segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Chuvas de fevereiro mantêm aporte hídrico do açude Trussu, em Iguatu


Com um cenário bem diferente se comparado ao mesmo período do ano passado, que foi bem mais “chuvoso”, apesar do recente prognóstico apresentado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – Funceme não ser muito animador, com expectativa de chuvas abaixo da média para a Região Centro-Sul, as chuvas registradas nesta reta final de fevereiro aumentam a esperança para agricultores e moradores da cidade. “A gente está vendo que o inverno está bem diferente dos anos anteriores, mas essas chuvas agora de fevereiro animaram a gente, porque janeiro aqui foi ruim”, disse o agricultor e presidente da Associação de Moradores do Sítio Volta, José Pereira dos Reis, Zé Pereira, como é conhecido.

A esperança para muitos agricultores é que esse cenário mude ainda mais. “É bonito ver o açude assim com tanta água, para quem já viu ele seco. Graças a Deus que nos últimos anos ele teve uma boa recarga e vem aumentando. Devagarinho, mas vem. Essas plantas soltas na água são trazidas pelas águas novas. Isso é um bom sinal”, explicou seu Zé, afirmando ainda que as chuvas não estão suficientes para bom aporte, mas que é feliz por ver água chegando no reservatório. “Ainda não choveu nas cabeceiras dos rios Ererê e Trussu. Chovendo bem lá, aí sim, o Trussu vai ganhar mais água”, disse, enquanto se abaixava para ver de pertinho a água. “Acredito que tem aumentado um pouco. Talvez mais de 5cm”. Realmente o agricultor pela experiência de vida ao longo dos anos observando o manancial quase acertou.

Oficialmente, segundo dados da COGERH, a situação do açude Trussu até ontem, sexta-feira, 23, está com um volume de 127,13 hm³ (milhões de metros cúbicos), que corresponde a 47,30% de sua capacidade máxima. Considerando o dia 1/2/24 até 23 o açude aportou 4 cm³.

Nenhum comentário: