quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Estudante de escola pública, nadador com paralisia cerebral é aprovado na UFC

O cearense Gabriel Victor, de 18 anos, estudante de escola pública e nadador com paralisia cerebral, foi aprovado no curso de curso de filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele é morador do bairro Bom Jardim, na periferia de Fortaleza, e para garantir o acesso, Gabriel venceu limitações e teve que conciliar as tarefas de atleta escolar com a de pré-vestibulando.

Estudante da rede pública estadual, na Escola de Ensino Médio (EEM) Santo Amaro, a rotina do jovem começava às 5h30, todos os dias.

“Eu costumava estudar pela manhã, treinava à tarde, dormia cinco a seis horas e depois acordava para estudar”, relembrou. Em 2019, no período próximo ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Gabriel começou a frequentar um curso preparatório extra-hora aula. “O tempo que eu tinha para descansar, eu troquei para poder estudar”, completou.

Gabriel, que é nadador da Associação D'eficiência Superando Limites (Adesul), afirma sempre ter tido interesse na área da Filosofia, tendo Sócrates, Platão e Nietzsche como autores favoritos. Mas, conta ele, os amigos que fez no colégio e cursinho, também tiveram influência nessa escolha.

“Foi uma área que sempre me interessou logo de cara, uma questão de afinidade, eu decidi escolher isso para a minha vida”, pontua.

“Eu espero fazer muitos amigos, conhecer gente nova e, principalmente, agregar mais conhecimento para mim, para que eu possa me desenvolver profissionalmente e mentalmente”, falou sobre sua expectativa quanto a universidade, com sorriso largo no rosto.

Nenhum comentário: