sexta-feira, 30 de abril de 2021

Municípios têm 24 horas para mostrar como vão garantir a 2ª dose da vacina, recomenda MPCE

O Ministério Público do Ceará (MPCE) expediu, nesta quinta (29) e sexta-feiras (20), recomendações para garantir a 2ª dose de vacinas contra a Covid-19 em 18 municípios do Estado (ver lista abaixo).

As gestões terão 24 horas, após serem notificadas oficialmente, para apresentaram um plano de execução. 

Fortaleza e outros municípios tiveram de interromper o esquema de vacinação com a CoronaVac devido à dificuldade no fornecimento deste imunizante, que, no Brasil, é produzido pelo Instituto Butantan. Preocupados, na Capital, idosos ainda tentaram completar a imunização nesta quinta e se depararam com longas filas e frustração. Nesta sexta, apenas a vacina da AstraZeneca foi aplicada.

Conforme o pedido do MP, a eventual falta ou escassez da segunda dose deverá ser comunicada previamente e imediatamente ao órgão. O prazo começa a valer partir do momento em que as cidades recebem a notificação oficial - o que pode ser diferente para cada uma. 

Ainda segundo o documento, as secretarias da Saúde deverão informar se foram armazenadas as vacinas necessárias para a segunda dose, o quantitativo de imunizantes e pacientes à espera. Também será necessário indicar a previsão da chegada de novos lotes, sobretudo da CoronaVac.

CIDADES CITADAS: 

Fortaleza
Iguatu
Quixadá
Banabuiú
Choró
Itapipoca
Palmácia
Maranguape
Porteiras
Jati
Penaforte
Baturité
Guaraciaba do Norte
Croatá
Frecherinha
Mauriti
Itaitinga
Graça. 

Diário do Nordeste

Nenhum comentário: