segunda-feira, 25 de abril de 2022

Ceará já soma 33 açudes sangrando; três foram neste fim de semana


Mais três reservatórios cearenses ultrapassaram suas capacidades máximas de armazenamento. Após um fim de semana chuvoso, as águas transbordaram nos açudes Diamantino II, localizado no município de Marco, Gangorra, em Granja, e Maranguapinho, em Maranguape. Com isso, subiu para 33 o número de barragens sangrando no Estado, segundo dados do Portal Hidrológico do Ceará.

O nível de água dos açudes do Estado vem aumentando progressivamente desde o início da estação chuvosa, em fevereiro. Em pouco mais de dois meses e meio, a média do volume hídrico dos 155 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) saltou de 21,1% para 34,7%. O percentual é suficiente para retirar o Estado da situação de alerta para escassez hídrica, quando o índice fica abaixo de 30%.

Até a última atualização do Portal Hidrológico, na tarde deste domingo, 24, o Ceará também registrava pelo menos seis barragens com níveis de reserva hídrica maiores do que 90%. O açude Do Coronel, em Antonina do Norte, com volume de 99,45% , é o que está mais perto de sangrar. Também estão na "fila" os açudes Aracoiaba (98,16%), Ayres de Sousa (97,77%), São Domingos II (95,47%), Araras (92,94%) e Pacajus (91,18%).

Nenhum comentário: