segunda-feira, 1 de março de 2021

Cinturão das Águas do Ceará recebe águas do São Francisco nesta segunda-feira

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) liberou, nesta segunda-feira (1), as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco para o Cinturão das Águas do Ceará (CAC). A abertura é em resposta demanda feita na última semana pelo governo do estado e tem dois objetivos principais: garantir água para abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza e permitir testes na estrutura do Cinturão entre os reservatórios Jati e Castanhão.  

Os primeiros testes ocorreram em agosto de 2020. Nesta nova etapa, de acordo com o planejamento estadual, com uma vazão de 12 mil litros de água por segundo, as águas sairão do reservatório Jati pela estrutura do Cinturão, chegarão ao leito do Riacho Seco e depois passarão pelo Rio Batateiras, que desce do Crato. Na sequência, passam pelo Rio dos Porcos, que as levará até o Rio Salgado, desaguando no Rio Jaguaribe até chegar ao reservatório Castanhão, que abastece a capital cearense e cidades próximas. 

Até o momento, o Governo Federal já repassou R$ 1,18 bilhão para o Cinturão das Águas do Ceará (CAC), que tem 65,41% de execução da obra. 

A solicitação feita pelo governo do Ceará visa garantir a segurança hídrica para o abastecimento de aproximadamente 4 milhões de pessoas da Região Metropolitana de Fortaleza. De acordo com dados apresentados pela gestão local, o Ceará conta apenas com 13,8% do volume disponível do Sistema Integrado Jaguaribe. Desde agosto de 2020, o Reservatório Jati tinha água disponível para a realização dos testes. 

Ceará Agora

Nenhum comentário: