sexta-feira, 20 de março de 2020

Primeiro paciente confirmado com coronavírus no Brasil está curado

O primeiro caso confirmado do novo coronavírus no Brasil, um homem de 61 anos morador de São Paulo, está totalmente livre da doença. A informação repassada pelo secretário de Saúde do Estado, Luiz Henrique German, durante uma reunião com o governador João Dória, de acordo com a Rádio Bandeirantes.

Após 12 dias no país europeu, o homem procurou o hospital Albert Einstein, na capital paulista, no fim de fevereiro, ao apresentar os sintomas da doença – tosse seca, febre, dor de garganta e coriza. A presença do Sars-CoV-2 foi detectada ainda no hospital e a contraprova foi realizada pelo Instituto Adolfo Lutz, que confirmou o diagnóstico.

É importante não confundir esse caso com o de outro paciente, de 60 anos, do Rio Grande do Sul, que foi o primeiro registro de cura no Brasil do novo coronavírus. O homem também apresentou os sintomas no dia 29 de fevereiro, após retornar de uma viagem à Itália, mas foi diagnosticado apenas 10 dias depois.

Assim como no caso de São Paulo, este paciente não apresenta mais sintomas de Covid-19, segundo a secretaria municipal de Saúde de Campo Bom (cidade onde o paciente vive), e já retornou às suas atividades. Embora não tenham apresentado nenhum sintoma, os familiares do paciente seguem sendo acompanhados pelos agentes de saúde do município.

Nenhum comentário: