

Informações do MP ainda dão conta que o valor cobrado das pacientes era de R$ 2 mil. Entre o início dos atendimentos na clínica, em 1996, e a denúncia do caso, em 2010, teriam sido registrados mais de 4 mil abortos.

“Todos os vestígios da participação dos recorrentes [réus], assim como a individualização da conduta de cada um estão bem delimitados”, comentou a desembargadora Maria Edna Martins.

DN Online

Sob pressão, Temer revoga decreto que autorizou uso das Forças Armadas em Brasília

planalto
Após reunião com ministros no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (25), o presidente Michel Temer revogou o decreto que autorizou a presença de tropas das Forças Armadas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

A nova decisão se deu menos de 24 horas após o primeiro decreto e foi publicada numa edição extraordinária do "Diário Oficial da União".
Oficialmente, Temer afirmou que retirou os militares das ruas ao considerar "a cessação dos atos de depredação e violência e o consequente restabelecimento da Lei e da Ordem no Distrito Federal, em especial na Esplanada dos Ministérios".

O anúncio se deu após o encontro com os ministros do núcleo político e de defesa do presidente: Eliseu Padilha (Casa Civil), Moreira Franco (Secretaria-Geral), Antônio Imbassahy (Secretaria de Governo), Sérgio Etchegoyen (Gabinete de Segurança Institucional) e Raul Jungmann (Defesa).

Agência  Brasil

Governo vai reavaliar se mantém Forças Armadas nas ruas de Brasília, diz ministro

O governo federal deve decidir ainda na manhã desta quinta-feira (25) se revoga ou não o decreto assinado pelo presidente Michel Temer (PMDB) que autoriza o uso das Forças Armadas para fazer a segurança de prédios públicos em Brasília até a semana que vem. Ontem, manifestantes invadiram e depredaram prédios de ministérios após confronto com a Polícia Militar.

A violência dos atos deixou 49 feridos e acabou com a detenção de ao menos oito pessoas.

"Hoje, teremos uma reunião com o presidente e a decisão [sobre revogar o decreto] será tomada", disse o ministro da Defesa, Raul Jungmann (PPS), em entrevista à rádio CBN.

Uol

Senador José Pimentel realiza palestra em Quixelô (CE), nesta sexta-feira

Será realizada nesta sexta-feira, dia 26, a partir das 15h30min, na sede da Câmara Municipal de Quixelô (CE) uma palestra sobre reforma da Previdência com o senador Pimentel (PT), considerado hoje, o maior especialista no tema.

O senador Pimentel irá tratar de assuntos relacionados a aposentadoria rural, idade mínima, tempo de contribuição e o que muda na sua vida com as novas regras da Previdência Social. Participe!

Prefeita de Quixelô (CE) faz convite para inauguração de Unidade Básica de Saúde, nesta sexta (26)

A prefeita de Quixelô, Fátima Gomes, inaugura nesta sexta-feira, 26, a Unidade Básica de Saúde da rua Pedro Gomes de Araújo, na sede I. 

O evento está previsto para começar às 18h30min e vai contar com presenças do senador José Pimental, do deputado federal José Airton Cirilo, da deputada estadual Mirian Sobreira, do deputado estadual Elmano de Freitas, vereadores, secretários municipais e a população em geral. 

A prefeita de Quixelô, está trabalhando intensamente para melhorar a saúde do município e a entrega deste equipamento prova que a chefe do executivo municipal está no caminho certo ao proporcionar mais qualidade de vida ao povo com atendimento de saúde mais próximo de casa. 

Saúde de Quixelô é destaque em Congresso realizado no Estado do Piauí

A Saúde de Quixelô sendo reconhecida e destacada no evento de Secretários de Saúde no Congresso do COSENMS, no Piauí. 

Secretário Rílson Andrade apresentando a experiência do Estado do Ceará. Uma honra para todos os quixeloenses. Parabéns, prefeita Fátima Gomes. Está no caminho certo!

Vereadora gaúcha diz em plenário que nordestinos 'sabem se unir para roubar'

Uma vereadora do município de Farroupilha, na serra gaúcha, causou polêmica nas redes sociais após afirmar em sessão pública na Câmara Municipal de Vereadores que "os nordestinos sabem muito bem se unir para roubar". A declaração foi feita nessa segunda-feira, 22, no plenário da Casa Legislativa.

Durante o discurso, Eleonora Broilo (PMDB) ressaltou que eles (os nordestinos) "sabem ganhar propina. Eu acho que eles sabem se unir para aumentar a corrupção. Isso eu acho que eles são donos. Isso eu concordo plenamente. Talvez até eles não saibam nem falar muito bem, mas sabem roubar que é uma maravilha", concluiu a vereadora.

Após o discurso infame, o presidente da Câmara de Vereadores, Fabiano Piccoli (PT) concedeu a palavra ao vereador Tiago Ilha (PRB) que rebateu as palavras da parlamentar. "Imagino que a vereadora Leonora deva ter se enganado nas palavras. Não admito que a senhora use um comentário tão infeliz e preconceituoso como a senhora usou, dizendo que nordestino só sabe é roubar. O povo nordestino merece ser respeitado, assim como o povo gaúcho, o povo brasileiro", disse.

O POVO Online

Em reunião com banqueiros e investidores, Nelson Jobim – que já foi ministro de FHC, Lula e Dilma – diz que não sai candidato em caso de queda de Temer

O ex-ministro Nelson Jobim recorreu ao clichê “mulher e emprego” para dizer que não é candidato a uma eventual sucessão presidencial. Citado como uma hipótese política viável em caso de renúncia ou destituição de Michel Temer, Jobim (filiado ao mesmo PMDB de Temer) almoçou nesta quinta-feira em São Paulo com cerca de cinquenta integrantes do mercado financeiro, num evento promovido pelo BTG Pactual, banco do qual é sócio. Ele não conseguiu se esquivar das perguntas da interessada plateia: Teria ele disposição para entrar na corrida eleitoral?

Descontraído, com uma nesga de sorriso nos lábios, Jobim citou as duas razões do impedimento. A primeira delas seria o banco. Nesse momento, ele mexeu a cabeça procurando a cumplicidade do economista-chefe do BTG Pactual, Eduardo Loyo, de quem estava próximo. Loyo brincou dizendo que o “liberava”. A segunda, que nenhum comensal levou a sério, seria a suposta resistência de sua mulher Adrienne de Senna, ex-presidente do Conselho de Controle das Atividades Financeiras, o Coaf. Segundo ele, a patroa não gosta nem de ouvir falar da hipótese.

Piauí Folha

Governo adota no SUS pílula que previne HIV em grupos de risco

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta (24) a incorporação no SUS de tratamento que previne a infecção pelo HIV. A terapia será ofertada a grupos mais expostos ao risco, como homens que fazem sexo com homens e profissionais do sexo.

O tratamento consiste na administração diária do antirretroviral Truvada, que é uma combinação de outros dois medicamentos (tenofovir e emtricitabina), em pessoas não infectadas pelo HIV que mantêm relações de risco.

No primeiro ano, o tratamento estará disponível para 7.000 pessoas, número que foi tido como insuficiente por especialistas durante discussão sobre o assunto na Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias), que recomendou a terapia.

Folha de S.Paulo