segunda-feira, 18 de março de 2024

Presídios do Ceará tiveram ao menos seis fugas nos primeiros meses de 2024


O Sistema Penitenciário do Ceará registrou seis fugas nos primeiros meses de 2024 e uma tentativa de fuga. Pelo menos 22 presos conseguiram escapar. O primeiro registro ocorreu em janeiro. Quatro detentos fugiram da Unidade Prisional Professor Olavo Oliveira II, em Itaitinga, na Grande Fortaleza. Em menos de 24 horas, todos foram recapturados. A segunda fuga ocorreu em 21 de janeiro. Cinco detentos fugiram da Unidade Prisional de Pacatuba, na Região Metropolitana. Três deles também foram recapturados, em 24 horas de buscas. Em fevereiro, um detento fugiu da UP-Itaitinga 2, presídio localizado também em Itaitinga.

No mês de março outras duas fugas foram registradas. Cinco detentos que atuavam em uma obra no quintal da Unidade Prisional Vasco Damasceno Weyne, em Itaitinga, fugiram. Em 8 de março, o presidiário Nilson Reis Feitosa, condenado por estupro e assassinato, fugiu da Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, localizado em Pacatuba, na Grande Fortaleza. 

E a mais recente ocorreu neste domingo (17). Sete detentos fugiram de um presídio em Itaitinga. A fuga aconteceu na Unidade Prisional Professor José Sobreira de Amorim. Oito presos tentaram escapar, mas um deles foi detido no momento da fuga. Nas celas onde os presos estavam, existe um espaço específico para o banho de sol. Eles quebraram o pergolado dessa área e fugiram pelo teto. Um policial penal viu o momento da fuga, mas conseguiu interceptar apenas um dos fugitivos.

Nenhum comentário: