segunda-feira, 25 de abril de 2022

Pesquisadores do Ceará criam inteligência artificial que pode detectar incêndios em menos de 1 segundo


Uma ferramenta tecnológica capaz de identificar focos de incêndio em tempo real e, a partir disso, acelerar o acionamento de equipes de combate ao fogo, foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) junto a um grupo internacional. As informações são da Agência UFC.

O algoritmo computacional pode ser usado em drones e câmeras de vigilância comuns, facilitando o monitoramento de incêndios em espaços públicos ou em ambientes fechados.

De acordo com um trabalho recém-publicado na revista internacional IEEE Transactions on Industrial Informatics, são necessários entre 30 e 210 milissegundos (menos de um segundo) para o reconhecimento em imagem do padrão de princípios de incêndio. 98,9% é a precisão de acerto da análise.

“Com um sistema desses, a gente consegue prever incêndios e reduzir o tempo de atuação dos bombeiros”, explica Victor Hugo de Albuquerque, um dos autores do projeto e professor do Laboratório de Engenharia de Sistemas de Computação (Lesc), vinculado ao Departamento de Engenharia de Teleinformática (Deti) da UFC.

Nenhum comentário: