segunda-feira, 22 de maio de 2017

Temer põe em dúvida atuação de Edson Fachin

Michel Temer cogita pedir a anulação de todo o processo em que é investigado no Supremo Tribunal Federal por suspeita de corrupção, obstrução de justiça e formação de organização criminosa. Alega que o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato, não teria legitimidade para atuar no caso, pois a empresa JBS, dos irmãos Joesley e Wesley Batista, é investigada não no escândalo da Petrobras, mas em outras cinco operações: Sépsis, Greenfield, Cui Bono, Carne Fraca e a Bullish.
Alertado pelo criminalista Antonio Claudio Mariz de Oliveira, cujo escritório assumiu sua defesa, Temer disse a aliados, neste domingo, que Fachin não seria o juiz natural do caso que resultou das delações de executivos da JBS. O relator, disse o presidente a ministros e congressistas, deveria ter sido escolhido por sorteio. Algo que os advogados suspeitam que não foi feito. Para tirar a prova dos nove, a defesa do presidente pede ao Supremo que esclareça como foi feita a distribuição do processo sobre a JBS.

Uol

'Se quiserem, me derrubem', afirma Temer ao negar de novo a renúncia

Michel Temer faz novo pronunciamento
Enfrentando a mais grave crise de seu governo, o presidente Michel Temer (PMDB) diz que renunciar seria uma admissão de culpa e desafia seus opositores: "Se quiserem, me derrubem".

Em entrevista à Folha no Palácio da Alvorada, Temer afirma que não sabia que Joesley Batista, que o gravou de forma escondida, era investigado quando o recebeu fora da agenda em sua residência em março –embora, naquele momento, o dono da JBS já fosse alvo de três operações.

Sobre o ex-assessor Rodrigo Rocha Loures, flagrado correndo com uma mala de dinheiro, Temer diz que mantinha com ele apenas "relação institucional". A atitude de Loures, para o presidente, não foi "aprovável". Mas ele defende o caráter do ex-assessor. "Coitado, ele é de boa índole, de muito boa índole."

Folha de S.Paulo

domingo, 21 de maio de 2017

A primeira vitória! Vasco bate Bahia em dia do gol 400 de Luis Fabiano

O Vasco venceu a primeira no Campeonato Brasileiro com direito ao gol 400 de Luis Fabiano. Em um domingo também marcado pelas estreias dos zagueiros Paulão e Breno no Cruzmaltino, Yago Pikachu e o Fabuloso foram os responsáveis pelos gols do triunfo por 2 a 1 sobre o Bahia, em São Januário. Gustavo descontou para o Tricolor.

O resultado foi bastante comemorado pela torcida, já que o time fez o dever de casa e somou os primeiros três pontos no Brasileirão depois de uma estreia preocupante, quando terminou goleado por 4 a 0 pelo Palmeiras. Já o Bahia sofreu a primeira derrota após os 6 a 2 sobre o Atlético-PR.

O Vasco volta a campo pela competição nacional no sábado (27), às 19h, novamente em São Januário para o clássico contra o Fluminense. O Bahia joga diante do Botafogo, domingo (28), às 19h, no Engenhão.

Com dois gols em três minutos, Fluminense vence o Atlético-MG e mantém 100%

Atuando em casa, o Atlético-MG tinha mais posse de bola e era responsável pelas principais ações do jogo. Mas o Fluminense foi eficiente. Aproveitou um momento de vacilo da defesa atleticana e marcou dois gols num intervalo de três minutos, com Henrique Dourado e Richarlison. Gabriel descontou para o Atlético, mas não foi o suficiente e o Fluminense venceu por 2 a 1.

Resultado que deixa a equipe carioca com 100% de aproveitamento neste início de Campeonato Brasileiro. São duas vitórias, contra Santos e Atlético. Na próxima rodada o Fluminense tem clássico com o Vasco. Já o Atlético, com apenas um ponto em dois jogos, dá uma pausa no Brasileirão para estrear na Copa do Brasil, contra o Paraná.

Renan diz que 'mandaria prender' quem o procurasse para falar de propina

O senador Renan Calheiros (AL), líder do PMDB, divulgou nota neste domingo (21) dizendo que se algum delator o procurasse para falar em propina ou caixa 2, "mandaria prendê-lo".

A nota, divulgada por sua assessoria de imprensa, confirma que Renan esteve com o ex-diretor de Relações Institucionais da JBS Ricardo Saud, mas nega que eles tenham tratado de vantagens indevidas.

"A citação do delator é fantasiosa. O fato de ele ter ido a minha casa não significa que tenho qualquer relação com seus atos criminosos. Ele ou qualquer outro delator jamais falaria comigo sobre propina ou caixa 2. Se fizesse isso, eu teria mandado prende-lo", diz a nota.

Ao dizer que "mandaria prender" qualquer pessoa que o procurasse para tratar de propina ou caixa 2, Renan faz uma crítica indireta ao presidente Michel Temer.

Uma gravação feita por Joesley Batista, dono da JBS, mostra uma conversa entre ele Temer no qual o empresário narra iniciativas de tentar frear investigações.

O presidente, embora tenha ouvido relatos de práticas criminosas, não fez qualquer denúncia. Em pronunciamento feito neste sábado (20), Temer disse não ter acreditado em "fanfarronices" de um "falastrão".

Cá pra nós

Homem sério esse Renan Calheiros. Nunca se envolveria com coisas erradas. Um exemplo a ser seguido!!! 

Com baixa adesão, Temer cancela jantar de demonstração de apoio

Sem confirmação de presença da maior parte dos líderes de sua base aliada, o presidente Michel Temer decidiu cancelar o jantar que ofereceria neste domingo (21), no Palácio da Alvorada, em uma tentativa de demonstrar que mantém apoio no Congresso.

Pela manhã, o governo havia convocado aliados e ministros para o encontro, marcado para 19h30. O convite havia sido disparado pelo ministro Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo), em nome de Temer.

Parte dos líderes e ministros, entretanto, avisou ao governo que não chegaria a tempo da reunião, uma vez que haviam optado por passar o fim de semana em seus Estados de origem e foram chamados de última hora.

Com a baixa adesão, Temer decidiu cancelar o jantar e transformou a conversa em um encontro informal, com um grupo mais reduzido, que já estava em Brasília. As conversas devem começar por volta de 19h.

Folha de S.Paulo

Troca de Carille funciona, e Corinthians bate Vitória com mais um gol de Jô

Em partida de poucas oportunidades neste domingo na Fonte Nova, prevaleceu a eficácia ofensiva do Corinthians. 

Depois de uma alteração ousada do treinador Fábio Carille, que retirou o volante Maycon e lançou o meia-atacante Marquinhos Gabriel, os corintianos arrancaram para alcançar o triunfo por 1 a 0 em visita ao Vitória. 

O gol decisivo foi, mais uma vez, do centroavante Jô, que recebeu assistência precisa de Marquinhos e matou a partida.

Uol

Homem tenta prestar socorro a caminhoneiro e acaba morto em Mombaça (CE)

O blog Mombaça Online postou uma informação dando conta de um assassinato que ocorreu na tarde de (21), naquele município.

De acordo com a reportagem, um casal de Pedra Branca (CE) que transitava num veículo Gol, placas HXF-1022, parou para prestar ajuda a um caminhoneiro que aparentemente estava sem combustível, parado às margens da CE-060, em frente as casas populares em Mombaça (CE).
A esposa do proprietário do Gol, que não teve o seu nome revelado, relatou para o blog mombacense que foi amarrada pelo motorista do caminhão, enquanto o companheiro foi a cidade comprar um galão de combustível. Ao chegar, foi agredido com uma barra de ferro na cabeça e em seguida colocado debaixo dos pneus do caminhão. 

Ela finalizou a narração do fato, afirmando que conseguiu se desamarrar, porém não foi possível salvar o marido  que foi esmado, após o caminhoneiro da ré no veículo matando-o propositalmente.
Após cometer o crime, o caminhoneiro foi seguido pela CE-060, sentido Mombaça/Acopiara. Na vila Aroeira, houve troca de tiros e a polícia de Acopiara conseguiu prender o acusado.

A reportagem do blog tentou buscar mais informações junto a Delegacia de Polícia em Acopiara, porém não existia nenhum detalhes sobre o assunto. O atendente disse apenas que foi um acidente com vítima fatal em Mombaça.

Em tempo

O blog Lindomar Rodrigues não entendeu o que teria motivado a mulher da vítima a ficar com o caminhoneiro, enquanto o marido foi a cidade em busca de combustível.

Aguarde mais detalhes...

Mombaça Online

Participe!

PSB decide romper com base aliada do governo

A Executiva Nacional do PSB anunciou ontem (20) o rompimento com a base aliada do governo do presidente Michel Temer. A decisão foi tomada em uma reunião da cúpula do partido, após a divulgação da íntegra das delações dos donos da empresa JBS. A legenda tem 42 parlamentares no Congresso Nacional.

Ao fim da reunião, o partido divulgou uma resolução na qual defende a saída do presidente Temer. A legenda também defendeu a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria do deputado federal Miro Teixeira (Rede-RJ), que prevê eleições diretas em caso de vacância da Presidência e da Vice-Presidência da República.

Segundo o presidente do partido, Carlos Siqueira, a situação do ministro das Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, filiado à legenda, não está definida. “O ministro não é indicação do partido. Eu sugeri que ele deixasse o cargo, mas ele tem liberdade para ficar, não em nome do partido”, disse.

Em pronunciamento à nação esta tarde, o presidente Michel Temer disse que vai pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o inquérito aberto contra ele seja suspenso até que verificada a autenticidade da gravação feita pelo empresário Joesley Batista, dono da JBS, de uma conversa com o presidente.

Agência Brasil

Câmara Municipal de Iguatu discute situação dos ocupantes de terrenos urbanos

http://blogs.diariodonordeste.com.br/centrosul/wp-content/uploads/2017/05/CMI-1.jpg
Membros de áreas ocupadas na cidade de Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará, participaram de sessão da Câmara Municipal de Vereadores, com o propósito de levar ao conhecimento dos parlamentares o atual momento vivenciado pelos ocupantes. Houve debates e discussões entre os vereadores.

A representante do movimento, ocupante de uma área no Conjunto Filadélfia, Maria Adelaide de Souza, disse que o quadro é de incertezas. “Pensávamos que nosso problema seria resolvido”, frisou. “Viemos aqui buscar respostas e até quando ainda vamos esperar por uma solução?”

A cidade chegou a registrar no ano passado seis ocupações em terrenos e equipamentos públicos em vários bairros, com quase mil famílias alegando o direito à moradia. Atualmente, conforme cadastro por meio das secretarias de Habitação e Assistência Social, cem famílias se enquadram no direito à moradia. Os ocupantes enfrentam sol e chuva e vivem em precários barracos.

MINHA CASA MINHA VIDA

Dentre os questionamentos levados pela representante do movimento de ocupação, esteve o recente anúncio da Prefeitura de construção de 600 casas pelo Programa Minha Casa Minha Vida enquadradas na Faixa 1, com renda de até R$ 1.800,00. Nesse âmbito, os beneficiários poderão contar com um financiamento de até 120 meses, com prestações mensais que variam de R$ 80,00 a R$ 270,00, conforme a renda bruta familiar. “Muita gente não tem o que comer e nem trabalho. Como vamos conseguir o direito de uma casa se nem assalariados a maioria é? Não há como financiar”, ponderou.

Requerimento

O vereador e secretário geral da casa, Marconi Filho (Pros), encaminhou um ofício aos deputados estaduais de Iguatu, Mirian Sobreira (PDT) e Agenor Neto (PMDB), solicitando articulação de ambos junto às esferas estaduais e federais, no intuito de solucionar o problema. “O que desejamos é que as famílias tenham sua moradia”, frisou. “Infelizmente a linha de crédito das casas destinadas pelo governo Federal para construção não atende à questão econômica dos mais carentes”.

Marconi Filho solicitou dos representantes na Assembleia que trabalhem juntos ao governador e que possam articular casas populares para as famílias que ocupam as áreas urbanas. “Vamos oficializar esse documento com o propósito de resolver essa demanda”, disse.

DN Online
Jornalista Honório Barbosa

Mega-Sena acumula em R$ 34 milhões; confira as dezenas

A Caixa Econômica Federal realizou na noite deste sábado (20) o sorteio do concurso 1.932 da Mega-Sena. As dezenas sorteadas foram: 10 - 16 - 21 - 29 - 44 - 55.

Não houve acertador. O prêmio está acumulado em R$ 34 milhões para o próximo concurso. A quina teve 72 apostas ganhadoras, com prêmio de R$ 38.379,16. Já a quadra teve 5449 acertadores, que vão levar R$ 724,45.

O sorteio dos números ocorreu na cidade de Pontes e Lacerda, no Mato Grosso, por volta das 20h.

A Caixa arrecadou R$ 47.928.555,50 com a venda de apostas. O próximo sorteio acontece no dia 24/5.

Vem aí mais um encontro dos filhos e amigos de Acopiara no Kukukaya, em Fortaleza

Ex-servidor da Prefeitura de Acopiara morre em acidente de trânsito em Pedra Branca (CE)

Um acidente de trânsito registrado na última sexta-feira, na ladeira entre Pedra Branca e Mineirolândia, vitimou fatalmente o ex-servidor público da Prefeitura de Acopiara, Eudemberg Melo Pompílio, 28 anos. 

Segundo informações, o caminhão que ele viajava faltou freio e desceu um abismo de aproximadamente 30 metros de altura. 

Eudemberg e outro companheiro pularam do caminhão e acabaram se ferindo gravemente. Apesar de ter sido socorrido, o rapaz não resistiu e veio a óbito na noite de ontem.

PF é surpreendida com autorização da Justiça para Joesley deixar o Brasil

A Polícia Federal foi surpreendida com as imagens registradas no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, há cerca de 10 dias, quando o empresário Joesley Batista, da JBS, deixa o Brasil rumo aos Estados Unidos, em um jatinho particular. 

O delator do pagamento de propina ao presidente Michel Temer deveria prestar depoimento coercitivo à PF, diante das investigações que apuram suposto favorecimento do BNDES à empresa de Joesley.

Com autorização da Justiça, o empresário deixou o País para morar em Nova Jersey, na companhia do também delator da JBS, Ricardo Saud, e suas respectivas famílias.

Eliomar de Lima

Controladora da JBS nega edições em gravação de delação

Resultado de imagem para joesley batista
A J&F, controladora do grupo JBS, divulgou nota neste sábado (20) em que nega que o material da delação de Joesley Batista, dono da empresa, tenha sido editado. O texto argumenta que "é natural que, em função da densidade das delações, surjam tentativas de desqualificá-las".

A existência de edição foi ressaltada pelo presidente Michel Temer, que citou reportagem da Folha que mostrou, com base em perícia, que a gravação sofreu mais de 50 edições.

O texto divulgado pela J&F rechaça a possibilidade: "Quanto ao áudio envolvendo o presidente Michel Temer, Joesley Batista entregou para a Procuradoria-Geral da República a íntegra da gravação e todos os demais documentos que comprovam a veracidade de todo o material delatado".
De acordo com a holding, "não há chance alguma de ter havido qualquer edição do material original, porque ele jamais foi exposto a qualquer tipo de intervenção".

O texto destaca que Joesley Batista e os demais colaboradores ressaltam sua segurança em relação à veracidade de todo o conteúdo que foi levado ao Ministério Público. "Eles não hesitarão, se necessário, em fornecer os meios para reforçar as provas que entregaram."

Ainda neste sábado, o Jornal Nacional, da TV Globo, informou que dois peritos concluíram que a gravação está intacta –já reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo" citou perícia que identificou "fragmentações" em 14 momentos do áudio.

A controladora da JBS aproveitou para enaltecer as delações premiadas, afirmando que elas permitem que o "Brasil mude para melhor". "Fica cada vez mais claro que não seria possível expor a corrupção no país sem que pessoas que cometeram ilícitos admitissem os fatos e informassem como e com quem agiram, fornecendo indícios e provas."

A nota chama atenção para diferenças entre a delação dos membros da empresa e de outras colaborações firmadas recentemente. "Além da utilização de ação controlada com autorização judicial, houve vastos depoimentos, subsidiados por documentos, que esclarecem o modus operandi do cerne do sistema político brasileiro."

A J&F sai em defesa ainda dos benefícios concedidos aos delatores, como o perdão judicial –Joesley Batista, por exemplo, está vivendo em Nova York. "A possibilidade de premiação excepcional para uma colaboração igualmente excepcional é de grande importância para o êxito do mecanismo da colaboração premiada", diz o texto, que cita "enorme risco pessoal" aos delatores.

Folha deS.Paulo

Contribuições realizadas pela JBS foram "legais e formais", diz Antonio Balhmann

Na última sexta-feira (19), o Ceará foi atingido pelo terremoto político provocado pela delação bomba relizada pelos dirigentes da JBS. Wesley Batista, empresário e um dos proprietários da empresa, disse em seu depoimento que realizou uma contribuição no valor de R$ 20 milhões à campanha de 2014 do então candidato Camilo Santana, a pedido de Cid Gomes. Enviado pelo ex-governador, o deputado federal, Antonio Balhmann (PDT), foi citado pelo delator como um dos porta-vozes da proposta.

"Uma coisa é contribuição de campanha, que é prevista na legislação dentro dos limites legais, que estão incluídos dentro das prestações de contas apresentadas à Justiça Eleitoral. Outra coisa completamente diferente é a propina, a relação incestuosa entre o meio privado e o meio público", disse o gestor em vídeo de 55 segundos publicado em uma rede social. Segundo Wesley Batista, os R$ 20 milhões seriam abatidos da restituição do ICMS que o Estado devia à JBS, que totalizava R$ 110 milhões.

De acordo com o delator, R$ 9,8 milhões desse montante se referem à propina na forma de pagamento de notas emitidas contra a JBS sem contrapartida em prestação de serviços e os outros R$ 10,2 milhões se relacionam à propina dissimulada sob a forma de doação oficial.

"Eu estive lá para pedir apoio mediante, como realmente aconteceu, contribuições eleitorais formais, legais, previstas na legislação e declarada integralmente na minha prestação de contas", acrescentou o secretário, que ainda fez acusações por escrito. "(JBS) tenta confundir o povo brasileiro com o propósito de obter diminuição de pena, tratando doação lícita de campanha e propina como se fossem a mesma coisa".

DN Online

Mosquito pode transmitir zika, dengue e chikungunya ao mesmo tempo

O mosquito Aedes aegypti pode transmitir zika, dengue e chikungunya ao mesmo tempo, com uma só picada. É isso que conclui o estudo "Impacto da exposição simultânea a arbovírus na infecção e transmissão pelo mosquito Aedes aegypti", elaborado por pesquisadores da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, e divulgado nesta sexta-feira pela revista "Nature Communications".

"Dados clínicos recentes suportam um aumento na frequência de coinfecção em doentes humanos, aumentando a probabilidade de que os mosquitos possam ser expostos a diversos arbovírus de uma só vez", diz o artigo, assinado por Claudia Rückert, James Weger-Lucarelli, Selene M. Garcia-Luna, Michael C. Young, Alex D. Byas, Reyes A. Murrieta, Joseph R. Fauver e Gregory D. Ebel.

Os cientistas fizeram a constatação após infectarem mosquitos com diversos vírus.

Chikungunya já matou oito no Ceará

A febre chikungunya já causou a morte de oito pessoas no Ceará neste ano, segundo informações do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), divulgado nesta sexta-feira (19). Um total de 16.185 casos da doença no Estado foram confirmados neste ano.

DN Online

OAB decide que vai protocolar pedido de impeachment de Temer na Câmara

A decisão da OAB de pedir o impeachment de Temer foi aprovada por 25 votos a 1Em reunião finalizada na madrugada deste domingo (21) o Conselho Pleno da OAB aprovou parecer que recomenda a abertura de processo de impeachment contra o presidente da República, Michel Temer, por crime de responsabilidade. Foram 25 votos a favor e um contra, com uma ausência. Cada voto corresponde à representação da Ordem em um Estado brasileiro. O pedido deve ser protocolado na Câmara dos Deputados nos próximos dias.

A decisão do Conselho segue o que foi definido pela comissão especial do órgão, que, convocada pela diretoria da OAB Nacional, já havia indicado a posição a favor da abertura do afastamento de Temer por ter "falhado ao não informar às autoridades competentes a admissão de crime por Joesley Batista e faltado com o decoro exigido do cargo ao se encontrar com o empresário sem registro da agenda e prometido agir em favor de interesses particulares".

Comissão

De acordo com o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, a reunião extraordinária foi convocada após ser disponibilizado acesso aos autos do processo contra Temer no Supremo Tribunal Federal. Os conselheiros do órgão condenaram a atitude de Temer ter se encontrado com empresário investigado pela Polícia Federal. Além disso, foi destacado que, ao não denunciar o empresário após ele admitir ter corrompido dois juízes e um procurador, "Temer faltou com o decoro e feriu a Lei do Servidor Público". Segundo a OAB, Temer também teria agido em favor dos interesses pessoais de Joesley em detrimento do interesse público.

De acordo com o parecer da comissão, Temer teria infringido o artigo 85 da Constituição, que define os crimes de responsabilidade do Presidente da República, e a Lei do Servidor Público, por não informar à autoridade competente atos ilícitos que teriam sido cometidos por Joesley.

A comissão avaliou ainda que o presidente também teria infringido o decoro exigido pelo cargo por ter recebido com o empresário, especialmente pelo horário em que ocorreu o encontro (22h45) e sem registro na agenda oficial.

Inquérito

O presidente Michel Temer anunciou nesse sábado (20) em pronunciamento que ingressaria com pedido para suspender o inquérito aberto contra ele no STF (Supremo Tribunal Federal). O ministro Edson Fachin, do STF, autorizou na quinta-feira (18) a abertura de inquérito para apurar se Temer praticou corrupção, obstrução de justiça e formação de organização criminosa. Ele está sendo investigado pela PGR (Procuradoria-Geral da República).

Uol

sábado, 20 de maio de 2017

Fla mostra reação após queda da Libertadores e vence Atlético-GO

Resultado de imagem para Fla mostra reação após queda da Libertadores e vence Atlético-GO
O Flamengo mostrou poder de reação e venceu o Atlético-GO por 3 a 0 neste sábado, no Serra Dourada, pelo Campeonato Brasileiro. Após ser eliminado de maneira vexatória na Libertadores, o triunfo era o único resultado esperado pela torcida. Everton, Leandro Damião e Rodinei marcaram para os cariocas.

Com o resultado, o Flamengo chega aos 4 pontos e divide a liderança com a Chapecoense, que venceu o Palmeiras na Arena Condá, mas saldo inferior aos cariocas. O Rubro-Negro volta a campo na quarta-feira, novamente contra o Atlético-GO, pela Copa do Brasil.

Uol