quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Papa aceita renúncia do Bispo de Iguatu, Dom Edson de Castro Homem

Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia de Dom Edson de Castro Homem, bispo da Diocese de Iguatu tornando-o bispo emérito.  A decisão foi comunicada pelo site vatican.va e pelo site da cnnb.org.br, nesta quarta-feira, dia 24. A renúncia de Dom Edson Homem, que tem 71 anos, se dá por motivo de saúde. Esteve à frente da Diocese desde junho Iguatu 2015 a fevereiro de 2021.

Dom Edson concederá entrevista coletiva, no Diocesano Hotel, a partir das 17 horas. O anúncio também foi feito por meio de nota a imprensa. O comunicado não adianta quem assumirá o lugar deixado pelo religioso. Esse anúncio também deve ser feito pelo Papa.

Dom Edson é o quarto Bispo da história diocese de Iguatu. Antes da nomeação para Iguatu, Dom Edson foi Auxiliar do Rio de Janeiro.

A programação de despedida do religioso prevê uma Missa em Ação de Graças será no dia 19 de março, durante os festejos de São José, Padroeiro da Diocese e do Estado do Ceará. Neste dia, o Bispo Emérito receberá o título de Cidadão Cearense dado pela Assembleia Legislativa do Ceará.

Diocese

A Diocese tem uma dimensão territorial de 29 mil quilômetros quadrados, contento neste território 19 municípios em sua circunscrição. Com uma população existente de 381 mil habitantes, residente em 67 mil domicílios, sendo destes domicílios 19 mil na zona urbana e 48 mil na zona rural. No dia 28 de janeiro, a Diocese completou 60 anos de criação.

A Praça

Nenhum comentário: