segunda-feira, 12 de abril de 2021

Após passagem por Iguatu, Quixeramobim e Itapipoca, grupo de venezuelanos segue para outro estado

Na noite de quinta-feira, 8, um grupo de 39 venezuelanos refugiados desembarcou no município de Itapipoca, á 139 km de Fortaleza. O grupo seguia viagem de Quixeramobim e, antes disso, teve uma breve passagem por Iguatu e Mossoró. De acordo com Cristiane Nascimento, chefe de gabinete da prefeitura, o grupo foi abrigado numa escola municipal da cidade e na manhã deste sábado, 10, seguiu viagem em direção a Vitória, capital do Espírito Santo. 

O grupo, composto por 25 crianças e 14 adultos realizou testagem rápida e não foi identificado nenhum infectado. Antes disso, o grupo já havia sido testado em Quixeramobim. De acordo com Cristiane, que conversou com o grupo na noite de sexta, seguindo orientações da Secretaria de Proteção Social (SPS), todo o grupo estava com a documentação legalizada. A maior parte da documentação foi obtida em João Pessoa, onde os venezuelanos chegaram a passar quase um ano. A documentação portada pelos refugiados garante a permanência legal do grupo no Brasil até 2022. 

"Eles chegaram aqui em Itapipoca por acaso, mas eles nem sabiam pra onde estavam indo", conta Cristiane. "Pela conversa que tivemos com eles, ficou claro que eles querem chegar em lugares maiores, onde eles possam fazer suas apresentações no meio da rua e pedir dinheiro em troca, é assim que eles mantêm esse estilo de vida nômade", complementa. A chefe de gabinete informa que eles são indígenas e já vivem de maneira itinerante no Brasil há alguns anos de forma legal e que a maior parte deles relatou ter familiares espalhados no País." 

O POVO Online

Nenhum comentário: