sexta-feira, 23 de abril de 2021

Contratempos no enfrentamento da pandemia: 591 municípios estão com risco de falta de kit intubação

A quinta edição da pesquisa semanal realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com o objetivo de ter o panorama do enfrentamento da pandemia pelos Entes locais mostra que há pacientes intubados em Unidades de Pronto Atendimento (Upas) em pelo menos 182 Municípios. 

O levantamento mostra, ainda, que quase ¼ dos Municípios pesquisados parou a vacinação nesta semana por falta de imunizantes para a primeira dose. A CNM ouviu 2.096 Municípios entre os dias 19 e 22 de abril.

Outro dado apontado no estudo se refere à reabilitação de pessoas pós-covid, com medidas para o tratamento de sequelas decorrentes da doença. Cerca de 70% dos Municípios afirmaram que implementaram ou pretendem implementar esse tipo de serviço. 

A maioria dos que já implementou (36,3%) disse realizar a reabilitação desses pacientes em Unidades Básicas de Saúde (UBS). Já 19,2% afirmaram que isso ocorre em centros especializados de reabilitação do Município. O serviço ocorre, ainda, em hospitais municipais (7,8%); serviços privados contratualidades (6,5%); hospitais estaduais (3,1%); e ambulatórios estaduais (3%).

Nenhum comentário: