segunda-feira, 2 de março de 2020

82 municípios cearenses não possuem agências bancárias

A população de 82 dos 184 municípios cearenses não conta com qualquer agência bancária, segundo aponta o relatório de janeiro do Banco Central, o mais recente divulgado. Levando em conta dados populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, a situação obriga mais de 1,17 milhão de pessoas a viajar até municípios vizinhos para ter atendimento presencial em uma agência.

Ao todo, o Estado possui 473 agências bancárias de 24 instituições financeiras diferentes. Desse total, cerca de 40% se concentra na Capital, onde há 189 unidades. Incluindo os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), a área concentra 51% do total, com 246 agências.

Conforme levantamento do núcleo de dados do Sistema Verdes Mares (SVM), que considera a população dos municípios de 2019 monitorada pelo IBGE, o Ceará possui cinco agências bancárias para cada 100 mil habitantes.

A relação cresce olhando apenas para Fortaleza, onde há sete agências para cada 100 mil pessoas. Já no restante do Estado, são apenas quatro unidades para cada 100 mil habitantes.

Nenhum comentário: