sexta-feira, 5 de junho de 2020

Incertezas com pandemia freiam financiamento imobiliário no Ceará

Adquirir a casa própria foi um dos muitos planos de cearenses interrompidos pela pandemia do novo coronavírus. Em abril, primeiro mês completo após o início das medidas de isolamento social no Estado, o número de imóveis financiados e o volume de empréstimos no Ceará caíram, respectivamente, 9,22% e 18,78% frente a igual mês de 2019, segundo balanço apresentado ontem (4) pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

Foram 325 unidades financiadas no Estado em abril, 33 a menos que em igual mês do ano passado. E o volume de crédito disponibilizado no mesmo período despencou de R$ 93,8 milhões para R$ 76,1 milhões. Esse resultado veio após o mercado começar a reagir positivamente em fevereiro e março – mas, no acumulado do ano, o balanço ainda é negativo.

Entre janeiro e abril, o número de imóveis financiados no Estado caiu 1,65% ante o primeiro quadrimestre do ano passado, passando de 1.454 unidades habitacionais financiadas para 1.430. Já o valor financiado no mesmo período apresentou redução ainda mais acentuada, de 6,5%, indicando possível queda nos preços de venda.

Nenhum comentário: