quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Ministério Público cobra do Estado e do Município de Fortaleza informações sobre quantidade de leitos Covid-19 na rede pública

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), requisitou, nessa terça-feira (16), informações sobre o atual número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de enfermaria destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19, na rede pública situada em Fortaleza.

Esses dados foram solicitados pelo MPCE em ofícios enviados às Secretarias de Saúde do Estado (Sesa) e do Município de Fortaleza (SMS), com prazo de resposta de 72 horas.

A Promotoria cobrou manifestação sobre a expansão de leitos de UTI e de enfermaria destinados a pacientes com Covid-19, devendo ser indicada a quantidade a ser acrescentada em cada um dos equipamentos de saúde, inclusive em cada uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) sob a responsabilidade do Estado e do Município.

Em relação à expansão de leitos, as Secretarias devem informar quantos eventualmente serão efetivamente criados, ou seja, ainda inexistentes na rede, e quantos dos que já existem nos equipamentos de saúde passarão a ser exclusivos para pacientes com Covid-19.

O MPCE requer também o cronograma de ampliação com os respectivos prazos de implementação e abertura dos leitos.

(*) Com informações do MPCE

Nenhum comentário: