segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Engenheiro da Defesa Civil do Ceará afirma que estado de barragem em Ubajara não é preocupante

Desde o rompimento parcial de uma parede auxiliar do açude Granjeiro, no município de Ubajara, interior do Ceará, a comunidade das proximidades convive com a preocupação sobre o nível da água do rio, que se elevou após o rompimento e atingiu algumas localidades da região. O arrombamento aconteceu no último sábado (1º). Nenhuma casa da comunidade foi atingida pelas águas.

Wilton Maranhão, técnico da Defesa Civil Estadual, garante que não há motivo para preocupação. “A água do Rio Jaburu vai pegar o seu curso normal. Ela vai entrar em algumas regiões porque é o leito natural do rio. Os riscos existentes são como toda obra desse porte, mas isso está sendo acompanhado pelo município", afirma.

Alguns moradores perderam materiais de trabalho devido ao aumento do nível do rio. Motores utilizados para bombear água foram afetados pela enchente, segundo a aposentada Helena Maria de Sousa, 76. “Pegou naqueles que estavam na beira de rio. Quando amanheceu o dia a água já tinha invadido [a área] e os agricultores tiveram prejuízo.”

Nenhum comentário: