terça-feira, 23 de maio de 2017

Ttroca de apoio político rende R$ 30 mil para o ex-prefeito de Acopiara, Gaspar do Vale (PSDB), somente com aluguéis de dois prédios

O ex-prefeito Antonio Gaspar do Vale continua desfrutando dos prazeres que pode proporcionar o dinheiro público pertencente ao povo de Acopiara. 

A parceria dele e do filho Eduardo Gaspar, ambos do PSDB, com o atual prefeito da cidade tem rendido bons recursos financeiros e vida fácil para ambos a custa da população acopiarense. 

Os dois contam com carros agregados a prefeitura, empregos, contrato supervalorizado com a rádio e imóveis alugados. 

Só para o internauta ter uma ideia, dois prédios alugados pelo ex-prefeito a Prefeitura, custam para os cofres públicos R$ 30 mil reais.
Prédio localizado na rua Manoel José, 278 (almoxarifado da Secretaria da Educação) R$ 20 mil 
Prédio localizado na rua Afonso Pena, s/n, (almoxarifado da Secretaria da Educação) R$ 10 mil.

Cá pra nós

Os eleitores de Eduardo Gaspar, ainda aguardam a sua expulsão do PSDB, bem como a retomada de seu mandato que pertence ao partido. Eduardo Gaspar traiu o grupo político que foi eleito no primeiro dia do ano, na escolha de presidente da Câmara Municipal.

O blog vai acionar o Ministério Público para saber até que ponto é possível o pai do vereador se locupletar de recursos públicos em troca de apoio político na Câmara Municipal

Tensão e bate-boca na votação do reajuste dos professores da rede municipal de ensino em Quixelô (CE)

A sessão da Câmara Municipal de Quixelô (CE) da última sexta, dia 19 de maio, teve bate-boca e muita discussão entre vereadores e hostilidades entre professores e parlamentares.O presidente Doroteu Guedes teve muito trabalho para segurar os ânimos que estavam bem elevados. 
Porém, quando tudo caminhava para a normalidade e assim, finalmente, a votação, outra situação, no mínimo curiosa, aconteceu. Após as discussões, o presidente colocou o projeto em votação e aí veio a famosa frase “Os sentados aprovam”. Depois de mais de três horas de sessão os vereadores da oposição se atrapalharam e continuaram sentados e, então, veio a frase final – “Aprovado!”. Em seguida a sessão foi encerrada. Foi então que começou outra confusão.
Os professores e os vereadores reclamaram que não foi dado tempo para que a oposição ficasse de pé. O presidente da Câmara disse que eles esqueceram de se levantar e as fotos que a oposição pretendia tirar que mostrava os seis vereadores da situação sentados e os quatro da oposição de pé, acabou saindo com todos sentados sugerindo que o projeto foi aprovado por unanimidade.

O presidente Doroteu Guedes (PC do B) está com um problema nas mãos. Apesar de ter seguido o que manda o Regimento Interno ele terá que decidir se foi 6 x 4 para a situação ou 10 x 0. A Câmara de Quixelô possui 11 vereadores e o presidente vota no desempate. É aguardar a ATA da sessão para saber o que foi decido. Por enquanto a tão sonhada foto não aconteceu.

Arboviroses estão em 178 municípios do Ceará

A expansão das arboviroses está cada dia maior no Ceará. O boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), da 20ª semana do ano, aponta que a distribuição dos casos de dengue, zika e chikungunya ocorre em todas as faixas etárias, porém, com maior número entre adultos jovens e pacientes do sexo feminino. A incidência de casos notificados para as doenças é de 943,5 por 100 mil habitantes, distribuídos em 178 municípios cearenses dos 184.

O dado é o equivalente a 96,7% do território do Estado. O documento da Secretaria da Saúde trata a situação das cidades como "cenário epidêmico".

Analisando os dados epidemiológicos das três doenças nas últimas cinco semanas, observa-se que 30,4% (57/178) dos municípios das cinco Macrorregiões do Estado apresentam incidências maiores que 300 casos por 100 mil habitantes. Quanto à taxa de confirmações, destacam-se os municípios que pertencem à Macrorregião de Fortaleza, predominando a transmissão de febre chikungunya e dengue.

Conforme levantamento da Sesa, os municípios em situação mais crítica são General Sampaio (5.536,9/100.000/hab), Catarina (4.987,9), Baturité (4.096,3), Reriutaba (3.912,3), Milagres (3.725, 4), Farias Brito (3.448,8), Jaguaribara (3.062,5), Acarape (3.015,0), Tejuçuoca (2.624,4), São Gonçalo do Amarante (2.623,9) e Uruoca (2.352,9).

DN Online

JBS: Delatores indicam repasses a Eunício Oliveira, José Serra e Marta Suplicy

Os executivos do grupo JBS, que tiveram o acordo de delação premiada homologado na semana passada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), contaram em depoimento como repassaram propina a senadores com o objetivo de obter vantagens na tramitação de medidas legislativas e benefícios econômicos. As acusações envolvem parlamentares do PMDB e PSDB, além do senador Delcídio do Amaral, que à época era do PT.

O atual presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), teria recebido R$ 5 milhões, de acordo com os delatores, para relatar uma medida provisória (MP) em nome da empresa. O diretor de Relações Institucionais e Governo da J&F,Ricardo Saud, afirmou em depoimento à Procuradoria-Geral da República (PGR) que em 2013 o parlamentar era relator de uma MP que tratava de créditos do PIS/Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social). Segundo ele, se o texto fosse aprovado da forma como estava, poderia prejudicar as propriedades da J&F, holding controladora da JBS.

Em nota à imprensa, Eunício Oliveira disse que as doações da JBS em 2014 foram “devidamente declararas” à Justiça Eleitoral na prestação de contas do então candidato. Segundo a assessoria do parlamentar, é “absolutamente normal” receber representantes dos setores interessados na matéria, em casos de relatoria.

“O senador Eunício Oliveira não usa e nunca usou suas funções legislativas para favorecer empresas públicas ou privadas. No ano de 2013, não há doações ao partido conforme diz o delator, como é possível constatar nas prestações de contas do diretório nacional, que são públicas e podem ser verificadas nas declarações ao TSE [Tribunal Superior Eleitoral]”, afirmou, em nota, classificando os diálogos relatados no depoimento como “imaginários” e “mentirosos”.

De acordo com a assessoria do senador José Serra, o parlamentar nunca ofereceu contrapartidas para receber doações eleitorais. “O senador José Serra reitera que todas as suas campanhas eleitorais foram conduzidas dentro da lei, com as finanças sob responsabilidade do partido”, afirmou em comunicado, após vir à tona o conteúdo das delações.

Marta Suplicy disse desmentir “enfaticamente” qualquer outra contribuição que teria recebido, segundo os delatores, além da doação oficial declarada ao TSE. Por meio de um comunicado, a senadora disse que a delação de Joesley Batista é uma “chocante confissão de improbidade”. Segundo a senadora, o executivo nunca pediu favores a ela nem lhe fez “nenhum favor ou benefício”.

(Agência Brasil/Foto – Paulo MOska)

Lava Jato – PF prende ex-governadores Agnelo Queiroz, José Roberto Arruda e operador de Temer

A Polícia Federal está nas ruas do Distrito Federal desde as primeiras horas desta terça-feira (23/5) em mais um desdobramento da Operação Lava Jato.

Dessa vez, os alvos são agentes públicos e ex-governadores, construtoras e operadores das propinas ao longo de três gestões do Governo do Distrito Federal. Há mandados de prisão contra os ex-governadores Agnelo Queiroz (PT) e José Roberto Arruda (PR) e o ex-vice-governador Tadeu Filippelli (PMDB). O assessor do Palácio do Planalto, Filipelli, um dos principais operadores de Michel Temer, também é alvo.

A operação decorre de um esquema de propinas na construção do estádio Mané Garrincha.

(Com Agências)

60% das ligações para Ciops são denúncias de poluição sonora

Image-0-Artigo-2244958-1
Todos os fins de semana, milhares de pessoas recorrem ao telefone da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) para fazer a mesma reclamação: poluição sonora oriunda de paredões, bares, restaurantes, casas de shows e eventos, dentre outros estabelecimentos comerciais da Capital. 

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a central de atendimento registra cerca de 1.000 a 1.500 ligações com a queixa no período de 18h de sexta-feira até 0h de domingo, semanalmente. O problema, conforme o órgão, representa em torno de 60% das demandas recebidas pelo canal.

DN Online

Polícia espanhola prende ex-presidente do Barcelona por contratos com a CBF

Sandro Rosell
A polícia espanhola prendeu o ex-presidente do Barcelona, Sandro Rosell, nas primeiras horas desta terça-feira. Os policiais fazem buscas e apreensões em endereços em Barcelona e outras duas cidades da região. 

De acordo com o jornal El País, o centro da investigação é o contrato que Rosell manteve com a CBF, revelado com exclusividade pelo jornal O Estado de S.Paulo em 2013.

A imprensa espanhola indica que buscas também poderiam estariam acontecendo no Brasil, relacionadas ao ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

DN Online

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Janot recorre e volta a pedir prisão de Aécio e Loures ao STF

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, entrou nesta segunda-feira (22) com um recurso no STF (Supremo Tribunal Federal) contra a decisão do ministro Edson Fachin, responsável pela Lava Jato, que indeferiu pedido de prisão preventiva do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e do deputado federal Rodrigo Loures (PMDB-PR). Os parlamentares foram afastados de suas funções.

O recurso pede que o ministro reconsidere a decisão. E, em caso de negativa, requer ainda que o recurso seja submetido, com urgência, ao plenário do Supremo. A Procuradoria-Geral da República afirma em nota que a prisão é "imprescindível para a garantia da ordem pública e da instrução criminal, diante dos fatos gravíssimos imputados aos congressistas e do flagrante por crime inafiançável".

Os parlamentares são investigados pela suposta prática de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, organização criminosa e obstrução à investigação.

Uol

Homem de 44 anos é encontrado morto dentro do veículo com o corpo crivado de balas

Um cadáver foi encontrado nas primeiras horas da manhã de hoje (22) dentro de um automóvel de modelo Gol, cinza, placas HVH 0016, numa estrada carroçável que dá acesso ao distrito de Belém, em Quixeramobim (CE).
A Polícia e a Perícia estiveram no local, e o corpo foi recolhido ao IML. A vítima é Antonio Gilson Ferreira, 44 anos, ex-presidiário, que residia na localidade de Quinin. Na vítima haviam marcas de disparos de arma de fogo. A polícia trabalha para identificar a autoria e motivo do crime.

Quixeramobim Agora

Polícia prende suspeitos de latrocínio no Ceará; 'Chorou no velório da vítima', diz delegado

A Polícia Civil prendeu três homens suspeitos de participarem de um latrocínio no dia 17 de abril em Quixeramobim, interior do Ceará. Conforme a polícia, um dos suspeito foi ao velório da vítima e chorou ao lado dos familiares de Francisco Victor Queiroz da Silva, 22, que foi assassinado com um tiro nas costas.

Segundo o delegado André Firmino, titular da Delegacia Municipal de Quixeramobim, o crime foi cometido pelo cunhado da vítima que o atingiu nas costas com um tiro de espingarda calibre 12. O delegado disse que o suspeito foi ao velório de Francisco Victor e chorou.

"Ele foi bastante dissimulado. Mesmo sendo o autor do disparo contra a vítima, foi ao velório e chorou junto à família", comentou o delegado. André Firmino afirmou ainda que os presos já se organizavam para fugir quando foram capturados pela Polícia.

"Recebemos a informação que os suspeitos estavam se desfazendo dos seus bens para fugir, então antecipamos a operação e os capturamos", detalhou André.

O trio foi preso por mandados de prisão temporária solicitados pela Polícia Civil. Na delegacia, o trio confessou o crime. Eles foram autuados por latrocínio e em seguida foram encaminhados para a cadeia pública do município, onde estão à disposição da Justiça.

O crime

A vítima estava na casa da namorada, na localidade de Oiticicas, zona rural de Quixeramobim, quando foi surpreendida pelos três suspeitos que chegaram ao local em uma motocicleta. O trio rendeu Francisco Victor, a namorada e outras duas pessoas.

As vítimas deitaram no chão enquanto os homens vasculhavam a residência atrás de objetos de valor. O trio roubou dois aparelhos celulares e de R$ 200. Quando estavam indo embora, um dos criminosos atirou nas costa da Victor, que ainda chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu e morreu.

G1CE

Chuvas no Ceará estão abaixo do esperado para o mês de maio

Pouca chuva se reflete nos açudes secos no Ceará (Foto: Jonathan Lins/AL)
Faltando pouco mais de uma semana para o fim de maio, o Ceará acumula 41 milímetros de chuva no mês de maio, até esta segunda-feira (22), de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A média histórica do mês é de 90 milímetros, conforme o órgão.

Em maio, as chuvas estão 50% abaixo do esperado, conforme a Funceme. Caso maio seja encerrado com poucas chuvas, será o segundo mês seguido com chuvas abaixo da média histórica. Em março, o volume de chuva acumulado foi de 204 milímetros, um a mais que a média do período.

A pouca chuva registrada no Ceará nos últimos meses se reflete na pouca água nos açudes.

Com distribuição espacial irregular, os grandes açudes do Ceará continuam com baixa reserva de água. Atualmente, os 153 reservatórios do estado encontram-se, em média, com apenas 12,6% de sua capacidade de armazenamento. O principal açude que abastece Fortaleza, o Castanhão, com apenas 5,9% de sua capacidade de armazenamento.

De acordo com a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), apenas 10 açudes estão com a capacidade máxima de armazenamento; 104 estão com volume abaixo de 30%; 38 estão operando em volume morto e 17 estão completamente secos. Atualmente, 94 das 184 cidades do Ceará estão em situação de emergência por causa da falta de água.

G1CE

Prefeito Bismarck Bezerra viaja ao Rio Grande do Sul, em busca de uma indústria para geração de emprego em Piquet Carneiro (CE)

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé e área interna
Objetivando buscar o desenvolvimento econômico do Município e proporcionar uma política sustentável de emprego e renda para os piquetcarneirenses, o jovem gestor Bismarck Bezerra, acompanhado da primeira dama e secretária de Assistência Social, Tamara Bezerra, encontra-se, em Gramado, Rio Grande do Sul, onde participa do Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), que acontece nos pavilhões do Serra Park, com 380 expositores. 
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé e terno
A iniciativa dessa ação, vem sendo amadurecida constantemente através de parceria iniciada já em seu primeiro mês de gestão com o governo do estado, através da Casa Civil e ADECE (Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará), por meio de sua presidente, Nicole Barbosa, onde o prefeito Bismarck, já sinalizava sua grande preocupação relacionada a questão do emprego. 
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna
Em um primeiro momento com o secretário chefe da casa civil, Nelson Martins, Bismarck apresentava suas demandas ao estado, destacando as potencialidades do município em infraestrutura e mão de obra, como atração de indústria. De pronto, o governo do estado, ressaltou que esse é o maior problema de todos os municípios cearenses, no entanto, se compromete com a instalação de um galpão industrial, se o prefeito através de seus mecanismos, conhecimento e convencimento, atrair uma indústria para o município. 
A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas em pé, sapatos e área interna
Já a presidenta da ADECE, Nicole Barbosa, em seu primeiro momento com o gestor piqueense, percebeu a seriedade e a preocupação verdadeira, do prefeito Bismarck, enxergando que Piquet Carneiro é um município com objetivos bem definidos, com responsabilidade e crescimento sustentável.
A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e terno
Assim, a visita ao Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), está tendo como objetivo estreitar a conexão com empresários da ramo calçadista e estabelecer o compromisso de apoio do estado e do município, para uma futura implantação de indústria em solos piquenses e assim, proporcionar a realização de um sonho de décadas para que nossos jovens permaneçam em nosso município com dignidade e qualidade de vida garantida.

Além do prefeito Bismarck e da primeira dama Tamara, compõem a comitiva cearense, a presidenta da ADECE, Nicole Barbosa, o presidente do IDACE,Cirilo Pimenta e os prefeitos: Edinho Nobre, de Banabuiú e Aline Vieira, prefeita de Boa Viagem.

Por: Laércio Vitoriano

Final de semana promete em Acopiara com a realização do sétimo Motocross

Nos dias 27 e 28 de maio, a cidade de Acopiara realiza pela sétima vez o festival de Motocross. O evento tem organização de Jota Motocross com apoio da Prefeitura Municipal.

Evento rola no Circuito Jota 62, no sítio Bom Princípio, em Acopiara. Serão 11 categorias em disputa e será distribuído 6 mil em prêmios.

Evento terá a locução de Toninho Cross e cobertura da S2 Sports.

Fonte: S2 Sports

Aperte os cintos: prefeito autoriza pagamento de incentivo financeiro aos servidores do Setor de Tributos para que eles cobrem com força os impostos da população de Acopiara

Resultado de imagem para antonio almeida neto
Antes de ser eleito pela quarta vez prefeito de Acopiara, o homem que hoje administra o município achava um absurdo a cobrança de impostos na Terra do Lavrador. Naquela época, ele reclamava muito do então prefeito Dr. Vilmar por conta disso.

Nos dias atuais, simplesmente, o agora prefeito, muda o discurso e diz que é preciso cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal cobrando os impostos dos acopiarenses, inclusive daqueles que estão com os seus nomes na Dívida Ativa do Município.

A ordem dentro da Prefeitura é apertar o contribuinte para que este fique em dia com o município, sob pena de ser acionado pela Justiça. O Bigodinho, inclusive vai pagar um incentivo financeiro aos servidores do Setor de Tributos para que eles cobrem os impostos dos acopiarenses de todas as formas possíveis.

Os valores a serem pagos são os mesmos da ex-administração.

Cagece monta plano para amenizar a falta de água em Acopiara

Resultado de imagem para adeilson cagece acopiara
O gerente operacional da Cagece de Acopiara, Adeilson Rolim, informou ao blog que o órgão está montando um plano de ação para amenizar a problemática de falta de água na sede urbana do município. 

Segundo ele, o plano será apresentado para a superintendência em Fortaleza antes de ser colocado em prática. 

Uma das ações seria a interligação de cinco poços profundos, perfurados pelo ex-prefeito Dr. Vilmar, a rede de distribuição. "São mais de 24 mil litros de água por hora", explicou Adeilsom.

O vereador Ivo Bezerra, também se reuniu com Adeilson Rolim, na tarde de hoje (22) e confirmou as medidas que serão adotadas nas próximas horas. O parlamentar espera que a Prefeitura contribua também com este momento difícil que vive o acopiarense por falta de água.

OAB diz que Temer prevaricou ao conversar com empresário "fanfarrão e delinquente"

O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Cláudio Lamachia
O presidente do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Claudio Lamachia, afirmou nesta segunda-feira (22) que deve ingressar com o pedido de impeachment do presidente Michel Temer (PMDB) até esta sexta-feira (26) na Câmara dos Deputados. 

De acordo com Lamachia, os áudios entre Temer e o empresário Joesley Batista, da JBS, apontam que o presidente praticou crime de prevaricação ao, mesmo classificando Batista como "fanfarrão" e "delinquente", não negar, em seus dois pronunciamentos, desde quinta (18), que conversara com ele nas condições apontadas pela investigação da Polícia Federal.

Uol

Ex-presidente Lula é denunciado na Lava Jato por caso envolvendo sítio em Atibaia

Resultado de imagem para lula atibaia
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi denunciado nesta segunda-feira (22), na Operação Lava Jato, em função das investigações que envolvem um sítio em Atibaia, no interior de São Paulo. A denúncia foi apresentada pelos procuradores que compõem a força-tarefa da Lava Jato, à Justiça Federal, em Curitiba.

Este é o terceiro processo a que Lula poderá responder na capital paranaense. Caberá ao juiz Sérgio Moro, responsável pelas ações penais da Lava Jato, definir se recebe ou não a denúncia do Ministério Público Federal (MPF). Se ele aceitar, o ex-presidente passará a ser réu também neste novo processo.

G1PR

Jovem de 17 anos se fere em acidente de trânsito no centro de Acopiara

O plantão de polícia registrou há poucos instantes um acidente de trânsito na avenida Paulino Félix, próximo Polo de Lazer.

Segundo informações, uma jovem identificada com Maria Eduarda Dias Feitosa, 17 anos, pilotava uma motocicleta quando de repente colidiu na traseira de um caminhão baú.

Ela foi socorrida por uma equipe do SAMU ao Hospital Geral de Acopiara.

STF só vai julgar recurso de Temer após perícia em áudio, decide Cármen Lúcia

Em despacho publicado na tarde desta segunda (22), a presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Cármen Lúcia, decidiu que o pedido de suspensão de inquérito feito pelo presidente Michel Temer (PMDB) só vai entrar na pauta do plenário da corte após a realização de perícia no áudio da conversa com o empresário Joesley Batista, dono do frigorífico JBS.

No sábado (20), quando o ministro Edson Fachin, relator do inquérito, publicou despacho determinando a realização de perícia na gravação, o gabinete da presidente do STF informou que o colegiado deveria analisar o pedido na quarta (24).

No entanto, o despacho de Fachin condiciona o julgamento do recurso do presidente à inclusão da perícia nos autos do inquérito. Assim, como a perícia ainda não foi encaminhada ao Supremo, a ministra Cármen Lúcia publicou despacho determinando que o processo só será pautado depois que Fachin informar que já recebeu os laudos.

Em seu despacho de sábado, Fachin determinou a realização da perícia do áudio "no menor prazo possível" pelo INC (Instituto Nacional de Criminalística), órgão da Polícia Federal. No mesmo documento, o magistrado diz que, após a juntada dos laudos, a defesa terá até 24 horas para se manifestar. Fachin ainda pede à Presidência do Supremo que, depois disso, o caso seja pautado assim que possível.

A decisão de Fachin veio após pedido da defesa de Temer solicitando análise técnica da gravação e a suspensão do inquérito até que os áudios fossem periciados. Os advogados do presidente questionam a validade do registro, feito em segredo por Joesley Batista durante encontro com presidente em março.

Uol Notícias

Prefeito Luna Neto, consegue Centro de Educação Infantil para Jucás (CE)

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e área interna
O bairro Alto do Thor, em Jucás (CE), será beneficiado com a construção de um CEI - Centro de Educação Infantil, que terá capacidade para atender até 208 crianças, na faixa etária de 0 a 5 anos. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada na última sexta feira pelo governador Camilo Santana e pelo prefeito Raimundo Luna Neto (PDT).

De acordo com Luna, o CEI contará com quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground.

O prefeito jucaense ressalta o seu compromisso com a Educação Infantil de qualidade, proporcionando um espaço pedagógico adequado à vivência de experiências de aprendizagem através de jogos e de atividades interativas, o que possibilita a melhoria do desenvolvimento infantil.

Veja o vídeo: