segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Antecipação de abono vai injetar R$ 7,33 bilhões na economia

O governo antecipou o calendário de pagamento restante do abono salarial e uma das fatias desses recursos cairá no bolso dos cearenses, o que ajudará a movimentar a economia. A medida faz parte do pacote de ações da equipe econômica para reduzir os efeitos da pandemia sobre a renda dos trabalhadores.  Segundo dados da Receita Federal, a medida beneficia 8,6 milhões de trabalhadores, sendo 7,5 milhões pagos pela Caixa Econômica Federal e 1,1 milhão pagos pelo Banco do Brasil. Ao todo, os valores antecipados para fevereiro chegam a R$ 7,33 bilhões; entre eles milhares de cearenses.

A antecipação do abono já estava sendo estudada pelo Ministério da Economia desde o início do ano, diante do aumento de mortes causadas pela Covid-19 no país. Como se trata de uma mudança de calendário de pagamentos, a medida não tem impacto sobre as contas públicas, por isso foi escolhida para iniciar a nova rodada de estímulos. Também está no radar da equipe a antecipação do pagamento do 13º de aposentados e pensionistas do INSS.

A expectativa é que a primeira parcela do benefício, prevista normalmente para o fim do ano, seja paga a partir do fim de fevereiro. Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com registro formal e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias em 2019. É preciso ainda estar inscrito no PIS/Pasep há, no mínimo, cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais.

Nenhum comentário: