TV Meu Xodó - A TV da nossa gente e Rádio Nova FM de Iguatu

Rádio Nova FM - 104,9

segunda-feira, 20 de junho de 2022

Em 15 dias, Iguatu tem chuvas quatro vezes maior do que a média histórica no mês


A primeira quinzena de junho chegou ao fim com uma significativa marca pluviométrica em Iguatu. Em apenas 15 dias, choveu quatro vezes mais de todo volume esperado para o mês de junho. Conforme levantamento da reportagem, com base nos números da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – Funceme, do dia 1º até ontem, dia 15, já havia chovido o acumulado de 125 milímetros. A média histórica para maio é de 35,6 mm.

O volume surpreende tendo em vista que o período da quadra invernosa chegou ao fim em maio. O mês de junho marca o início do período chamado de pós-estação. Até o fim de julho, apesar da redução nos acumulados, precipitações ainda deverão ocorrer ao longo do território cearense.

“Embora se observe uma redução das precipitações, a pós-estação não representa o fim das precipitações no Ceará. Neste período do ano, torna-se mais frequente a formação de Ondas de Leste na costa da África. Estes sistemas se deslocam até a região Nordeste, muitas vezes alcançando nosso estado e favorecendo a ocorrência de chuvas, principalmente em parte do litoral e região Jaguaribana”, explicou Meiry Sakamoto, gerente de Meteorologia da Funceme.

Nenhum comentário: