sexta-feira, 10 de abril de 2020

Auxílio emergencial: 36% dos MEIs receberão o benefício

Contrariando o que foi divulgado por um vereador e replicado por um tal blogueiro de Acopiara, apenas 36% dos MEI vão receber o auxílio do governo. Isso por que quem tem renda acima de 3.135,00 não se enquadra, ou seja, se tivéssemos aprovado o "famigerado" projeto do MEI, que o prefeito mandou para a Câmara, esses empreendedores além de pagar mais impostos teriam sua renda oficializada e não se enquadrariam. Como estão na informalidade eles podem receber.

Ivo Bezerra
vereador

Leiam a matéria e tirem suas conclusões:

O pagamento no valor de 600 reais referente ao auxílio emergencial, oferecido pelo governo como forma de diminuir os impactos econômicos do coronavírus, deve beneficiar 3,6 milhões de microempreendedores individuais em todo o país.

Dados divulgados pelo Sebrae, apontam que cerca de 36% dos MEIs se enquadram nos critérios para receber o valor do governo, que é ter uma renda familiar até três salários mínimos (R$ 3.135) ou meio salário mínimo por pessoa (R$ 522,50). Atualmente, o número total de MEI no país é de 9,9 milhões.

Quanto aos trabalhadores informais, um estudo do Sebrae sobre esse perfil de empreendedores, baseado na PNAD, mostra que 76% ganham até 3 salários mínimos. Logo, esse mesmo percentual conseguiria o acesso ao benefício. Considerando o universo de cerca de 20 milhões de informais existentes no país, a estimativa é que cerca de 15 milhões poderão ser beneficiados pela medida.

Nenhum comentário: