quarta-feira, 22 de abril de 2020

Meta do CE é chegar a mais de 500 novos leitos de UTI com contratação de profissionais e equipamento

O governador do Ceará, Camilo Santana, afirmou na noite desta terça-feira (21) que pretende criar mais de 500 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com o objetivo de ofertar atendimento para população na luta contra a covid-19.

Além disso, o Governo do Ceará ampliou os leitos de UTI exclusivos para atendimento de pacientes com covid-19 em 306 unidades no período de um mês. Na média, foram mais de 10 estruturas entregues por dia, reforçando o atendimento na Capital e interior. São 182 UTIs em Fortaleza e 124 a mais nas demais cidades cearenses.

Santana também disse que a Capital deverá ter nesta quarta-feira (22) 75% de ocupação dos leitos de UTI. "Já estamos trabalhando para implantar mais 16 leitos amanhã (quarta) na Capital e mais 14 no interior".

O governador reforçou que a busca por mitigar os efeitos do novo coronavírus e resguardar a saúde da população é uma conjunção que se dá aliando medidas efetivas e trabalho dos profissionais de saúde.

“Diante da gravidade e complexidade dessa pandemia, temos buscado agir de forma rápida, disponibilizando os recursos necessários para a ampliação de nossa rede de saúde pública. Mais de 300 novos leitos de UTI em um mês representam um resultado muito significativo. Destaco o trabalho obstinado de nossos profissionais, que têm se dedicado dia e noite para melhorar o sistema de atendimento. O desafio é grande, mas iremos enfrentar e vencer”, completou.

Santana também comentou que conversou com representantes do governo chinês para garantir que a compra de respiradores chegue no Ceará.

"Eu tive reunião com o embaixador e cônsul da China para ampliar a rede de atendimento de saúde pública para enfrentamento da covid-19. Essa conversa que eu tive é para que a gente possa trazer a remessa de respiradores comprados pelo governo estadual que vai permitir expandir ainda mais as UTIs no Estado. O Ceará comprou 700 respiradores da China, já pagamos e temos um contrato assinado", reforçou Santana.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário: