segunda-feira, 16 de março de 2020

Primeira reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus acontece hoje (16)

Agora com três casos confirmados do Covid-19 no Ceará , sendo dois homens e uma mulher infectados, a primeira reunião Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus acontecerá nesta segunda-feira (16), às 14h, para discutir o assunto. O encontro será conduzido no Palácio Iracema.

Antes do início da reunião, o registro em imagens será permitido para a imprensa, mas o diálogo vai acontecer a portas fechadas. Mais tarde, ao fim da reunião, o secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins, o doutor Cabeto, deve se pronunciar acerca dos casos confirmados.

O comitê foi instituído no último dia 13, conforme publicação do Diário Oficial daquele dia. Fazem parte do grupo, além da Secretaria da Saúde, a Casa Civil; a Secretaria da Educação; a Segurança Pública e Defesa Social; a Secretaria da Administração Penitenciária; e a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos.

Também serão convidados para participar das reuniões representantes dos seguintes órgãos:

Assembleia Legislativa do Ceará;

Tribunal de Justiça do Estado do Ceará;

Ministério Público Estadual;

Justiça Federal no Ceará;

Ministério Público Federal;

Prefeitura Municipal de Fortaleza;

Tribunal Regional do Trabalho;

Ministério Público do Trabalho;

Tribunal de Contas do Estado;

Defensoria Pública do Estado;

Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE);

Universidade Federal do Ceará (UFC);

Universidade Estadual do Ceará (Uece);

Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa;

Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece);

Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC);

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio);

Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL;

Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT).

No último domingo (15), o governador Camilo Santana se reuniu om o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Washington Araújo, com o procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, e com o prefeito Roberto Cláudio para avaliar as ações de prevenção e combate ao coronavírus no Ceará. O gestor realizou, no mesmo dia, um encontro com um grupo de médicos epidemiologistas para debater as ações realizadas em todo o Estado.

ISOLAMENTO
Os três pacientes que testaram positivo para o Covid-19 viajaram e retornaram recentemente do exterior. Em nota, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) informa que "dois estão internados em um hospital particular na capital e outro, em isolamento domiciliar". O quadro clínico dos pacientes, neste momento, não é grave.

Com a confirmação dos casos, o número de suspeitas no Ceará cai de 87 para 84. Os dados são do boletim mais recente da Sesa, divulgado ontem (15). Ao todo, foram 173 notificações e 86 casos descartados.

Os pacientes em investigação estão distribuídos entre 16 municípios: Aquiraz, Caucaia, Camocim, Crato, Eusébio, Fortaleza, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Massapê, Quixadá, Quixeramobim, Sobral, Tamboril e Tauá.

Nenhum comentário: