TV Meu Xodó - A TV da nossa gente!

segunda-feira, 30 de março de 2020

Açudes têm recarga significativa no Centro-Sul cearense

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) registra significativa recarga no Açude Ubaldinho que acumula volume de 68% de sua capacidade total. Em igual período do ano passado, o açude registrava 24,88, e a última sangria aconteceu em 27 de março de 2012.

O açude Ubaldinho tem capacidade para acumular 31,80 milhões de metros cúbicos de água, estando atualmente com 21,45 hm³. O secretário de Meio Ambiente do Município, Elleson Barbosa, destaca que novas ações educativas estão em andamento para que “o bem mais precioso da natureza” seja utilizado da forma mais racional possível. “É preciso conscientizar cada vez mais as medidas diárias para o uso consciente de água”.

Açude Rosário é um dos 33 que estão transbordando no Ceará
Outros reservatórios

O Açude Trussu, estratégico para o abastecimento da cidade de Iguatu e de Acopiara, subiu de 1,35% desde o último dia 13 passado para 14,61%. A expectativa é que o reservatório chegue aos 15% de seu volume até o fim deste mês. O Orós, segundo maior reservatório do Ceará, acumula 15,31%. Entre 13 de março e hoje (29), o reservatório subiu 7,39 metros.

O açude Rosário que abastece Lavras da Mangabeira está com 100% de seu volume. O Muquém em Cariús (59,5%) e Olho D’água em Várzea Alegre (42%). Todos esses açudes dão garantia de abastecimento de água até o início da quadra chuvosa de 2022, segundo análise da Cogerh.

Diário Centro Sul

Nenhum comentário: