domingo, 2 de maio de 2021

Ceará recebe mais um lote da Coronavac; remessa contem 11.600 doses

Um novo lote de vacinas contra a Covid-19 para o Ceará chegou neste sábado (1º), em avião que pousou no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins no fim da tarde. A nova remessa contém 11.600 doses da Coronavac/Sinovac.

Nas suas redes sociais, o governador Camilo Santana celebrou a chegada de mais um lote e já projetou outro, para este domingo (2). “Recebemos há pouco 11.600 doses da vacina CoronaVac. Ainda devem chegar mais 255.750 doses da AstraZeneca neste fim de semana, segundo o Ministério da Saúde. Assim, daremos continuidade ao processo de imunização no Ceará. Seguimos firmes na luta”, postou. 

Com a remessa recém-chegada, o Ceará soma 2.441.900 doses de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). No último dia 28 de abril, a marca de 2 milhões de doses aplicadas foi batida.

Na transmissão ao vivo da noite da última sexta-feira (30), o governador informou que houve um atraso no envio da CoronaVac, por conta do não recebimento de insumos da China, mas que deverão ser normalizados agora em maio.

“Eu e o Dr. Cabeto conversamos com o ministro da Saúde e colocamos a importância que temos de ampliar o recebimento de vacinas. Nós não vamos descansar enquanto todos os cearenses não forem vacinados, por isso o Estado tem feito contato com outros laboratórios, inclusive na China, para que a gente possa acelerar esse processo de vacinação”, garantiu Camilo.

Ação Federal
O Governo do Ceará, através da Procuradoria Geral do Estado (PGE), em conjunto com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho (MPT), Defensoria Pública do Ceará (DPCE), e Defensoria Pública da União (DPU), ingressou, na manhã deste sábado (1º), com ação na Justiça Federal para garantir a vacinação da segunda dose de CoronaVac no Estado do Ceará, solicitando o envio imediato de mais 58 mil doses do imunizante. A união das instituições do sistema de Justiça e Governo do Ceará solicita o envio imediato do imunizante por parte do Governo Federal, para que seja concluído o ciclo de aplicação de segundas doses na fase 1 do grupo prioritário (idosos) no Ceará.

3ª fase de vacinação em breve
A 3ª fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Covid-19 convocará pessoas com comorbidades (doenças crônicas) e com deficiência permanente grave. Para a imunização deste grupo, portanto, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informa que será exigido atestado, prescrição ou relatório médico especificando a indicação da vacina pelo médico. As medidas foram decididas durante a 40ª reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Ceará.

Para obter o documento, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou seu médico. A lista dos pacientes acompanhados nos ambulatórios do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH) e Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) foi encaminhada para as Superintendências Regionais de Saúde para facilitar a validação com os municípios.

(*) Com informações Governo do Estado do Ceará

Nenhum comentário: