sexta-feira, 15 de maio de 2020

Pesquisadores são detidos em Iguatu e órgãos de segurança falam sobre o assunto

Na tarde desta quinta-feira (14), os órgãos de fiscalização de Iguatu receberam informações dando conta de que alguns indivíduos estariam indo em residências em vários bairros da cidade e realizando pesquisas e exames (testes rápidos) do COVID-19 (Coronavírus) em várias pessoas. A população achou estranho tal situação, pois tais indivíduos não estavam apresentando nenhuma identificação funcional e comunicaram o fato às polícias civil e militar.

Foram realizadas diligências e ao todo 16 (dezesseis) pessoas foram conduzidas até a Delegacia de Polícia para prestarem esclarecimentos. Perante a Autoridade Policial plantonista, os indivíduos alegaram que eram oriundos de Fortaleza e trabalhavam para uma empresa chamada Pesquisas Nordeste LTDA, que por sua vez era terceirizada pra Empresa IBOPE, o qual teria uma parceria com o Ministério da Saúde para realizar pesquisas e exames em várias cidades do país.

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde, da Vigilância Sanitária e do Demutran de Iguatu também participaram da ação e narraram que a Prefeitura e demais Órgãos Municipais não foram comunicados oficialmente sobre tais exames. Ao final do procedimento, todos os 16 (dezesseis) indivíduos foram autuados pelas infrações penais de exercício ilegal da profissão e por estarem expondo a risco a vida e a saúde de vários iguatuenses. Todos os infratores foram conduzidos de volta para o seus locais de origem e todo o material foi apreendido pela Vigilância Sanitária a fim de serem descartados.

Iguatu.net

Nenhum comentário: