quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Com defesa bem encaixada, Ceará vence Fortaleza no Clássico-Rei pelo Brasileirão

E deu Ceará no Clássico-Rei. Em jogo válido pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro 2020, o Vozão se deu melhor contra o rival Fortaleza. Quem marcou o único gol da partida foi o Vina, na noite da última quarta-feira (2).

O confronto tinha muitos fatores envolvidos: além de ser mais um Clássico-Rei para a história, o Fortaleza queria vingar a derrota por 1 a 0 na semifinal da Copa do Nordeste. O time de Rogério Ceni também procurava manter a sequência de quatro jogos sem derrota.

Estratégia

Guto Ferreira manteve o 4-2-3-1 que venceu na rodada anterior. A zaga contou com Thiago Pagnussat e Luiz Otávio. Nas laterais, Samuel Xavier e Bruno Pacheco tiveram boas participações. William Oliveira e Charles formaram a dupla que mais ajudava na defesa, mas também ajudava na criação de jogadas.

Um pouco mais na frente, Leandro Carvalho e Fernando Sobral jogavam pelos lados e Vina jogava mais pelo meio. Cléber ficou mais como um centro-avante.

Rogério Ceni também não apresentou grandes mudanças de esquema do time que ganhou do RB Bragantino, mantendo o 4-2-3-1. Paulão e Quinteiro formaram a dupla de zaga, enquanto Gabriel Dias e Bruno Melo cuidaram das laterais. Felipe e o Juninho fizeram uma dupla de volantes que defendia sem a bola e começava a armação das jogadas.

Mais à frente, David Fonseca, Yuri César e Romarinho cuidavam da criação para as jogadas de ataque, onde Wellington Paulista tentavam em velocidade mais centralizado.

Sistema defensivo do Ceará bem encaixado
A primeira etapa do Clássico-Rei não trouxe números tão expressivos para nenhuma das equipes. Enquanto o Fortaleza tinha mais posse, mas pouco ritmo, o Ceará era muito compacto e não conseguia sair em velocidade.

Os números também ajudam a traduzir o primeiro tempo da partida. Apesar dos 68% de posse de bola, o time de Rogério Ceni conseguiu finalizar somente uma vez. Já o time de Guto Ferreira conseguiu finalizar quatro vezes, sendo que uma delas acertou o gol de Felipe Alves.

Apesar da posse de bola, o Ceará era melhor na partida e isso deu resultado ainda no primeiro tempo, aos 44. Charles apareceu como elemento surpresa e deu um passe difícil para Vina, que tocou por cima do goleiro e abriu o placar para os donos da casa.

O segundo tempo trouxe ainda mais posse de bola para o Fortaleza e o time também conseguiu finalizar mais, com quatro finalizações. Porém, nenhuma delas foi em direção ao gol de Fernando Prass. A lentidão ao circular a bola também dificultou o time para surpreender o adversário no ataque.

O que também dificultou bastante a finalização do tricolor foi a compactação defensiva do Ceará. Como o time já tinha feito o 1 a 0 no primeiro tempo, a prioridade do time virou o sistema defensivo. Mesmo assim, o Vozão ainda teve mais chances de ampliar o placar do primeiro tempo. Foram cinco finalizações, sendo três delas no alvo.

Próximos jogos

Com a vitória em casa, o Ceará fica na oitava posição do Campeonato Brasileiro com 10 pontos. O próximo compromisso do Vozão é em casa contra o Santos no sábado (05), às 21h.

Já o Fortaleza ocupa a 11ª colocação com oito pontos. O Tricolor de Aço volta a campo também no sábado (05), às 17h, quando visita o Flamengo.

Nenhum comentário: