TV Meu Xodó - A TV da nossa gente!

quinta-feira, 26 de março de 2020

Previsão indica chuvas concentradas no Centro-Sul do Ceará; desde a quarta, 73 cidades registraram precipitações

A previsão do tempo para esta quinta-feira, 26, aponta chuvas concentradas no Centro-Sul do Ceará, conforme indica a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Para os próximos dias, as áreas mais ao Norte do Estado deverão apresentar quantidade menor de chuva, tanto em acumulados totais quanto ao percentual de áreas com registros.

Segundo a Fundação, o cenário atual se dá principalmente pela presença de uma frente fria localizada sobre o oceano na altura do estado da Bahia, à leste do Nordeste. Além disso, apesar de haver pouca atividade convectiva, que se refere à formação de nuvens mais favoráveis para chuva, onde está localizada a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), esse sistema indutor também poderá colaborar com formação de chuvas no Centro-Sul.

No momento, a ZCIT encontra-se abaixo da linha do Equador, e poderá influenciar também nas condições de chuva para o Cariri, Sertão Central e Inhamuns, e ainda nas regiões da Ibiapaba e Maciço de Baturité. Para esta quinta-feira, a previsão da Funceme indica nebulosidade variável com chuva isolada; e à tarde e à noite, céu variando entre parcialmente nublado e claro.

Acumulados de Chuva
Entre as 7 horas da quarta-feira até o mesmo horário desta quinta, 26, houve chuva em pelo menos 73 cidades cearenses. Nesse período de 24 horas, os maiores acumulados de chuva foram em Juazeiro do Norte (posto Juazeiro do Norte) e Bela Cruz (posto Prata), que registraram respectivamente 133.0 mm e 100.0 mm.

Dez maiores acumulados até as 8 horas:

Juazeiro Do Norte (posto Juazeiro do Norte): 133.0 mm

Bela Cruz (posto Prata): 100.0 mm

Boa Viagem (posto Boa Viagem): 75.0 mm

Meruoca (posto Meruoca): 67.0 mm

Croatá (posto Croata): 60.0 mm

Piquet Carneiro (posto Açude São José Ii): 55.0 mm

Barbalha (posto Barbalha): 55.0 mm

Jati (posto Sitio Macapa): 48.4 mm

Crato (posto Crato): 48.2 mm

Quixadá (posto Tapuiara): 48.0 mm

Nenhum comentário: