segunda-feira, 27 de julho de 2020

Estudo descobre 21 remédios que bloqueiam a Covid-19

Nesta segunda-feira (27), um estudo publicado na revista científica "Nature" conseguiu identificar 21 remédios existentes, usados para tratamentos das mais diferentes doenças, que conseguem impedir a replicação da Covid-19 no corpo do paciente.

O grupo de pesquisa foi composto por cientistas de vários países e ainda detectou que quatro medicamentos funcionam melhor quando são usados com o antiviral remdesivir - que, segundo um estudo britânico, obteve bons resultados em testes clínicos e foi criado com o objetivo de combater o ebola.

Para isso, os cientistas fizeram diversos testes aprofundados e analisaram uma das maiores coleções mundias de remédios, com 12 moléculas, chamada de ReFrame.

Após a análise inicial, foram separados 100 componentes com atividades antivirais comprovadas em laboratório. Desses, 21 apresentaram eficácia no bloqueio da reprodução do vírus em doses com concentrações seguras nos pacientes.

"Esse estudo expande significativamente as possibilidades de opções terapêuticas, sobretudo, porque muitas das moléculas já têm os dados de segurança clínica no homem. Com a base da nossa análise, a clofazimina, hanfangchin A, apilimod e ONO 5334 representam as melhores opções a curto prazo", destacou Sumit Chanda, diretor do Programa de Imunidade e Patogênese da Sanford Burnham Prebys.

Os pesquisadores continuarão com os estudos e agora testarão essas 21 substâncias em modelos de pequenos animais e minipulmões, que foram desenvolvidos em laboratório e que imitam o tecido pulmonar real.

Nenhum comentário: