quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Governadora Izolda Cela envia à Assembleia projeto de lei para tornar as escolas das redes municipais em tempo integral


Com o objetivo de ampliar o Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), a governadora Izolda Cela encaminhou para a Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (30), o projeto de lei que efetivará a universalização do tempo integral nas escolas de Ensino Fundamental das redes municipais do Ceará. A secretária da Educação, Eliana Estrela, esteve presente no ato. 

O projeto define a adoção de estratégias para fortalecer o regime de colaboração entre estado e municípios. A medida propõe o fornecimento de apoio técnico, pedagógico e financeiro, a fim de possibilitar a implementação da jornada pedagógica ampliada, que favorecerá a promoção da aprendizagem com equidade em todo o território cearense. De acordo com a mensagem, o tempo integral será instituído de maneira gradativa, iniciando-se a partir das turmas de 9º ano, em 2023.

“Com isto, estabelecemos uma meta ousada e de muito fôlego para a educação das nossas crianças e jovens: levar o ensino em tempo integral a todo o Ceará até 2026, por meio da parceria entre estado e municípios. Lembro que, na rede estadual, 60% das escolas de Ensino Médio já funcionam em tempo integral, com meta de universalização também prevista para 2026. Seguimos investindo para oferecer educação de qualidade a todas e todos”, ressalta a governadora Izolda Cela.

Eliana Estrela avalia que o projeto de lei é mais um marco histórico para a educação do Ceará. “O tempo integral não se traduz apenas em passar mais tempo na escola. O período extra permite a ampliação das possibilidades de aprendizagem, com o desenvolvimento de atividades significativas para os projetos de vida das crianças”, diz a secretária.

Nenhum comentário: