sábado, 27 de novembro de 2021

Perda de qualidade de vida no Ceará é maior do que a média do Brasil


Um índice inédito medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que a perda na qualidade de vida dos cearenses foi maior do que a média do Brasil entre os anos de 2017 e 2018.

Segundo o IBGE, o Índice de Perda de Qualidade de Vida (IPQV) identificado pela primeira vez no Ceará é de 0,189, enquanto a média do indicador no País, como um todo, é de 0,158. As medidas do IPQV vão de 0 a 1, sendo que, quanto mais perto de zero, menor a perda. Ou seja, a qualidade de vida no Ceará é menor do que no Brasil.

Os números foram divulgados nesta sexta-feira (26) e apontam para questões relacionadas à exclusão e marginalização de pessoas a direitos como: moradia, acesso a serviços de utilidade pública, saúde e alimentação, educação, acesso a serviços financeiros e padrão de vida, além de esporte e lazer.

A ausência de pessoas em unidades escolares, a insegurança alimentar e a falta de um banheiro exclusivo em uma residência são fatores que levam, segundo o órgão, ao crescimento desse índice.

Nenhum comentário: