segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Ceará receberá 218 mil doses da CoronaVac nesta segunda, 18

As vacinas contra Covid-19 chegam ao Ceará nesta segunda-feira, 18 de janeiro, e começam a ser distribuídas aos municípios no mesmo dia. As informações são da Sesa

O órgão prevê a chegada de um primeiro lote com 218 mil doses de CoronaVac (produzidas pela chinesa Sinovac em parceria com Instituto Butantan) até o início da tarde. Na sequência, as vacinas serão distribuídas regionalmente. O planejamento da Sesa é que a vacinação nos municípios comece simultaneamente na manhã da quarta-feira, 20.

Numa logística desenvolvida pelo Governo do Ceará que envolve aviões, helicópteros e caminhões, foram traçadas seis rotas de distribuição aérea e duas terrestres contemplando a Capital e as Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) que compreendem os municípios de Maracanaú, Caucaia, Baturité, Itapipoca, Sobral, Tianguá, Camocim, Acaraú, Crateús, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Brejo Santo, Icó, Tauá, Quixadá, Canindé, Aracati, Russas e Limoeiro do Norte. O Estado segue o Plano Nacional de Vacinação, desenvolvido pelo Ministério da Saúde.

Refrigeradores e insumos para a vacinação, como seringas, agulhas, luvas e algodão, já começaram a ser distribuídos no Ceará na semana passada, demonstrando articulação e planejamento da administração estadual e, sobretudo, seriedade quando se trata da saúde e da vida dos cearenses. O Estado vai receber 96 volumes (2.880 kg) em avião da Força Aérea Brasileira (FAB). É o oitavo maior carregamento do País.

PRIORIDADES
As doses do primeiro lote de CoronaVac no Ceará serão aplicadas conforme a Fase 1 do Plano Nacional de Vacinação. Serão vacinadas 109 mil pessoas no primeiro momento, assegurando que este mesmo grupo receba a aplicação da segunda dose do mesmo tipo de vacina, garantindo assim maior eficácia.

Importante ressaltar que o imunizante não deve ser aplicado em gestantes. No Estado, a prioridade será para profissionais de saúde da linha de frente de combate à Covid-19 de unidades públicas e privadas, que serão imunizados nos locais onde trabalham, e idosos institucionalizados (que residem em asilos). Todos os grupos da Fase 1 serão vacinados na medida que cheguem mais lotes nas próximas semanas.

DISTRIBUIÇÃO ÁGIL
A logística de vacinação no Estado já estava planejada pela Secretaria da Saúde do Ceará, que coordenou neste domingo, 17 de janeiro de 2021, reunião virtual para finalizar detalhes de distribuição após a aprovação do uso emergencial de duas vacinas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A reunião envolveu gestores de secretarias municipais e de órgãos estaduais que terão participação na operacionalização do envio das doses e dos insumos aos municípios.

“Nosso foco principal é imunizar o quanto antes os grupos prioritários, com segurança e organização, para que tenhamos uma nova fase na luta contra essa pandemia. Nosso foco principal neste momento é salvar vidas, por isso estamos priorizando as pessoas mais expostas ou mais vulneráveis ao vírus. Fizemos um trabalho de antecipação da logística para que pudéssemos agir rápido na distribuição da vacina e iremos repetir esse procedimento para que sejamos eficientes também nos próximos lotes”, explicou o secretário de Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

Ainda neste domingo, o governador Camilo Santana viajou para São Paulo com objetivo de acompanhar o envio das vacinas ao Ceará e para monitorar de perto a produção e envio de novos lotes de imunizantes para o Estado.

Nenhum comentário: