TV Meu Xodó - A TV da nossa gente e Rádio Nova FM de Iguatu

Rádio Nova FM - 104,9

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Lewandowski manda suspender uso do Censo de 2022 para a distribuição do FPM; Acopiara é beneficiada


O poder público deve agir com lealdade, transparência e boa-fé. Sendo assim, não pode modificar condutas de forma inesperada, anômala ou contraditória, de maneira a surpreender os administrados ou frustrar suas legítimas expectativas.

Com essa fundamentação, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu nesta segunda-feira (23), em liminar, uma decisão normativa do Tribunal de Contas da União que utilizava os dados do incompleto Censo Demográfico de 2022 para a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de 2023. Com a decisão, serão mantidos neste ano os coeficientes usados em 2018.


O FPM é um repasse da União aos municípios pela participação na arrecadação de tributos federais (IR e IPI). A distribuição dos recursos é feita de acordo com o número de habitantes de cada cidade.

Acopiara

No mais recente Censo, realizado em 2022, o município de Acopiara apareceu com uma redução populacional de 12,82%, em relação à população de 2010, integrando o top 10 dos que mais perderam habitantes. Com a decisão do ministro Ricardo Lewandowski, a cidade voltará a receber os recursos referentes aos números de 2018.

Nenhum comentário: