quarta-feira, 18 de março de 2020

Ceará declara estado de emergência em quatro cidades devido a impactos das chuvas

O Governo do Estado deve declarar estado de emergência nas cidades de Quiterianópolis, Crateús, Tauá e Novo Oriente, todas na mesma região, devido aos impactos causados pelas fortes chuvas dos últimos dias. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana, em transmissão ao vivo realizada nesta terça-feira (17).

Segundo Camilo, equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Superintendência de Obras Públicas (SOP) foram enviadas aos municípios para avaliar os danos. O decreto estadual de emergência foi emitido ainda nesta terça.

Nesta segunda-feira (16), a prefeitura de Quiterianópolis já havia decretado estado de calamidade pública pela iminência do rompimento de outros reservatórios. A situação implica no reconhecimento, pelo poder público, de uma situação anormal, provocada por desastres que causaram sérios danos à comunidade afetada. Quando o município decreta esta situação, fica registrado que ele não possui recursos suficientes para responder positivamente aos desastres. Já no âmbito estadual, o reconhecimento de calamidade só se dá para mais de um município e conta com recursos da União.

Nenhum comentário: