domingo, 30 de agosto de 2020

Atividades extracurriculares e transporte escolar são liberados no Ceará

Aos poucos, a retomada de serviços presenciais voltados à Educação começa a ganhar espaço no processo de abertura das atividades econômicas e comportamentais no Ceará. Além do retorno do Ensino Infantil em unidades da rede particular, anunciado na sexta-feira (28) pelo Governo do Estado, também estão autorizadas as atividades extracurriculares presenciais – cursos de idiomas, música, informática, entre outros –, aulas práticas e estágios do Ensino Superior, e atividades de apoio à educação, que incluem transporte escolar, testes vocacionais e avaliações educacionais.

Os serviços constam no decreto estadual nº 33.730, publicado no sábado (29), e serão permitidos a partir do dia 1º de setembro na Capital e nos demais municípios da região de saúde de Fortaleza. O documento determina que as atividades devem ocorrer sem contato físico e com até 100% da capacidade, desde que sejam respeitados os protocolos geral e específicos.

As aulas presenciais nas instituições de ensino públicas, porém, continuam suspensas. De acordo com o governador Camilo Santana (PT), a retomada em escolas públicas e em outras séries de escolas privadas serão avaliadas ao longo das próximas semanas.

Para os setores da Educação que já tiveram suas atividades autorizadas, será preciso atenção aos protocolos de prevenção coronavírus. No que diz respeito espaço físico das escolas e cursos, determinou-se que alunos e professores mantenham uma distância mínima de 1,5 metro entre eles e as demais pessoas em todas as atividades presenciais.

Também será necessário adicionar barreiras físicas, como telas flexíveis de plástico, ou intercalar a utilização dos espaços, como as pias dos banheiros, quando as estruturas não permitirem o distanciamento mínimo de um metro e meio de distância.

Nenhum comentário: