sábado, 1 de fevereiro de 2020

Mombaça é o segundo município do Ceará que mais reduziu a mortalidade infantil no ano de 2019

Mombaça foi o segundo município que mais reduziu a mortalidade infantil no Ceará no ano de 2019, de acordo com o IntegraSUS, uma plataforma que integra sistemas de monitoramento e gerenciamento epidemiológico, hospitalar, ambulatorial, administrativo, financeiro e de planejamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e dos 184 municípios do Ceará, divulgada na manhã de ontem 31/01/2020, pelo Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará. 

A Taxa de Mortalidade Infantil (TMI), de 18,8% no ano de 2018, diminuiu para 2,19% no ano de 2019. Isso significa redução de 16,61% nos óbitos por nascimentos. Com esses números, Mombaça avançou para a segunda maior redução no Ceará.

A redução da desnutrição, o aumento do aleitamento materno, as campanhas de imunização, a expansão das Equipes de Saúde da Família (ESF), estão entre os fatores que promoveram a redução da mortalidade infantil. Atualmente o município de Mombaça, conta com 12 Unidades Básicas de Saúde da Família e 14 equipes de Saúde da Família, com melhores condições de acolhimento e atendimento às gestantes. 

O município também investe constantemente para oferecer aos profissionais melhores condições de trabalho e acesso a todas as gestantes e todas as famílias, mesmo aquelas em locais mais distantes e de difícil acesso.

Os dados são da Secretaria da Saúde do Município. De acordo com a titular da pasta, Dra. Norma Marques, as ações de acompanhamento das gestantes, pré-natal e dos recém-nascidos por equipes do Programa Saúde da Família contribuem para a redução dos casos em menores de um ano.

"O esforço das nossas equipes é nesse sentido, ampliar a assistência às gestantes e orientar as mães durante o primeiro ano de vida dos bebês", frisou Norma Marques.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mombaça 

Nenhum comentário: