sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Convenções ficam encerradas, nesta sexta-feira, e definem quadro de candidatos às eleições de 2 de outubro


Um dos prazos mais importantes do calendário eleitoral para os partidos e federações fica encerrado, nesta sexta-feira. Os partidos, assim como as federações – junção de duas ou mais siglas, têm até hoje para realizar convenções destinadas à escolha de candidatos e candidatas e fechamento de alianças. O período das convenções, fixado pela legislação eleitoral, foi aberto no dia 20 de julho.

A partir desse sábado, com candidaturas e alianças oficializadas, os partidos entram na fase de preparativos para o início da campanha pela Internet e nas ruas. Outra data importante no mês de agosto é o dia 15, prazo final para os partidos políticos, as federações e as coligações requererem o registro de candidatas e candidatos ao pleito de 2 de outubro.

A partir do dia 16, começa, oficialmente, a campanha eleitoral nas ruas e pela internet, sendo permitido o uso de alto-falantes ou amplificadores de som, realização de comícios, caminhada, carreata e passeata e distribuição de material gráfico. Essa etapa do calendário se estende até o dia 29 de setembro, 72 horas antes do primeiro turno da eleição, que está marcado para 2 de outubro.

Nenhum comentário: