terça-feira, 2 de junho de 2020

'Minha indicação foi técnica', afirma novo presidente do BNB

O novo presidente do Banco do Nordeste, Alexandre Cabral, afirmou que sua indicação para o cargo "foi técnica", resultado da "experiência exitosa quando esteve na Casa da Moeda" e não tem relação com a aproximação dele com representantes do grupo político conhecido como Centrão.

"O Alexandre Cabral foi indicado para a Casa da Moeda pelo Roberto Jefferson, foi indicado para o Banco do Nordeste pelo Valdemar da Costa Neto, do PL. Eu gostaria de declarar que eu não conheço esses dois cidadãos, não tenho telefone, não mantive contato. Isso absolutamente não é verdadeiro. A minha indicação, foi uma indicação técnica", afirmou no discurso de posse, que aconteceu na manhã esta terça-feira (2), na sede do BNB, em Fortaleza.

A informação de que o Banco estaria sendo usado como moeda de troca entre o presidente Jair Bolsonaro e os representantes do Centrão a partir de uma aproximação política entre as partes, surgiu no fim de semana, quando o nome de Cabral foi mencionado.

"Alguém saiu emitindo sistematicamente isso e parece aquela história de que se você falar muitas vezes a mesma história acaba sendo verdade. Não é verdade. A nossa indicação aqui foi meramente técnica, pra fazer uma gestão técnica, para obter resultados e trazer o desenvolvimento sustentável para a Região Nordeste", reforçou.

Currículo

Segundo o perfil profissional divulgado pelo BNB, Alexandre Cabral tem 34 anos de experiência na ala financeira e é funcionário de carreira do BNB. Ele também presidiu a Casa da Moeda do Brasil (2016-2019) e coordenou a Área de Atração de Investimentos do Governo do Estado do Ceará (2004-2007). Recentemente, atuava como executivo no Escritório de Promoção e Atração de Investimentos e Relacionamento Institucional do Banco do Nordeste, no Rio de Janeiro.

Alexandre Cabral é administrador, formado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) com MBA pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, curso de Avaliação Financeira e Economia de Projetos Industriais, pela Universidad de Los Andes, na Colômbia, e especialização nas áreas de Crédito Rural, Crédito Industrial e Crédito à infraestrutura, pelo Banco do Nordeste.

Nenhum comentário: