TV Meu Xodó - A TV da nossa gente!

sexta-feira, 19 de junho de 2020

Um em cada nove infectados por Covid-19 no Ceará é trabalhador da Saúde

Cerca de uma em cada nove pessoas que testaram positivo, no Ceará, para a Covid-19 - a doença provocada pelo novo coronavírus - é profissional da Saúde. As informações estão disponíveis na plataforma digital IntegraSUS, gerenciada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), e correspondem à última atualização, realizada às 18h38 dessa quinta-feira (18).

A Pasta estadual já identificou 10.194 trabalhadores da área que foram ou estão contaminados pelo novo vírus. Desse total, quase metade é de profissionais da área da enfermagem. Pelo menos 4.498 técnicos, auxiliares ou enfermeiros foram diagnosticados com a virose. Em seguida, a categoria que mais aparece é a de médicos que, segundo a Sesa, já soma 1.164 registros confirmados em todo o Estado.

Agentes comunitários de saúde tiveram confirmação de 677 pessoas de seus quadros contaminadas, recepcionistas de unidades de saúde (419) e agentes de combate a endemias (281) também tiveram altos índices. Do total de infectados, quase 93% já são considerados recuperados pelas autoridades sanitárias, ou seja, já podem voltar às atividades e, inclusive, apresentam anticorpos contra a Covid-19.

Mais da metade dos profissionais da Saúde que contraíram a doença eram residentes de Fortaleza. Ao todo, 5.812 trabalhadores com atuação no epicentro cearense da pandemia foram confirmados com a enfermidade. Em seguida, aparecem os municípios de Sobral, com 495 registros, e Caucaia, com 473.

Nenhum comentário: