terça-feira, 17 de março de 2020

Padre cearense que vive na Itália passa a transmitir missas pela internet

Em 12 anos como morador de Roma, na Itália, o padre cearense Edie Bethlem Suassuna Lemos, 40 anos, vivencia um mês de março atípico. Ele explica que o país se encontra no início da primavera, um dos períodos de maior atividade para a capital. A realidade nas ruas em meio à pandemia do coronavírus, porém, é de silêncio e um vazio demográfico.

Natural de Fortaleza, o padre é membro da Comunidade Católica Shalom e responsável pela Comunidade em Roma. "A gente tá aqui vivendo um tempo de quarentena bem intenso pra tentar conter a proliferação do vírus, e as medidas do governo têm sido bem rigorosas. A igreja tem tentado colaborar o máximo com isso", revela.

A fim de alcançar os fiéis em quarentena, a congregação passou a transmitir a missa de celebração eucarística por streaming online, pelo Facebook e YouTube, onde a população pode participar, comentar e mandar seus pedidos de oração, com o objetivo de “enfrentar esse tempo de grande solidão”.

"A igreja tem dado uma resposta muito criativa, não somente na parte dos bispos e padres, mas muitos leigos têm tomado iniciativa de fazer grupos de oração online, terços e novenas, e combinarem até de fazer refeição juntos, transmitindo online em grupo, por Skype", detalha.

Nenhum comentário: