A cidade de Acopiara, localizada no Centro-Sul do Ceará, se transforma novamente em um grande palco cultural com a realização do 28º Festival de Teatro de Acopiara – FETAC, que acontece de 1º a 8 de novembro. O evento reúne grupos locais, nacionais e internacionais em uma programação gratuita, que movimenta ruas, escolas, praças, teatro e distritos do município.
A programação traz a Mostra FETAC em Cena, com apresentações dos oito grupos selecionados no teatro do Centro Social. Durante esses dias, os grupos teatrais vão se apresentar no palco do teatro. São eles: Tita&Nic, da Cia Cearense de Molecagem, de Fortaleza; O Regresso dum Barquinho de Papel, da Cangaias Coletivo Teatral, Maracanaú; Sertão Confederado, do grupo Criar de Teatro – Varjota /Cia Prisma de Artes, Fortaleza; O Mágico de OZ, da Trupe Tagarela de teatro, de Acopiara; Nada de Novo sob o Sol do Sertão, do Coletivo Rei Leal, Fortaleza; O Novo espetáculo da Trupe, da Trupe dos Pensantes, de Crato; MenospAusa, do grupo Solo, Fortaleza; e Aladin – Um Conto das Arábias, da Cia Camarim de Teatro de Maranguape.
Já a Mostra Eurico Bivar de Teatro apresenta espetáculos infantil e adulto e terá como palco o Núcleo das Artes José Alves de Queiroz. Na programação, constam os espetáculos: Figural Brincante com Cláudio Ivo, de Fortaleza; A Peleja de Faustino Contra o Destino, da Trupe Tagarela de Teatro, Acopiara; Chorume, da Cia Ortaet de Teatro, Iguatu; As Aventuras de João Sortudo, da cia Prisma, Fortaleza; Antologia das Marionetes, da Cia das Marionetes, Argentina (atividade realizada em parceria com o Festival Internacional do Circo do Ceará); De Passagem, do Coletivo Cotinha de Teatro, de Banabuiú; Os Palhaços Cantam Histórias, do Coletivo Rei leal, Fortaleza; e A Risita, do Fulcirco, Fortaleza. Essa Mostra é uma homenagem ao saudoso artista plástico e diretor de teatro acopiarense Eurico Bivar.
Saindo dos palcos, a Mostra FETAC Itinerante – PNAB – Acopiara, leva a programação para escolas de cinco distritos: Francisco Assis Veira (Umari-Santa Felícia), José Alves do Nascimento (Distrito Santo Antônio), Adonias Uchôa de Albuquerque (Distrito Isidoro); Solon Guedes Cavalcante (Distrito Trussu), Maria Leal Teixeira( Distrito São Paulinho)
Paralelo aos espetáculos, o festival realiza os Diálogos Cênicos do FETAC, momento que reúne a classe artística para debater o cenário cultural, além da realização de oficina de elaboração de projetos culturais, mesa-redonda e seminário.
Já o Palco Acopiara das Artes e Tradições – PNAB, Acopiara, que fica em frente ao teatro, recebe as apresentações das companhias de maracatu, reisados, palhaçaria, além de diversas manifestações culturais e uma feira de artesanato acopiarense. Ainda na programação, há o FETAC em Festa, com shows musicais em diversos locais da cidade.
ABERTURA OFICIAL
O primeiro dia acontece no sábado (01/11), às 8h, com o tradicional Cortejo Artístico pelas ruas do Centro da cidade, seguido da mesa-redonda “Comicidade da Cena”, às 9h30, mediada por Carri Costa e Ana Marlene, da Cia. de Molecagem – Fortaleza, no Núcleo de Artes José Alves de Queiroz. À noite, às 19h, será a vez da apresentação do Maracatu Vozes da África, no Palco Acopiara das Artes e Tradições – PNAB, e, às 20h30, a estreia da Mostra FETAC em Cena, com o espetáculo Tita & Nic, também da Cia. Cearense de Molecagem.
Na abertura oficial, o público poderá conferir, a partir das 22h, o show da cantora Paula Dias, com repertório de MPB, no Palco Acopiara das Artes e Tradições – PNAB, que fica em frente ao teatro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário