quinta-feira, 23 de abril de 2020

Cloroquina poderá ser usada em pacientes com sintomas leves a partir da confirmação do diagnósticos de covid-19

O Conselho Federal de Medicina ( CFM ) autorizou que a cloroquina e a hidroxicloroquina poderão ser usadas em pacientes com sintomas leves a partir da confirmação do diagnósticos de covid-19 . O parecer foi apresentado nesta quinta-feira ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com a ressalva de que não há estudos científicos que comprovem a eficácia dessas drogas. De acordo com o documento, isso faz com que não haja embasamento para que o medicamento seja recomendado pelo conselho, porém os médicos poderão optar por seu uso sem que haja sanção por "infração ética".

Num texto de sete páginas, o CFM conclui que as drogas poderão ser usadas em três estágios da doença: em pacientes com sintomas leves desde que outras viroses tenham sido descartada e que haja confirmação de infecção pelo coronavírus; em pacientes com sintomas mais significativos ainda que não tenham sido internados e que não precisem de cuidados intensivos; e, por último, em pessoas cujo quadro seja grave.

Neste último quadro, no entanto, o CFM destaca que " é difícil imaginar que em pacientes com lesão pulmonar grave estabelecida, e na maioria das vezes com resposta inflamatória sistêmica e outras insuficiências orgânicas, a hidroxicloroquina ou a cloroquina possam ter um efeito clinicamente importante".

Nenhum comentário: