terça-feira, 28 de julho de 2020

Cientistas investigam se a vacina da BCG oferece proteção contra a Covid-19

A BCG, uma vacina obrigatória e gratuita no Brasil desde 1976, é a nova esperança de imunização contra o novo coronavírus. A vacina está sendo testada em 10 mil profissionais da saúde em diversos lugares do mundo. No Brasil, ela será reaplicada no mês que vem em 2 mil voluntários em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Além do Brasil, Austrália, Espanha e Reino Unido participam da pesquisa da Universidade de Melbourne, com apoio da Organização Mundial da Saúde.

Os pesquisadores australianos se basearam em estudos já existentes que mostram que a vacina BCG é eficiente contra outras infecções respiratórias virais. Agora, eles querem testar se há também algum tipo de proteção contra a Covid.

"Essa é a nossa hipótese, porque ela induz uma resposta celular bastante importante e a gente sabe que para Covid a gente precisa de uma resposta celular. Porque, tanto a tuberculose como a Covid, são organismos intracelulares, e qualquer vacina que induza bastante resposta imunocelular contra organismos intracelulares podem ser efetivos para Covid-19”, destacou o médico infectologista e pesquisador da Fiocruz, Júlio Croda

Os resultados finais podem demorar de seis meses a um ano.

Nenhum comentário: