TV Meu Xodó - A TV da nossa gente!

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Mombaça, no interior do Ceará, decreta lockdown a partir desta quinta-feira (25)

O município de Mombaça, no Sertão-Central do Ceará, decretou lockdown a partir desta quinta-feira (25). Todas as atividades econômicas que não oferecem serviços considerados essenciais não poderão abrir até o próximo dia 1º. A medida busca conter o avanço da segunda onda de Covid-19 na cidade. 

A circulação de pessoas será permitida somente nos seguintes casos: deslocamento para o trabalho, unidades hospitalares ou situação excepcional justificável. Os supermercados poderão abrir para atender em esquema de delivery, mas somente até às 20 horas.

Durante a vigência do decreto, igrejas, indústrias e comércio estarão fechados. Estabelecimentos bancários, lotéricas e similares também não poderão abrir na quinta (25) e sexta-feira (26).

O prefeito de Mombaça, Orlando Filho (MDB), anunciou, em transmissão ao vivo que, no domingo (28), haverá uma nova reunião para decidir se haverá a ampliação ou flexibilização da restrição, a depender do cenário epidemiológico.

Segundo o gestor, nesta terça-feira (23), três pessoas morreram em decorrência da doença. Além de diversas internações em unidades hospitalares. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mombaça tem 42.891 habitantes. Ela é a primeira cidade cearense a decretar lockdown, após a segunda onda da pandemia. O toque de recolher no Ceará vale até o próximo dia 28. 

O que poderá abrir em Mombaça no período:

* Serviços públicos essenciais
* Farmácias
* Supermercados/congêneres, somente por delivery, com portas fechas até às 20h
* Posto de combustíveis
* Hospitais e demais unidades de saúde e serviços odontológicos de emergência
* Hospitais e demais unidades de saúde e serviços odontológicos
* Laboratórios de análises clínicas para serviços de coleta de exames relacionados à Covid-19, sendo vedado qualquer procedimento clínico
* Restaurantes/lanchonetes somente por delivery, com portas fechadas até às 22h
* Serviço de entrega de gás e água envasada somente por delivery até 20h
* Funerárias
* Velórios limitados a 15 pessoas e com duração de até duas horas

DN

Nenhum comentário: