terça-feira, 17 de outubro de 2023

Comissão de Assuntos Econômicos do Senado adia votação da desoneração da folha salarial, mas relatório limita benefício para municípios

Mesmo considerado uma das pautas prioritárias do Congresso Nacional, o projeto de lei que disciplina a prorrogação, até 2027, da folha salarial das empresas de 17 setores da economia, teve mais uma vez a votação adiada. O projeto institui, também, o benefício para todos os municípios, mas os senadores querem limitar a desoneração da folha salarial das prefeituras para as cidades com até 142 mil habitantes.

A Câmara Federal aprovou uma mudança no texto originário do Senado e ampliou a redução da alíquota do INSS para quase todas as cidades brasileiras.

O Senado quer retomar o projeto original e, com essa alteração, o impacto fiscal, ou seja, o volume de recursos que deixará de ser arrecadado para o INSS ficará entre R$ 9 bilhões e R$ 11 bilhões.

Os municípios contemplados teriam a alíquota da contribuição previdenciária sobre a folha de salários reduzida de 20% para 8%.

PAUTA DE VOTAÇÃO

A expectativa era de que, nesta terça-feira, a Comissão de Assuntos Econômicos aprovasse o texto do relator senador Ângelo Coronel, do PSD da Bahia, para, em seguida, o projeto receber aval do Plenário do Senado e ser enviado à sanção presidencial. O adiamento da votação da matéria aconteceu após pedido de vista coletivo.

O projeto deve voltar à pauta da Comissão de Assuntos Econômicos na próxima terça-feira. As mudanças no sistema de contribuição social são definidas como um avanço para manter o bom nível de empregos das empresas beneficiadas com a desoneração da folha salarial.

O projeto de lei beneficia empresas de 17 setores da economia, incluindo indústrias têxtil, de calçados, máquinas e equipamentos e proteína animal, construção civil, comunicação e transporte rodoviário, que empregam quase 9 milhões de trabalhadores). A medida permite que as empresas paguem alíquota de 1% a 4,5% sobre a receita bruta, em vez de 20%.

Ceará Agora

Nenhum comentário: