quarta-feira, 28 de julho de 2021

Bolsonaro volta a sinalizar aumento do Bolsa Família e mira obras hídricas em aceno ao Nordeste


O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), voltou a sinalizar que deve aumentar o valor do Bolsa Família em, no mínimo, 50%, em entrevistas a emissoras de rádio, nesta semana. O gesto é simbólico, em ano de véspera das eleições de 2022, já que beneficia principalmente o Nordeste, conhecido como reduto do Partido dos Trabalhadores e onde Bolsonaro teve baixo desempenho eleitoral em 2018. 

Os acenos do presidente Bolsonaro ao Nordeste são uma resposta às investidas do ex-presidente Lula (PT), seu adversário político, na região, numa tentativa de ganhar popularidade entre nordestinos. Na eleição de 2018, Bolsonaro venceu em todas as regiões do país, com mais de 60% dos votos no Sul e Sudeste. Já o Nordeste foi a única região em que teve baixo desempenho, tendo conquistado apenas 15% dos votos. 

De olho em 2022, Bolsonaro e Lula, que indicam disputar a Presidência da República, se movimentam, cada um à sua maneira. 

O petista deve fazer uma viagem ao Nordeste no segundo semestre deste ano, para encontro com lideranças políticas, mas ainda não confirmou datas. Enquanto isso, Bolsonaro visitou alguns estados nos últimos meses para inaugurar obras e equipamentos federais. 

O presidente da República, inclusive, anunciou, na terça-feira (27), que deve vir ao Ceará no próximo dia 13 de agosto. Esta será a segunda visita de Bolsonaro ao Estado em 2021.

Nenhum comentário: